Destinos de férias de turismo sustentável em Portugal

Já pensaste como conciliar viagens enriquecedoras com o cuidado do planeta? Afinal de contas, viagens para lugares muito distantes, especialmente devido aos transportes, podem ser poluentes devido às emissões de gases de efeito estufa…. a solução é o turismo sustentável. A boa notícia, é que como vives em Portugal, um país com uma oferta impressionante de espaços naturais protegidos, é muito fácil! Mostramos-te algumas das que consideramos melhores alternativas.

Destinos de férias de turismo sustentável em Portugal

1 Junho 2023

Algarve

A região do Algarve, localizada no sudoeste da Península Ibérica, é um dos mais populares destinos de férias de Portugal. E por boas razões. Lá encontrarás, desde pequenas enseadas abraçadas por rochedos de tonalidades várias a vastas praias emolduradas por pinheiros. São lugares mágicos.

Mas, poderás também desfrutar da serra do Algarve, caracterizada pelas suas muitas tonalidades de verdes, amendoeiras, figueiras, laranjeiras e um arco-íris feito de flores. Ah, e não te esqueças de visitar as vilas de Monchique ou de Alcoutim, junto ao Rio Guadiana, um local perfeito para praticar caminhadas e desportos aquáticos como canoagem. Sem dúvida, um destino de férias em Portugal puro, natural e marcadamente ecológico.

speech marks left

Os seus habitantes continuam imersos em costumes e tradições com décadas e até séculos de antiguidade.

speech marks right

Alto Minho

Exatamente a mesma coisa acontece com a região do Alto Minho, situada no noroeste do país e afastada da contaminação da cidade e dos planos menos sustentáveis que costumam caracterizar um turismo mais urbano.

A oferta da zona inclui os entornos naturais da Serra de Soajo e do Parque Nacional Peneda-Gerês, os trechos ribeirinhos do rio Minho e, em menor medida, do rio Lima e a uma grande quantidade de igrejas e outros edifícios históricos que contém.

Quanto a povoados, tens Monção, Castro Laboreiro, Viana do Castelo, Ponte da Barca ou Melgaço, onde podes banhar-te em águas termais. Este é um destino para descobrir com calma. O impacto ecológico será mínimo.

Aldeias de Xisto

No centro de Portugal, entre as cidades de Castelo Branco e Coimbra, encontram-se as chamadas Aldeias de Xisto. São 27 diferentes, mas todas elas mantêm a mesma essência.

Uma paisagem cultural única no Centro de Portugal. Montanhas a perder de vista, água a brotar da terra em inúmeros rios e ribeiras, e um dos céus mais estrelados do mundo. Aqui reina a natureza, sobressai a diversidade das aldeias e impera o cunho humano das suas gentes.

Desde  Sarzeda até Casal de São Simão e passando por Martim Branco, estas aldeias vão fazer-te viajar no tempo e abrandar o ritmo frenético que tens no teu dia a dia citadino.

Uma oportunidade única para viver o turismo sustentável mais rural.

Alentejo

No centro-sul de Portugal, encontra-se a região do Alentejo, muito diversa em termos de cenários.

Uma das suas principais atrações, principalmente para os amantes da natureza, é o lago Alqueva, o maior reservatório de água da Europa Ocidental, situado num cenário único.

No entanto, tem muiiiiito mais para oferecer aos visitantes, como uma visita à fortaleza natural de Marvão, à bela vila de Serpa ou ao desfiladeiro do rio Mira, só para citar alguns pontos de interesse.

Além disso, estarás numa região muito rural, marcada pelo comércio artesanal e pela proximidade das suas gentes. Para o vivenciar verdadeiramente de forma sustentável, compra em lojas locais e desfruta dos restaurantes de proximidade com alimentos da região.

WiZink ajuda-te a chegar onde queres

Fazer turismo sustentável é a melhor maneira de experimentar o mundo sem o comprometr. E em Portugal há muito o que ver.

A questão é: não achas que seria ótimo ter um Cartão de Crédito com o qual pudesses enfrentar todas as despesas das tuas viagens com o crédito disponível e devolvê-lo posteriormente com tranquilidade?

Sim? Sabe mais e pede o teu, processo 100% digital.

Conhece todas as características. Explora os seguros associados. Confere formas de utilização e modalidades de pagamento, para ajustares o seu uso aos teus planos e ao teu orçamento, por exemplo ao repartir pagamentos em prestações. Cartões WiZink, sempre à tua medida.

Aproveita bem … cá dentro! E confere aqui outras dicas, que também podem ser úteis e do teu agrado. Por exemplo: umas férias em autocaravana?