Interrail Europa: guia

Ao contrário do que se pode pensar, o Interrail não é uma viagem desenhada exclusivamente para jovens. Na realidade, é um modo diferente de visitar o velho continente: mais freestyle, mais contemplativo, mais comprometido com cada uma das suas belas paisagens. Uma aventura para os amantes dos comboios. Para quem não quer perder nada. Não importa a idade, o que importa é o espírito. E planear tudo muito bem, incluindo os gastos do cartão de crédito . Por isso, vamos contar-te tudo o que precisas saber.

Interrail Europa: o guia completo

6 Setembro 2022

O que é o Interail?

O Interrail não é um pacote turístico. É um passe. Mas é um passe maravilhoso: permite-te viajar nos comboios e ferries de 33 países da Europa. Apenas tens de usar o teu smartphone, abrir a App Rail Planner e mostrar o teu passe aos funcionários ferroviários ou do barco. Muito simples. Em França, Dinamarca, Alemanha… Estejas onde estiveres. Mas atenção, em ocasiões pontuais é necessário adquirir uma reserva adicional do assento. Podes comprovar aqui e podes reservar através da App.

Modalidades

Passe Interrail Global

Existem duas modalidades principais do passe Interrail. O primeiro é o mais popular: o Passe Interrail Global, com o qual tens a liberdade de percorrer toda a Europa. Se tens menos de 28 anos, viajar 7 dias, num período máximo de um mês, custa 251 euros.

Tens outras opções, como viajar 4 dias, num mês, por 185 euros, viajar 15 dias, num período máximo de dois meses, por 370 euros ou ter um mês inteiro para viver sem limites, por 503 euros. Neste link podes ver mais modalidades. Os preços sobem entre 60 e 160 euros, para maiores de 28 anos.

Interrail One Country Pass

A segunda modalidade principal do Interrail é este passe que te permite viajar em comboios, de um determinado país, durante um mês. Podes escolher três dias de viagem, quatro, cinco, seis, sete e oito, caso queiras ver muitos sítios diferentes. Os países que se visitam mais com o Interrail One Country Pass são Itália, Suiça, a região de Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo), França e Noruega, mas tens mais alternativas. Aqui podes escolher o país e a modalidade que te convém, indicando a tua idade, para descobrires os preços.

Inclui alojamento?

Negativo. O passe Interrail inclui apenas a possibilidade de viajar nos destinos indicados, durante os dias indicados. Do resto, tens que te encarregar tu. E é aqui precisamente onde podes personalizar a aventura. Queres umas férias muito boémias, de mochila ao ombro e partilhar quarto com outros viajantes? Perfeito. Ou preferes reservar hotéis que te garantam um determinado nível de conforto? Perfeito também.

Quais as melhores rotas

Entra no Google Imagens, introduz “mapa Europa” e clica em qualquer das propostas. Vês todos esses países? Vês essa imensa e rica variedade de possibilidades? Pois, tu podes estar aí. Podes escolher os sítios que mais gostas e criar uma rota personalizada. Mas atenção às grandes distâncias. Não queres passar meio Interrail nos comboios. Neste sentido, o nosso conselho é que consideres uma rota “concentrada”. Europa Ocidental. Sul da Europa. Norte da Europa. Europa Central. Desta forma, podes aprofundar mais a rota escolhida.

Conselhos para aproveitar ao máximo

Cuidado com os horários

Em determinadas alturas precisarás, de certeza, de deslocar-te em dois ou mais comboios para chegar de um ponto ao outro. A nossa recomendação? Quando reservas os comboios, deves fazêlo de modo a que exista tempo suficiente entre eles, para que um eventual atraso não estrague os teus planos. Tem em mente que os incidentes e as avarias ocorrem com bastante frequência, principalmente em alguns países com infraestruturas ferroviárias menos modernas.

O que tens de levar

Podes levar uma mochila leve, uma mochila bem cheia ou até uma mala grande, se vais optar por um Interrail menos hippie. Mas estas coisas são essenciais, não te esqueças de as colocar na lista:

  1. um adaptador universal para carregares os teus dispositivos eletrónicos;
  2. tampões para os ouvidos, para não sofreres nos comboios mais ruidosos;
  3. spray anti mosquitos;
  4. analgésicos;
  5. roupa e calçado confortável;
  6. casaco para a chuva;
  7. fato de banho;
  8. chinelos.
Guarda cópias dos teus documentos

Vais estar a viajar por muitas cidades. Pousar as malas. Pegar nas malas. Uma e outra vez. E, às vezes, podes perder a documentação. Protege-te: envia para o teu email uma cópia dos bilhetes de Interrail, dos bilhetes de avião (caso os tenhas) e do teu passaporte/cartão de cidadão. Anota também, em papel, o número de assistência do teu banco e do teu seguro de viagem.

Cuidado com os souvenirs

Algumas lembranças têm o seu encanto. Temos de reconhecer. Mas cuidado com passares o tempo a comprares souvenires e souvenirs, em cada cidade e aldeia que visitas. A mochila ou a mala vão começar a pesar cada vez mais e mais. Caso gostes demasiado e não consigas evitá-lo, recomendamos que escolhas pequeninas lembranças que não adicionem carga às tuas costas. É uma aventura para te sentires leve e livre.

Gere bem as expectativas

Se fazes uma viagem destas sozinho não há problema. Sempre estarás de acordo contigo. Mas é muito diferente se viajas com outras pessoas. Não importa se é o teu namorado/a, irmão ou grupo de amigos. Sentem-se e falem acerca das expectativas da viagem. Como querem que seja? O que querem ver e o que não querem visitar de todo? Que critérios vão ter em conta, quando confrontados com determinadas tomadas de decisões? O objetivo desta conversa é criar um bom clima entre todos e tornar a viagem inesquecível.

Financiamento

Quantas vezes sonhaste com isto? Quantas vezes quiseste percorrer todo o continente? Quantas vezes quiseste explorar toda a Alemanha? Quantas vezes quiseste conhecer a peculiar Europa Central? O WiZink pode dar uma ajuda, com as suas soluções de financiamento simples e flexíveis, adaptáveis a necessidades diferenciadas e distintos perfis. Descobre aqui os Cartões de Crédito WiZink. E se queres um interrail com um Passe Interrail Global, ficar em hotéis e apartamentos de qualidade e usufruir luxuosamente das cidades, o Crédito Pessoal WiZink pode ser a solução para ti.

Não esperes mais e começa já a planear a tua próxima aventura. Desfruta ao máximo!

WiZink. Um banco. Infinitas possibilidades