Glossário WiZink

Descodificam-se expressões e siglas, para te ajudar a perceber melhor os nossos produtos e serviços.

  • A

    • Adiantamento de numerário a crédito (também usado o termo inglês Cash Advance ou, por vezes, referidos como levantamentos de dinheiro a crédito): Corresponde a uma transação através da qual obténs liquidez, diretamente de um cartão de crédito, recorrendo nomeadamente a um terminal automático ATM. Estas operações podem estar sujeitas a comissões, por isso, consulta o preçário do teu banco antes de as realizares.

    • ATM (abreviatura do inglês Automated Taller Machine): É um dispositivo eletrónico ou terminal automático (“caixa”) utilizado para realizar operações bancárias, como levantamentos de dinheiro e consultas, não sendo necessário um atendimento presencial numa agência de um banco. Os serviços ATM no nosso país podem ser disponibilizados por várias empresas.

    ATM MULTIBANCO (MB): É uma ATM mas ligada à Rede SIBS / MULTIBANCO, permitindo realizar um número muito significativo de operações bancárias, como levantamentos de dinheiro, consultas de saldos e movimentos, pagamento de serviços, telecomunicações, compra e carregamento de títulos de transporte, pagamento de impostos e licenças, entre outros. Pode fazer operações nos Caixas MULTIBANCO usando o seu cartão de débito, cartão de crédito ou mesmo recorrendo a funcionalidades do serviço MB WAY (para Levantar Dinheiro, por exemplo).

    • Autentificação Forte: Também conhecida como autenticação de dois fatores (2FA) ou pela sigla em inglês SCA (Strong Customer Authentication), é um procedimento de segurança, para garantir que quem está a efetuar uma transação é o cliente, e requer 2 formas diferentes de confirmação de identidade, antes de conceder acesso a uma conta, sistema ou validar uma transação.

    Assim, para validar os teus pagamentos online, por exemplo, serão pedidos 2 de 3 fatores de autenticação: (1) algo que conheças, como por exemplo, um código PIN; (2) algo que possuas, como por exemplo o teu telemóvel; (3) algo inerente a ti, por exemplo, impressão digital.

    Esta abordagem ajuda a que estejas protegido de acessos não autorizados ou fraudulentos, aumentando ainda mais a segurança das tuas operações online. Lembra-te que para os sistemas de autenticação funcionarem há uma condição base: nunca partilhares os teus dados confidenciais com terceiros.

    Queres saber mais sobre Autenticação Forte? Está tudo aqui.