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• Adiantamento de numerário a crédito (também usado o termo inglês Cash Advance ou, por vezes, referidos como levantamentos de dinheiro a crédito): Corresponde a uma transação através da qual obténs liquidez, diretamente de um cartão de crédito, recorrendo nomeadamente a um terminal automático ATM. Estas operações podem estar sujeitas a comissões, por isso, consulta o preçário do teu banco antes de as realizares.
• ATM (abreviatura do inglês Automated Taller Machine): É um dispositivo eletrónico ou terminal automático (“caixa”) utilizado para realizar operações bancárias, como levantamentos de dinheiro e consultas, não sendo necessário um atendimento presencial numa agência de um banco. Os serviços ATM no nosso país podem ser disponibilizados por várias empresas.
• ATM MULTIBANCO (MB): É uma ATM mas ligada à Rede SIBS / MULTIBANCO, permitindo realizar um número muito significativo de operações bancárias, como levantamentos de dinheiro, consultas de saldos e movimentos, pagamento de serviços, telecomunicações, compra e carregamento de títulos de transporte, pagamento de impostos e licenças, entre outros. Pode fazer operações nos Caixas MULTIBANCO usando o seu cartão de débito, cartão de crédito ou mesmo recorrendo a funcionalidades do serviço MB WAY (para Levantar Dinheiro, por exemplo).
• Autentificação Forte: Também conhecida como autenticação de dois fatores (2FA) ou pela sigla em inglês SCA (Strong Customer Authentication), é um procedimento de segurança, para garantir que quem está a efetuar uma transação é o cliente, e requer 2 formas diferentes de confirmação de identidade, antes de conceder acesso a uma conta, sistema ou validar uma transação.
Assim, para validar os teus pagamentos online, por exemplo, serão pedidos 2 de 3 fatores de autenticação: (1) algo que conheças, como por exemplo, um código PIN; (2) algo que possuas, como por exemplo o teu telemóvel; (3) algo inerente a ti, por exemplo, impressão digital.
Esta abordagem ajuda a que estejas protegido de acessos não autorizados ou fraudulentos, aumentando ainda mais a segurança das tuas operações online. Lembra-te que para os sistemas de autenticação funcionarem há uma condição base: nunca partilhares os teus dados confidenciais com terceiros.
Queres saber mais sobre Autenticação Forte? Está tudo aqui.
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• Banca Online/Homebanking/Área privada do banco: é um serviço online que te permite fazer a gestão dos teus produtos bancários (contas, cartões, poupanças, etc.) a partir do teu computador ou telemóvel, sendo que a maioria dos bancos, para além de uma versão web, já disponibiliza hoje este serviço através de Apps, mais adaptadas à gestão num dispositivo móvel. É, assim, uma forma prática e segura de fazer consultas e gerires as tuas contas e demais produtos e serviços bancários, de forma digital, sem necessidade de te deslocares a uma agência física ou falares com uma linha de assistência.
Importante: por uma questão de segurança, acede a estes canais digitais no site oficial do teu banco, digitando sempre o seu endereço oficial no teu navegador/browser ou acede à App instalada no teu telemóvel sempre através de lojas/stores oficiais. Aqui podes saber mais sobre os nossos canais digitais: o WiZink Online e App WiZink. Mas o melhor? Regista-te e começa a usar, vais ver como é simples, rápido e cómodo.
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• Cartão de Crédito “co-branded”: Trata-se de um cartão de crédito emitido por uma instituição financeira em parceria com uma outra empresa ou marca (não financeira). Este cartão combina, por princípio, benefícios financeiros com os da empresa/marca parceira. O Wizink é atualmente o emissor de 2 cartões co-branded que são um bom exemplo disso mesmo: o Cartão de Crédito Benfica e o Cartão de Crédito Cepsa Gow.
• Crédito Adicional: É um produto da categoria de crédito pessoal que só está disponível para os clientes titulares de um cartão de crédito emitido pelo WiZink, sendo independente do contrato de cartão. Isto é, pressupõe um contrato autónomo, a aceitar e assinar pelo cliente, que estabelece condições específicas sob as quais o titular do cartão de crédito usufruirá desse crédito pessoal. O Crédito Adicional pode ser solicitado, a qualquer momento, pelo cliente, estando sujeito à aprovação por parte do banco. Para determinados montantes será possível simular e contratar o Crédito Adicional no WiZink Online ou através da App WiZink.
• Crédito Excedido: Será o montante que ultrapassa o Limite de Crédito do cartão, concedido pela instituição financeira. Tal pode ocorrer devido a transações ou encargos que levam o Saldo utilizado para além do Limite de Crédito, isto é, do valor de crédito autorizado. Quando isto acontece, podem ser aplicadas taxas adicionais e é importante regularizar a situação o mais rápido possível para evitar custos adicionais. O valor do Crédito Excedido estará sempre visível na primeira página do seu extrato.
• Crédito Pessoal - É um empréstimo que permite colocar uma determinada quantia de dinheiro à tua disposição, que deverá ser reembolsada num determinado prazo, através de pagamentos fixos mensais (prestações). No WiZink disponibilizamos créditos pessoais para diversos fins. Podes saber tudo aqui.
• CVV / CVC (abreviaturas do inglês: Card Verification Value / Card Verification Code): Estes termos referem-se ao código de Segurança, normalmente constituído por três dígitos, que se encontra usualmente no verso de um cartão de crédito ou débito. O CVV/CVC é utilizado na realização de compras online, constituindo um fator segurança no processo de pagamento. Este código ajuda na verificação da posse/titularidade do cartão e contribui para a redução do risco de fraude em compras online.
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• Imposto do Selo sobre Juros: Trata-se de uma taxa prevista na Tabela Geral do Imposto do Selo (TGIS) calculada sobre os juros cobrados no âmbito de créditos concedidos pela instituição financeira. Por exemplo, os juros cobrados ao abrigo de contratos de cartões de crédito e crédito pessoal, estão sujeitos a este imposto. Atualmente a taxa aplicada é de 4%.
• Imposto do Selo sobre Utilização de Crédito: Trata-se de taxa prevista na Tabela Geral do Imposto do Selo (TGIS) aplicada sobre operações financeiras, especificamente, calculada sobre o capital em dívida.
No caso de um crédito pessoal, este imposto é calculado, e normalmente pago, no início do contrato e incide sobre o montante financiado. A taxa aplicada varia conforme a duração/prazo do contrato:
⇒ Prazo igual ou superior a um ano: 1,76%;
⇒ Prazo inferior a um ano: 0,141%, por cada mês ou fração
No caso de um cartão de crédito, esta taxa é de 0,141% sobre o capital em dívida, em cada mês.
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• Limite de Crédito: É o valor máximo que o titular de um cartão de crédito pode utilizar. Este valor é estabelecido pela instituição financeira que concede/aprova o cartão e serve para limitar as transações feitas com o mesmo. Quando este valor limite é atingido é necessário efetuar um pagamento parcial ou total da dívida para que seja possível efetuar novas utilizações.
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• Mínimo a Pagar: Corresponde ao valor mínimo mensal que o titular de um cartão de crédito precisa de pagar, em cada mês e até à Data limite de pagamento, para estar em conformidade com as obrigações financeiras decorrentes do contrato do seu cartão. Este montante é composto por várias componentes: capital em dívida, juros, prémios de Seguros (caso o cliente tenha contratado um seguro pago), impostos do período do extrato e outros encargos que constem no preçário. Inclui também os valores de Crédito excedido e de Montante em atraso, caso existam. Se o Mínimo a pagar é a tua opção de pagamento, consulta aqui que outras alternativas existem para os cartões do WiZink e como as podes gerir eficazmente.
• Montante em atraso: Refere-se ao montante que não foi pago dentro do prazo acordado (até à Data limite de pagamento), conforme condições do contrato de financiamento. Este montante inclui todos os pagamentos em falta (em incumprimento), até à data.
• Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC) – Este é o montante total que um cliente terá de pagar à instituição financeira, durante todo o período de um empréstimo. É calculado somando o montante financiado e todos os custos associados ao empréstimo (juros, comissões e seguros obrigatórios, caso existam, e impostos). Atualmente, sempre é efetuada uma simulação de Crédito Pessoal é informado o MTIC. Sabes mais e simula o Crédito Pessoal WiZink, aqui.
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• Phishing – É uma das formas mais comuns de cibercrime, geralmente feita por email, usando mensagens alarmistas e pedidos de ação urgentes. Estas comunicações imitam o visual do teu banco ou outra empresa da tua confiança. É uma maneira dos cibercriminosos se fazerem passar por estas entidades, para chegar aos teus dados confidenciais e ao teu dinheiro. Para te protegeres, deves saber identificar este tipo de mensagens e não agir de forma precipitada. E nunca partilhes os teus dados confidenciais com terceiros. O WiZink nunca os pedirá por email, SMS, outro tipo de mensagem escrita ou chamada telefónica.
Para que sejas, cada vez mais, À Prova de Phishing, sabe mais na nossa página de Segurança na Internet e em vários artigos do nosso GPS Financeiro.
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• Saldo disponível: Trata-se do montante disponível para ser utilizado, tendo em conta o Limite de Crédito definido e o montante utilizado. Isto é, o montante disponível será igual ao [Limite de crédito – Montante utilizado], sendo que este último considera todas as transações autorizadas (que constituem o montante em dívida), bem como eventuais transações pendentes de autorização. Assim, o saldo disponível reflete o valor que o cliente pode gastar, sem ultrapassar o Limite de Crédito aprovado para o seu contrato de cartão de crédito.
• Saldo ou montante em dívida: Refere-se ao montante total utilizado e que ainda não foi pago. Este saldo inclui capital, comissões, juros, impostos e seguros, caso existam.
• Smishing – É uma forma muito comum de cibercrime, muito semelhante ao Phishing, mas desta vez feita por SMS, WhatsApp ou outro tipo de Apps de mensagens escritas. Uma vez mais, usando mensagens alarmistas e pedidos de ação urgentes, estas comunicações surgem muitas vezes no rol de mensagens legítimas do banco ou outra empresa da tua confiança. Os cibercriminosos fazem-se, assim, passar por estas entidades, para obter os teus dados confidenciais e chegar ao teu dinheiro. Para te protegeres, deves saber identificar este tipo de mensagens e não agir de forma precipitada. E nunca partilhes os teus dados confidenciais com terceiros. O WiZink nunca os pedirá por email, SMS, outro tipo de mensagem escrita ou chamada telefónica.
Para que sejas, cada vez mais, À Prova de Phishing, sabe mais na nossa página de Segurança na Internet e em vários artigos do nosso GPS Financeiro.
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• TAEG (Taxa Anual Efetiva Global): Representa a taxa de custo total de um empréstimo ou financiamento, considerando um período anual, englobando juros, comissões, seguros obrigatórios (caso existam), impostos e outros encargos associados ao financiamento. Por outras palavras, a TAEG é um indicador de todos os juros e encargos cobrados ao longo de um determinado período, com referência a um determinado montante. No caso específico dos cartões de crédito a TAEG é calculada para um período de 12 meses e um Limite de crédito de 1.500 euros.
• TAN (Taxa Anual Nominal): Representa a taxa de juro aplicada a um empréstimo ou financiamento, considerando um período anual, e serve para efetuar o cálculo dos juros, conforme esteja definido no contrato. Esta taxa não é aplicável ao cálculo de quaisquer outros encargos ou despesas.
• Transferências (do cartão de crédito) para a conta à ordem: Refere-se à possibilidade de transferir um montante do Limite de crédito do cartão, mais concretamente do Saldo disponível, para a conta à ordem do cliente, por norma, a conta onde tem domiciliado o pagamento do cartão, por Débito Direto. No caso do WiZink, estas Transferências são permitidas até 90% do Saldo disponível no cartão de crédito. Podes pagar o montante transferido conforme Opção de pagamento do teu cartão ou através da modalidade de pagamento Transação Repartida (em prestações fixas mensais). E pode tudo ser feito e gerido no WiZink Online ou através da App WiZink. Se queres saber mais, podes ver aqui.
• Transações Repartidas: Solução que permite pagar qualquer tipo de transação, de maior valor, efetuada com um cartão de crédito do WiZink, em prestações fixas mensais, no prazo que melhor se ajusta ao teu orçamento. Atualmente, esta modalidade de pagamento está disponível para qualquer transação de valor igual ou superior a 200€, tendo disponíveis prazos de pagamento desde 3 a 96 meses. Podes escolher pagar uma transação através desta modalidade no WiZink Online ou através da App WiZink, mas lembra-te tens de o fazer até à data de emissão do respetivo extrato. Mais pormenores? Está tudo aqui.
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• Vishing – É o tipo de cibercrime que chega por chamada telefónica. Pode ser usado de forma isolada ou combinado com técnicas de Phishing ou Smishing, para tentar tornar a mensagem – sempre algo alarmista e com pedido de ação urgente – mais realista. Além disso os cibercriminosos podem usar sistemas informáticos para mascarar o número de telefone e veres o número do banco ou outra empresa da tua confiança. São tudo técnicas para se aproximarem das suas potenciais vítimas, para chegar aos seus dados confidenciais e ao seu dinheiro. Para te protegeres, deves saber identificar este tipo de chamadas e não agir de forma precipitada. E nunca partilhes os teus dados confidenciais com terceiros. O WiZink nunca os pedirá por email, SMS, outro tipo de mensagem escrita ou chamada telefónica.
Para que sejas, cada vez mais, À Prova de Phishing, sabe mais na nossa página de Segurança na Internet e em vários artigos do nosso GPS Financeiro.