Acessibilidade – WiZink
No WiZink, acreditamos firmemente na banca inclusiva, onde a acessibilidade não é uma opção, mas um verdadeiro compromisso para com os nossos utilizadores. Por este motivo, trabalhamos todos os dias para garantir que os nossos serviços são acessíveis a todas as pessoas.
Em conformidade com o nosso compromisso, aplicamos os princípios da Lei 11/2023 (Espanha), do Decreto-Lei 82/2022 (Portugal) e da norma UNE-EN 301549:2019, que estabelece os requisitos de acessibilidade. Inspirados pelo design universal, promovemos iniciativas que eliminam barreiras e promovem uma experiência simples, segura e autónoma para todos os nossos clientes.
Cartões
No WiZink, trabalhamos continuamente para tornar os nossos cartões acessíveis a todos. Os nossos cartões incluem várias melhorias de acessibilidade, tais como texto de alto contraste para facilitar a leitura, um entalhe circular tátil para identificação por toque e um documento informativo enviado juntamente com o cartão físico. Os novos documentos de inscrição incluem um código QR que fornece um guia acessível para a ativação do cartão, bem como outros aspetos fundamentais da sua utilização.
Centro de Atendimento Telefónico (Contact Center)
O nosso Contact Center inclui adaptações para garantir um serviço acessível a todos os utilizadores. Dispomos de um sistema de resposta interativa por voz (IVR) com menus fáceis de compreender, opções para escolher a velocidade do áudio e alternativas à comunicação por voz. Além disso, os nossos operadores recebem formação contínua para prestar um serviço inclusivo, transmitindo mensagens claras numa linguagem de nível B2 e oferecendo um tratamento baseado na compreensão das diversas necessidades.
Comunicações
Estamos a adaptar todas as nossas comunicações para cumprir os requisitos de acessibilidade. Esta adaptação inclui, entre outros aspetos, a melhoria do contraste, a utilização de uma linguagem clara (nível B2 ou inferior), uma estrutura semântica adequada e a compatibilidade com os leitores de ecrã. Os estilos visuais e o conteúdo textual também estão a ser revistos para garantir a conformidade com as diretrizes de acessibilidade.
Documentação não-web
Os documentos não-web (incorporados nos websites e aplicações móveis) estão a ser revistos para cumprirem os regulamentos de acessibilidade em vigor. Este processo inclui a incorporação de etiquetas adequadas, linguagem clara e definida, descrições alternativas para imagens e estruturas que facilitam a leitura através de tecnologias de assistência.
Aplicações móveis
As nossas aplicações móveis estão a ser progressivamente melhoradas para resolver os principais problemas identificados nas avaliações de acessibilidade. As melhorias centram-se em elementos como a marcação semântica, a atribuição de funções, o estado dos botões, o contraste de cores, a ordem lógica de navegação, a capacidade de resposta à orientação do ecrã e o tratamento correto das imagens decorativas. Estes esforços visam garantir uma experiência totalmente acessível e de convivência para todas as pessoas e para todos os perfis de utilizadores.
Web
No que diz respeito ao website público, estamos a trabalhar ativamente para melhorar a acessibilidade através da implementação de cabeçalhos devidamente etiquetados, foco visível no teclado, animações controláveis, melhor contraste de cores, espaçamento de texto ajustável, uma estrutura de conteúdos clara e consistente e elementos multimédia com controlos acessíveis, entre outras melhorias.
Quanto aos websites privados, atualmente, estamos a desenvolver esforços de acessibilidade para garantir que todos os utilizadores possam usufruir de uma experiência digital inclusiva e sem barreiras nas plataformas do WiZink.
Continuamos a trabalhar continuamente para garantir que todos os nossos serviços e canais sejam acessíveis a todos.
Para obter informações mais pormenorizadas sobre o nível de acessibilidade dos nossos canais, produtos e serviços, pode aceder a este documento.