Tudo o que precisas de saber para as tuas férias em autocaravana

Os dias de sol estão de volta, assim como as escapadas de fim de semana e o planear das viagens de verão. Queres fazer algo diferente este ano? O que achas da ideia de uma autocaravana?

Se adoras estar em contacto com a natureza, explorar destinos com total liberdade e autonomia, umas férias em autocaravana pode ser uma ótima opção.

Estás convencido? Então continua a ler o artigo, porque vamos tentar resolver todas as tuas dúvidas e dar-te algumas sugestões para que corra tudo sobre rodas.

Férias em autocaravana: o que precisas de saber

14 Julho 2022

Devo comprar ou alugar uma autocaravana?

Para responder a esta questão, tens de avaliar com que frequência vais utilizar o veículo. É importante perceberes se a autocaravana será utilizada apenas algumas semanas por ano, em viagens mais ou menos curtas, ou se o objetivo é fazeres da caravana a “tua casa” e usá-la durante grande parte do ano. Neste último caso, a compra será provavelmente a resposta, mas não te esqueças, para além do custo de aquisição, de estimar bem as despesas associadas, como o seguro, manutenção e eventual estacionamento/armazenamento.

O que devo ter em conta se quiser alugar uma autocaravana?

Se para ti não faz sentido comprar uma autocaravana, porque a vais utilizar poucas vezes durante o ano ou o custo total não compensa, alugar é a melhor alternativa. Segundo o Dinheiro Vivo, logo após o início da pandemia, a procura de aluguer de autocaravanas teve um aumento de 400%! Imaginavas este número?

E, claro, as empresas de aluguer de autocaravanas também cresceram. Se estás a iniciar a tua pesquisa, deixamos aqui algumas dicas:

  •  Em primeiro lugar, define o teu orçamento – quanto queres gastar no aluguer da viatura? - e que modelo pretendes - queres uma autocaravana mais pequena ou uma mais espaçosa, por exemplo?
  •  Presta especial atenção aos comentários/testemunhos de outros clientes: vê como foi a sua experiência desde o primeiro contacto com a empresa até ao momento de entrega da viatura;
  •  Tem em conta os equipamentos e as condições que estão incluídas no aluguer da autocaravana. Por exemplo, muitas empresas têm disponíveis kits de cama, limpeza e cozinha, o que pode ser uma vantagem caso não queiras trazer estes utensílios de casa. Também deves informar-te se o valor do aluguer inclui quilómetros ilimitados ou se existe algum tipo de limite.
  •  E como é feito o pagamento? O aluguer de uma autocaravana implica pagamento antecipado. No entanto, muitas empresas de aluguer permitem que o valor seja pago, por exemplo, em duas vezes – pagas uma parte quando formalizas o aluguer e outra quando levantas a autocaravana. Podes fazê-lo presencialmente ou online e o cartão de crédito é muitas vezes o meio de pagamento mais prático, permitindo-te, por exemplo, modalidades de pagamento interessantes para compras de maior valor.

 

Agora que já decidiste que vais mesmo partir à aventura numa autocaravana – tenhas optado pela compra ou aluguer - vamos contar-te alguns cuidados que tens de ter no que diz respeito a estacionar e pernoitar.

Em que locais se pode estacionar uma autocaravana?

Segundo o Código da Estrada, uma autocaravana é um veículo ligeiro e, por isso, pode ser estacionada na via pública. Fora das localidades, deves estacionar fora das faixas de rodagem. Dentro das localidades, o estacionamento deve ser feito nos locais próprios.

Não é permitido estacionar nas áreas da Rede Natura 2000, áreas de paisagem protegida e zonas abarcadas pelos Planos de Ordenamento da Orla Costeira, fora dos locais autorizados para o estacionamento de veículos. Caso estaciones em algum destes locais, estás sujeito a multa que pode ascender a algumas centenas de euros.

Onde é possível pernoitar na autocaravana?

O artigo 50.º -A do Código da Estrada diz-nos que é proibido pernoitar em áreas da Rede Natura 2000, áreas protegidas e zonas abarcadas pelos Planos de Ordenamento da Orla Costeira, salvo nos locais expressamente autorizados para o efeito.

No restante território, no caso de não existir regulamento oficial que o impeça, podes pernoitar na autocaravana por um período máximo de 48 horas no mesmo município. São exceções a esta regra, os locais autorizados para o efeito, para os quais não há limite de pernoitas.

Dicas para viajar com uma autocaravana

Para que possas aproveitar ao máximo, deixamos aqui algumas dicas para que as tuas viagens corram sem sobressaltos e tenhas momentos de lazer inesquecíveis:

  •  Tem sempre em atenção onde estacionas e onde vais pernoitar, não te esqueças do que acabaste de ler 😉;
  •  Planeia o teu roteiro, na medida do possível: com uma rota definida poderás poupar tempo e dinheiro. Se for a tua primeira viagem aconselhamos uma rota mais fácil e que evites percursos demasiado longos ou de difícil acesso. Recomendamos não conduzir nos centros das cidades;
  •  Despeja os teus resíduos apenas nos locais para esse efeito. Aconselhamos também a que faças reciclagem;
  •  Respeita as regras da estrada e repousa sempre que te sentires mais cansado ou quando estiveres a conduzir há muitas horas;
  •  Respeita as pessoas que estão a acampar no mesmo local que tu;
  •  Verifica regularmente os tanques de água e o nível de bateria e gás – a periodicidade com que vais ter de fazer isto depende da própria autocaravana e também do uso que vais dar aos eletrodomésticos e comodidades que existem.

Aplicações e sites que te podem ajudar a ter uma viagem mais tranquila

- Áreas de Serviço para Autocaravanas: podes descobrir as Áreas de Serviço da zona onde te encontras, assim como serviços disponíveis e respetivos preços.

- Park4night: uma app onde podes encontrar sítios para estacionar / aparcar e pernoitar.

- Parques de Campismo: neste site, encontras os Parques de Campismo em Portugal. Podes filtrar por região, zona e características que procuras.

- Portugal Easy Camp: é uma rede de agroturismo que reúne espaços rurais como quintas agrícolas, pecuárias ou vitivinícolas onde podes pernoitar a convite do produtor.

Ficaste com o bichinho da autocaravana e estás mesmo a pensar alugar uma para as próximas férias ou escapadinha? Então, lembra-te que os Cartões de Crédito WiZink têm flexibilidade que precisas para ajustar o pagamento do teu cartão ao teu orçamento e preferência. A opção é tua, e podes fazer toda esta gestão através dos canais digitais do WiZink: na App ou no WiZink Online, acedendo aqui mesmo em wizink.pt, Login. Simples, não?

Há múltiplas formas de experienciares a tua aventura. Desfruta ao máximo!

 

Um banco. Infinitas possibilidades.

WiZink Bank, S.A.U. – GPS Financeiro