Como contratar produtos e serviços financeiros online?

Há algumas décadas, antes das tecnologias digitais, contratar produtos financeiros era mais complicado. Era necessário ir aos bancos, o que significava enfrentar filas de espera.  Assim, muitas pessoas perdiam tempo valioso que poderia ser utilizado de maneira mais produtiva. Com o avanço das tecnologias, essa realidade mudou.

Hoje em dia, já não. Atualmente tens a possibilidade de aceder a uma ampla gama de serviços financeiros a partir de casa. Ou do trabalho. Ou de uma esplanada em frente à praia.

A internet mudou as regras.

Como contratar produtos e serviços financeiros online

14 Abril 2023

O que são serviços financeiros?

Os serviços financeiros são um conjunto de soluções disponibilizadas por instituições financeiras, tais como bancos, companhias de seguros e corretoras para ajudar indivíduos e empresas a gerir os seus recursos financeiros.

Em Portugal, serviços financeiros comuns são:

  • Abertura de contas bancárias;
  • Cartões de Crédito;
  • Créditos (Pessoal, Habitação, Automóvel, etc.);
  • Investimentos (produtos financeiros como Depósitos a Prazo, Ações, Obrigações, Fundos, PPRs, etc.);
  • Seguros.

Contratar Produtos e Serviços Financeiros Online

O kit básico para contratar online

As entidades financeiras, entre as quais estão incluídas as entidades bancárias, realizaram uma profunda transformação digital ao longo das últimas duas décadas. Desenvolveram plataformas virtuais de gestão financeira pessoal. Lançaram serviços online de atenção ao cliente. Facilitaram a contratação de produtos e serviços financeiros através das suas plataformas web e das suas aplicações (App).

Para aceder a todos estes conteúdos só precisas de uma ligação à internet e de um dispositivo informático. Pode ser o teu computador, pode ser o teu telemóvel ou o teu tablet. Qualquer um destes dispositivos poderá servir.

O kit avançado para contratar online

Mas sejamos claros: precisas de mais que meios tecnológicos para realizar a contratação digital de serviços financeiros inteligentes. Basicamente, precisas de informação.

Sim, cada entidade disponibiliza normalmente detalhes sobre os seus produtos e serviços no seu site oficial. Mas navegar por todos os sites para fazer uma comparação pode ser ineficiente.

Em vez de pesquisares sozinho, podes usar os comparadores virtuais. Esses sites oferecem listas dos produtos e serviços financeiros disponibilizados por diferentes entidades. Assim, podes fazer comparações mais facilmente e escolher o que mais te interessa.

Além dos comparadores, outra ferramenta que deve fazer parte do teu kit de contratação online são os agregadores financeiros (PFM), dado que permitem uma perspetiva global das tuas finanças. Estas plataformas digitais, disponibilizadas por alguns bancos inclusive, que juntam todos os produtos e serviços financeiros que tens com diferentes entidades, podem proporcionar-te também recomendações ou ferramentas para ajudar a orientar as tuas necessidades e oportunidades de poupança.

speech marks left

As entidades financeiras, entre as quais estão incluídas as entidades bancárias, realizaram uma profunda transformação digital ao longo das últimas duas décadas.

speech marks right

Produtos e Serviços Financeiros WiZink

Como já deves saber, o WiZink é um banco digital. Isto significa contratação 100% online, cómoda e simples.

No WiZink oferecemos-te soluções de financiamento como os Cartões de Crédito e o Crédito Pessoal (com várias finalidades).

Se quiseres mais informações, podes encontrar aqui mesmo no nosso site ou entrar em contacto connosco através da nossa página de contacto. Estamos a tua inteira disposição (é uma das vantagens da contratação digital).

2 exemplos práticos: 

1) Estás a pensar nas tuas férias e em tudo o que precisas para ter uma experiência maravilhosa. E pensas num cartão de crédito que seja aceite internacionalmente. Um cartão com que possas efetuar pagamentos de forma cómoda e segura. E com o qual podes ainda optar pelo pagamento repartido das tuas compras de maior valor, caso queiras.

O que é que tens de fazer? Muito simples: só precisas de dar um clique na área Cartões de Crédito, no menu do topo desta página. Explora as diferentes alternativas e, depois de escolheres a mais adequada às tuas necessidades, é preencher o formulário online com o teu pedido de cartão de crédito. Se tiveres dúvidas, não te preocupes, podes sempre pedir para te ligarmos, de forma gratuita, durante o processo de adesão. E já está! Depois de submeteres o teu pedido com a respetiva documentação (tudo online), vamos analisá-lo e damos-te uma resposta em poucos dias ou até horas.  Siiiiimples!

2) Estás a pensar mudar um pouco a decoração da tua casa, mudar alguns móveis, alguns têxteis, mas precisas de um Crédito Pessoal que te ajude a fazer estas mudanças e te permita depois pagar com uma prestação adequada aos teus rendimentos mensais.

Fácil também! Vais ao menu Crédito Pessoal aqui no nosso site, escolhes o crédito adequado à tua finalidade, fazes a simulação, escolhendo o montante e prazo adequados às tuas necessidades e podes efetuar o teu pedido de crédito 100% online. Dúvidas? Não te preocupes, durante o teu pedido de crédito podes sempre solicitar para te ligarmos, de forma gratuita, e ajudaremos com o teu pedido. E pronto! Depois de terminares o teu pedido com a respetiva documentação (tudo online), vamos analisá-lo e damos-te uma resposta em poucos dias.  Muiiiito simples!

Produtos e Serviços Financeiros - WiZink

Conselhos de acesso e contratação

É evidente que a possibilidade de contratar e aceder a produtos e serviços financeiros pela rede é muito atrativa. No entanto, algumas pessoas continuam a resistir à digitalização das suas finanças, devido ao medo que têm de gerir o seu dinheiro usando o online. É um sentimento natural. Mas a verdade é que as entidades financeiras reconhecidas possuem plataformas seguras, para disponibilizar aos seus clientes este tipo de serviços.

Se uma pessoa tomar as precauções necessárias, como estabelecer palavras-passe robustas, não partilhar os seus dados de acesso com terceiros, nunca partilhar códigos de segurança ou autenticação por email, outro tipo de mensagem escrita ou chamada telefónica e permanecer atenta às tentativas de fraude (consultando a informação que disponibilizamos regularmente, como, por exemplo, o nosso artigo sobre os ataques informáticos mais comuns), em princípio correrá tudo bem. E vais obter muuuito em troca de muito pouco.