Conselhos para evitar a ansiedade financeira

Descobre como podes fugir à ansiedade financeira.

Aprende o que é, quais as suas causas e fica a conhecer algumas dicas importantes para conseguires umas finanças saudáveis. Começa agora!

Conselhos para evitar ansiedade financeira

7 Setembro 2022

Ansiedade financeira – o que é e o que a provoca?

A ansiedade financeira é uma expressão utilizada pelos psicólogos para descrever o medo, a preocupação e o desconforto constante que sentem algumas pessoas devido à sua situação económica. O que provoca esta ansiedade? Perturbações como o transtorno de ansiedade generalizada, a falta de organização financeira ou a incerteza macroeconómica. Se te sentes aflito em relação à tua economia, vamos dar-te uns conselhos que esperamos te ajudem a diminuir esses sintomas.

Compreende as tuas finanças

Uma das melhores maneiras de afrontar a ansiedade financeira é colocar em ordem a informação que tens ao teu alcance. Quais são os teus rendimentos durante um ano? Quais são as tuas despesas? Em que altura do ano precisas de ter disponível mais dinheiro? Responderes a estas perguntas vai ajudar-te a ter um melhor controlo da tua situação económica, em cada momento. Além disso, ajuda-te a tomar decisões mais inteligentes que conduzem a uma melhoria das tuas finanças. É uma dupla vitória.

Paga as faturas a tempo

É muito provável que, às vezes, tenhas a tentação de adiar certos pagamentos. No entanto, isso é contraprodutivo: não te vai proporcionar uma maior tranquilidade não pagar essas faturas. Muito pelo contrário. Será outro motivo para que não consigas desligar-te nunca das tuas obrigações financeiras. Faz um favor a ti mesmo e, sempre que possas, paga as tuas faturas assim que as receberes. Vais viver melhor e com mais tranquilidade. E, sempre que for possível, adere ao débito direto. Terás menos trabalho e preocupações e podes validar os pagamentos consultando regularmente os movimentos da tua conta, não perdes o controlo.

Poupa sempre que conseguires

É normal que, às vezes, sintas algum “medo financeiro”. Acredita, partilhas esta sensação com muitas pessoas. Mas há uma estratégia que te pode ajudar a combater esse medo: poupares X euros por mês ou realizar jejum financeiro , sempre que possível. Tenta estabelecer um plano de poupança, por mais pequeno que te possa parecer. Isto vai deixar-te muito mais tranquilo. Se, além disso, ainda conseguires investir algum desse dinheiro poupado, tanto melhor.

Coloca em plano os teus deZejos

Outro dos problemas mais habituais é a comparação. E é quase inevitável: olhamos para quem está ao nosso lado e vemos o que têm nas suas vidas que nós não temos. Isto é um erro. Para evitar que esta situação te conduza à ansiedade financeira, deves parar um momento e pensar nessas coisas que verdadeiramente gostas de fazer na vida. As coisas que adoras, que te emocionam. Não porque o resto das pessoas o façam. Mas sim porque tu queres. E claro, procura uma forma de as realizar que encaixe no teu orçamento. Já sabes, nada de loucuras e talvez até descubras que o que mais gostas de fazer e o que precisas de ter para consegui-lo, não é assim tão dispendioso.

Abraça a gratidão

És uma pessoa inconformista? Mas não há problema, quase todos os seres humanos são assim. Por isso, às vezes, é aconselhável parar um pouco e contemplar tudo com uma visão mais “agradecida”. Pensa no que tens e no que conseguiste até agora. Pensa em todas essas experiências que conseguiste fazer, graças aos rendimentos que tens obtido ao longo dos anos. Estás no bom caminho. E podes melhorar, claro, mas sempre do ponto de vista da tranquilidade e confiando nos aliados adequados.

WiZink, um aliado

Já sabes, queremos ajudar-te a que vivas com tranquilidade e que consigas concretizar os teus objetivos e sonhos. Estás ansioso porque no próximo mês tens de pagar um curso, o arranjo do carro, materiais escolares para as crianças ou as tuas próximas férias? Não desesperes. O WiZink pode ser um bom aliado, com soluções de financiamento flexíveis – Cartões de Crédito e Crédito Pessoal – para se adaptarem às necessidades e aos orçamentos de cada um.

Não esperes mais e explora as tuas infinitas possibilidades com o WiZink, para viveres os teus planos, com a confiança e serenidade que procuras.

 

WiZink. Um banco. Infinitas possibilidades