Os principais inimigos da poupança

Tens projetos para os quais necessitas poupar . Ou simplesmente tens vontade daquela tranquilidade de não viver na corda bamba. Os motivos não importam. O que importa é não estares a conseguir juntar a quantia de dinheiro que queres e veres que as tuas poupanças não engordam como imaginaste. Uma circunstância muito comum provocada, na maioria das vezes, por quatro vilões. Vamos conhecê-los?

Os principais inimigos da poupança

3 Agosto 2022

Desorganização

Comos sabes, o caos raramente traz algo de bom. Olhar para o lado e esperar que os números se componham de forma mágica, tal como desejas, é demasiado otimista. Queres mesmo otimizar as tuas poupanças e ter muito mais dinheiro em alguns meses ou anos? Então precisas arregaçar as mangas e começar a organizar! Sendo mais específicos: regista cada um dos rendimentos e das despesas que tens, em cada mês. Desta maneira, vais compreender melhor as tuas finanças e saber exatamente onde gastas a maior parte do teu dinheiro.

Gastos-formiga

Chegas ao fim do mês com pouco dinheiro na carteira? Uma ida ao café com os amigos após o trabalho, um doce depois do almoço, mais plataformas de streaming do que aquelas que realmente necessitas, aquecimento excessivo…são apenas alguns dos exemplos de pequenos gastos que, por norma, não incluímos no nosso orçamento familiar. No entanto, quando somados, podem provocar danos consideráveis nas tuas finanças pessoais. Este tipo de despesas são aquilo a que podemos chamar gastos-formiga: um a um, dia após dia, vão arranhando os números das tuas poupanças. Não os percas de vista, para que os possas controlar ou eliminar.

Imprevistos

Os gastos-formiga são como as próprias formigas: podes demorar a vê-las, mas assim que as vês, estão facilmente ao teu alcance. Podes “acabar” com elas num instante. Mas os gastos imprevistos aparecem do nada: o serviço de serralharia porque te esqueceste da chave dentro de casa; um telemóvel novo porque o que tinhas acabou submergido no fuuuuundo da sanita; uma ida ao dentista porque te apareceu uma cárie. Para que não te apanhem de surpresa, faz uma média dos gastos imprevistos dos últimos meses, com base nos movimentos dos teus extratos bancários. No que diz respeito ao WiZink, já sabes que podes consultar todos os movimentos com uns quantos cliques, através da nossa App. Uma vez que tenhas esses dados, já podes pôr de lado  a quantidade mais ou menos certa para fazer face a alguma situação semelhante que chegue sem avisar. É a maneira mais fácil e prática de não te deixares surpreender por este perigoso inimigo.

Inflação

Os três vilões anteriores podem frustrar as tuas tentativas de poupança, mas tu tens o poder de os derrotar. A inflação é diferente. É uma situação macroeconómica que ocorre quando aumentam os preços dos produtos e dos serviços sem aumento dos salários. E, consequentemente, produz-se uma perda de poder de compra: o teu dinheiro vale menos porque podes comprar menos com ele. Como é lógico, tu não podes lutar contra semelhante monstro, mas podes ter a tua própria batalha individual: cuida e investe bem as tuas poupanças, se puderes negoceia um aumento salarial e faz compras racionais (cingindo a lista ao que de facto precisas e, por exemplo, aproveitando promoções para comprar, em quantidade, bens que não se deteriorem e que sabes vais de certeza precisar). E não te esqueças de seguir as regras que indicamos nos pontos anteriores, fundamentais para não perderes o controlo!

Não esqueças os teus aliados

A poupança não é um sprint, mas sim uma maratona. Isto significa que, para chegares à quantia que pretendes, deves persegui-la, com firmeza, mas tranquilamente e com muita paciência.

 

Mas o que acontece se precisas de dinheiro, agora, para satisfaZer um capricho? A sério que tens de esperar um ano para comprar um iMac Pro? Não podes ir aos Estados Unidos agora mesmo para visitar um amigo? Claro que podes. Porque nesta história tu tens um aliado (ou vários): as soluções de financiamento do WiZink, sejam cartões de crédito ou crédito pessoal. Soluções simples, práticas e flexíveis, criadas para se ajustarem às tuas necessidades, preferências e orçamento.

 

Descobre os melhores aliados para te ajudarem a alcançar os teus objetivos e vive os teus planos!

 

WiZink. Um banco. Infinitas possibilidades.