Cerrar
  • Flecha Cartões de Crédito Cartões de Crédito Flecha
    • Cartões de Crédito

      Next
      • WiZink Flex
      • WiZink Rewards
      • Cartão de Crédito Benfica
    • TRANSFERÊNCIAS E SOLUÇÕES

      Next
      • Transferências para Conta à Ordem
      • Compra Repartida
      • Crédito Adicional
    • Seguros

      Next
      • Seguro de Proteção de Compras
      • Seguro Plano Proteção de Pagamentos
      • Seguro de Viagem
    • Métodos de Pagamento

      Next
      • MB WAY
      • MULTIBANCO
      • Contactless
  • Flecha Crédito Pessoal Crédito Pessoal Flecha
    • Crédito Pessoal

      Next
      • WZ Pessoal
      • WZ Lar
      • WZ Férias
      • WZ Eco
  • Flecha Vantagens WiZink Vantagens WiZink Flecha
      • WiZink Online
      • App WiZink
  • Flecha Já Sou Cliente Já Sou Cliente Flecha
    • Dicas Úteis

      Next
      • Ativação do cartão
      • Definição do PIN
      • Registo nos canais digitais
      • Tudo sobre a Autenticação Forte
      • Não fiz estes movimentos com o meu cartão. E agora?
      • Taxa de câmbio – transações transfronteiriças
  • Flecha Registo Registo Flecha
    Cartões de Crédito Flecha
    Crédito Pessoal Flecha
  • Flecha Login Login Flecha
    Cartões de Crédito Flecha
    Crédito Pessoal Flecha
  • Sobre Nós
  • Ajuda
  • Contactos
  • GPS Financeiro
Sobre Nós Ajuda Contactos GPS Financeiro
Registo Flecha
  • Cartões de Crédito Flecha
  • Crédito Pessoal Flecha
Login Flecha
  • Cartões de Crédito Flecha
  • Crédito Pessoal Flecha
Flecha Flecha
  • Cartões de Crédito Flecha
    • Cartões de Crédito

      Next
      • WiZink Flex
      • WiZink Rewards
      • Cartão de Crédito Benfica
    • TRANSFERÊNCIAS E SOLUÇÕES

      Next
      • Transferências para Conta à Ordem
      • Compra Repartida
      • Crédito Adicional
    • Seguros

      Next
      • Seguro de Proteção de Compras
      • Seguro Plano Proteção de Pagamentos
      • Seguro de Viagem
    • Métodos de Pagamento

      Next
      • MB WAY
      • MULTIBANCO
      • Contactless
  • Crédito Pessoal Flecha
    • Crédito Pessoal

      Next
      • WZ Pessoal
      • WZ Lar
      • WZ Férias
      • WZ Eco
  • Vantagens WiZink Flecha
      • WiZink Online
      • App WiZink
  • Já Sou Cliente Flecha
    • Dicas Úteis

      Next
      • Ativação do cartão
      • Definição do PIN
      • Registo nos canais digitais
      • Tudo sobre a Autenticação Forte
      • Não fiz estes movimentos com o meu cartão. E agora?
      • Taxa de câmbio – transações transfronteiriças
Flecha Flecha
  • Cartões de Crédito Flecha
    • Cartões de Crédito

      Next
      • WiZink Flex
      • WiZink Rewards
      • Cartão de Crédito Benfica
    • TRANSFERÊNCIAS E SOLUÇÕES

      Next
      • Transferências para Conta à Ordem
      • Compra Repartida
      • Crédito Adicional
    • Seguros

      Next
      • Seguro de Proteção de Compras
      • Seguro Plano Proteção de Pagamentos
      • Seguro de Viagem
    • Métodos de Pagamento

      Next
      • MB WAY
      • MULTIBANCO
      • Contactless
  • Crédito Pessoal Flecha
    • Crédito Pessoal

      Next
      • WZ Pessoal
      • WZ Lar
      • WZ Férias
      • WZ Eco
  • Vantagens WiZink Flecha
      • WiZink Online
      • App WiZink
  • Já Sou Cliente Flecha
    • Dicas Úteis

      Next
      • Ativação do cartão
      • Definição do PIN
      • Registo nos canais digitais
      • Tudo sobre a Autenticação Forte
      • Não fiz estes movimentos com o meu cartão. E agora?
      • Taxa de câmbio – transações transfronteiriças
  • Registo Flecha
    • Cartões de Crédito Flecha
    • Crédito Pessoal Flecha
    Login Flecha
    • Cartões de Crédito Flecha
    • Crédito Pessoal Flecha
Flecha
  • Flecha
  • Home Flecha
  • FAQ Flecha
  • Conversor Cambial

Perguntas sobre o Conversor Cambial

Cerrar

Ver otros documentos legales

Cartões

Extratos e pagamentos

Meios de pagamento

WiZink Online

WiZink APP

Crédito Pessoal

Autenticação Forte

Os meus dados pessoais

Seguros

Conversor cambial

SEPA

CONFIRMAR

Cartões

Extratos e pagamentos

Meios de pagamento

WiZink Online

WiZink APP

Crédito Pessoal

Autenticação Forte

Os meus dados pessoais

Seguros

Conversor cambial

SEPA

Ver otros documentos legales

Cartões

Como posso obter o PIN do meu cartão?

Muito simples. Quer para obter o seu PIN pela primeira vez, após ativação do cartão, quer para recordar o seu PIN, pode optar pelos seguintes canais:

No WiZink Online (LOGIN): Detalhes do Cartão > Segurança > Saber o PIN do meu cartão

Na APP: Opção "Mais" > Saber o PIN do meu cartão

Também o poderá saber através do sistema de atendimento automático da Linha Wizink.

Por segurança primeiro confirmamos o seu número de telemóvel, enviando um código de 7 dígitos que deve inserir no ecrã (caso esteja nos canais digitais) ou no sistema de atendimento automático. Depois receberá um SMS com o seu PIN!

Já sabe, por segurança deve memorizar o PIN e apagar a mensagem SMS. 
Pode também, caso queira, altera o PIN do cartão em qualquer caixa MULTIBANCO. 

Perdeu ou roubaram o seu cartão WiZink? Saiba o que fazer.

Se perdeu ou se lhe roubaram o seu cartão deverá, de imediato, bloqueá-lo/cancelá-lo. Pode fazê-lo pelas seguintes vias:

No WiZink Online
Aqui mesmo em wizink.pt, efetue o LOGIN (caso não esteja registado, deve entrar pelo botão REGISTO).

Entre nos detalhes do cartão que pretende cancelar;

No menu, escolha a opção "Segurança" e selecione a opção de "Perda/ Roubo";

Após confirmação da morada, e caso a mesma esteja correta, deverá selecionar "Seguir com o pedido". Entre 5 a 10 dias úteis receberá um novo cartão.

Na APP WiZink:
Aceda à App (se não tem ainda, é só instalar e fazer o registo), selecione a opção "Cartões" e escolha o cartão que pretende cancelar;

Selecione "Mais", no menu superior, e depois "Segurança - Perda/ Roubo", selecionando o motivo para a substituição do cartão. 

Após confirmação da morada, e caso a mesma esteja correta, deverá selecionar "Seguir com o pedido" Entre 5 a 10 dias úteis receberá um novo cartão.

Não reconhece um movimento que aparece na sua conta cartão? Saiba como deve proceder.

Consulte regularmente a sua conta-cartão para controlo de saldos e movimentos. É simples, através da App WiZink ou aqui mesmo, em wizink.pt, Login, Cartões de Crédito.

 

Se não reconhece algum movimento, faça o seguinte:

A.No caso de não ter dado a sua aprovação ao movimento e não reconhecer o comerciante, contacte-nos de imediato e preencha o “Formulário de movimentos não reconhecidos”,  enviando-nos o mesmo, conforme indicamos abaixo.
 
B.Se não reconhece a transação mas reconhece o comerciante e tem outra razão para reclamar o movimento:
-em primeiro lugar deverá tentar contactar o comerciante, uma vez que o Wizink não pode anular diretamente uma transação que já está efetivada, apenas o comerciante que a emite o pode fazer;
-contudo, caso não consiga resolver diretamente com o comerciante, podemos ajudá-lo(a), dando início ao processo de reclamação, em seu nome, junto do Banco do comerciante´. Para tal deverá preencher e enviar-nos o “Formulário de movimentos não reconhecidos”, conforme indicamos abaixo.

 

Processo para o(a) podermos ajudar:

1.Descarregue o “Formulário de movimentos não reconhecidos”
Aqui
ou no Wizink Online, na opção Documentação
2.Preencha o formulário, junte a documentação indicada no mesmo, caso aplicável, e envie-nos tudo por email para o endereço: disputas@wizink.pt

 

Nota: O prazo de resolução deste processo poderá chegar aos 120 dias, uma vez que implica a gestão com o comerciante, a aplicação da eventual devolução e as suas possíveis alegações.

A partir de que idade posso aderir a um cartão?

A adesão ao cartão Wizink pode ser realizada por qualquer pessoa maior de idade, neste caso 18 anos.

Como posso pedir um cartão WiZink?

Para aderir ao cartão Wizink basta escolher aqui o cartão que mais se adequa a si. Escolha "XXXXXX", preencha os dados e submeta a sua proposta. É fácil e rápido!

Se tiver alguma dúvida, durante o preenchimento dos dados, poderá sempre pedir que lhe liguem para dar uma ajuda!

O cartão WiZink tem comissões?

Se tiver alguma dúvida, durante o preenchimento dos dados, poderá sempre pedir que lhe liguem para dar uma ajuda!

O Cartão Wizink está isento de comissão de disponibilização.

No entanto, existem comissões associadas a determinadas transações e serviços, as quais poderá consultar no Folheto de Comissões e Despesas do Preçário em vigor.

Como posso ativar um cartão Wizink?

Se recebeu um novo cartão Wizink que precisa de ser ativado saiba que pode fazê-lo de várias formas:

No WiZink Online ou na APP Wzink:
Efetue o LOGIN (caso não esteja registado, deve entrar pelo botão REGISTO).

E escolha a opção “Ativar Cartão”; 

Após seguir as instruções irá ver a mensagem de que o cartão já se encontra ativo!

Atenção: Se for uma ativação pela primeira vez ainda terá de receber o seu PIN.        


Também o poderá fazer através da Linha Wizink, utilizando o sistema de Atendimento Automátimo ou com um assistente.

O que é afinal o limite de crédito?

O limite de crédito do seu cartão, ou da sua conta-cartão WiZink, corresponde ao valor que o WiZink lhe disponibiliza, de acordo com a respetiva análise de crédito, podendo ser revisto periodicamente pelo banco. Neste caso, o WiZink pode propor o seu aumento ou diminuição, enviando sempre comunicação por escrito e cumprindo com o respetivo pré-aviso.

Este montante que lhe é disponibilizado pode ser utilizado de diversas formas como, por exemplo, compras em lojas físicas ou online, transações MB WAY, pagamentos em MULTIBANCO, levantamentos de numerário a crédito ou transferências de dinheiro para a sua conta à ordem.

O reembolso dos montantes utilizados será efetuado/cobrado mensalmente, em data fixa, de acordo com a opção de pagamento que escolher para o seu cartão (e que poderá mudar sempre que quiser e precisar). O montante pago voltará a estar disponível, podendo ser novamente utilizado (Saldo disponível).
Nota: Pagamentos inferiores a 100% estão sujeitos à cobrança de juros, conforme condições do Contrato.

Não se esqueça que pode consultar sempre os detalhes do seu cartão e conta-cartão no WiZink Online (LOGIN) e na App WiZink.
Desde que existam movimentos na sua conta-cartão ou saldo devedor, o WiZink disponibilizará também um Extrato mensal, onde poderá confirmar todos os detalhes da sua conta-cartão, como o limite de crédito, os movimentos efetuados no período a que respeita o Extrato, o saldo devedor à data de emissão do Extrato, opção de pagamento e montante a pagar.

Posso alterar o meu limite de crédito?

O limite de crédito do cartão Wizink é definido no momento da aprovação do seu cartão / formalização do Contrato, de acordo com os critérios de risco definidos.

Os aumentos ao limite de crédito inicial são propostos proativamente pelo Wizink, quando possíveis e de acordo com análise de risco periódica, e nunca efetuados fora deste processo.
As propostas de aumento do limite de crédito, são comunicadas sempre por escrito (por email ou correio), com o pré-aviso de 60 dias, podendo o cliente:
- Solicitar que o novo limite de crédito entre, de imediato, em vigor;
- Solicitar que o aumento do limite de crédito seja feito por um valor inferior ao proposto pelo WiZink;
- Rejeitar o aumento proposto, desde que dentro do prazo indicado na comunicação.

Em qualquer momento, poderá ainda solicitar a redução do seu limite de crédito, respeitanto o valor mínimo de 500€ e garantindo que, caso exista saldo devedor, o mesmo não excede o limite de crédito que está a pedir para ser considerado.

Não reconhece um movimento que aparece na sua conta cartão? Saiba como deve proceder.

A. Se os movimentos do seu cartão apresentam alguma transação que não reconhece deve, antes de mais, tentar contactar o comerciante onde a mesma foi realizada, uma vez que o Wizink não pode anular diretamente uma transação que já está efetivada, apenas o comerciante que a emite o pode fazer.

B. Contudo, e caso não consiga resolver diretamente com o comerciante, podemos ajudá-lo a resolver a situação, dando início ao processo de reclamação, em seu nome, junto do Banco do comerciante.

Para tal, é necessário que nos remeta o formulário de transações não reconhecidas que se encontra disponível:
-  Download aqui
- ou no Wizink Online, na opção Documentação.

Depois de preenchido o formulário deverá remetê-lo para disputas@wizink.pt.

Nota: O prazo de resolução deste processo poderá chegar aos 120 dias, uma vez que implica a gestão com o comerciante, a aplicação da eventual devolução e as suas possíveis alegações.

Como posso cancelar o meu cartão Wizink?

Se pretender denunciar o seu Contrato com o WiZink, poderá fazê-lo escrevendo-nos através da sua caixa de mensagens disponível no WiZink Online ou ligando para a Linha WiZink. 

Extratos e pagamentos

O que é o ciclo de Faturação?

O ciclo de faturação é o período, de cerca de 30 dias, em que todos os movimentos nele ocorridos entrarão para o cálculo do seu Montante a Pagar. No Extrato está indicado logo no início, no "Período a que se refere o extrato".

No WiZink existem 4 ciclos de faturação, com datas de emissão de extrato diferenciadas e respetivas datas limite de pagamento: 


A  Data Limite de Pagamento pode oscilar de acordo com os dias úteis do mês. Se a mesma ocorrer num dia não útil, a mesma será antecipada para o dia útil anterior.

Para alterar a sua data Limite de Pagamento e consequentemente a data do seu ciclo de Faturação poderá escrever-nos através da caixa de Mensagens do seu Wizink Online ou contactar-nos através da Linha Wizink.

Como consulto o extrato

O seu extrato é disponibilizado até 2 dias úteis após o fecho do seu ciclo de faturação na APP Wizink ou no Wizink online.

Poderá aceder ao mesmo de forma simples, rápida e cómoda através do WiZink Online em Detalhes do Cartão > Extrato Digital ou através da APP WiZink em Extratos.

Se ainda não tem acesso ao seu extrato digital saiba que pode fazê-lo através do WiZink Online em Detalhes do Cartão > Extrato Digital > Aderir ao extrato digital ou através da APP WiZink em Extratos > Aderir ao Extrato digital.

Como entender o meu extrato?

É muito fácil! No extrato do seu cartão Wizink irá ver refletida toda a atividade relacionada com o seu cartão Wizink no período de faturação a que corresponde o extrato.

No seu extrato pode ver:
O seu limite de crédito - Valor que o WiZink lhe disponibiliza para utilizar da forma que lhe for mais conveniente;
O seu saldo disponível - Valor que ainda tem disponível para utilizar;
O saldo em dívida à data do extrato atual - Saldo utilizado à data do extrato;
A sua forma de pagamento - Se tiver o seu Débito Direto ativo irá ver essa informação aqui espelhada;
A sua opção de pagamento - Corresponde à opção que escolheu para pagar o seu saldo utilizado e que pode ser: Montante Mínimo a Pagar ou uma % percentagem à sua escolha sobre o Saldo Utilizado.

           Nota: Com exceção da opção de pagamento a 100%, todas as demais têm lugar à cobrança de juros

Data limite de pagamento - Corresponde à data em que o seu Débito Direto irá ocorrer na conta que nos facultou.

           Nota: Caso não tenha o débito direto ativo deve pagar até à data limite indicada em "Pagamento por Multibanco". 

Montante a Pagar - Este valor é calculado com base com os movimentos realizados no período de faturação a que corresponde o extrato, a opção de pagamento que tem definida, mensalidades e eventuais encargos que possam estar associados. 

          Nota: Caso altere a sua opção de pagamento entre a data de emissão do extrato e a 7 dias antes da sua data limite de pagamento, este valor será ajustado e debitado da sua em conformidade com a sua alteração.

Pagamento por Multibanco
A. Se tem o Débito Direto ativo, em qualquer momento poderá realizar reforços de pagamento utilizando a Entidade e Referência aqui indicadas. 
Também poderá inibir o seu Débito Direto se realizar por Multibanco o pagamento do seu Montante a Pagar desde que tal ocorra até 7 dias úteis da Data Limite de Pagamento associada ao seu débito direto. Se este prazo não for cumprido poderão ocorrer cobranças em duplicado. 

        Nota: Se realizar um pagamento por Multibanco de um valor inferior ao seu Montante a Pagar, mesmo cumprindo com os 7 dias úteis, o seu débito direto irá ocorrer na mesma mas pela diferença entre o valor pago e o Montante a Pagar.

Nas páginas seguintes poderá ver ao detalhes todos os movimentos realizados nesse período a que corresponde o extrato.

Como posso ver os movimentos recentes?

Todos os movimentos que tenha realizado durante um ciclo de faturação que ainda não se encontra encerrado poderão ser consultados através da APP Wizink ou do Wizink Online em Os Seus Movimentos. Esta página poderá conter dois tipos de transações incluídas:
A. Os Movimentos atuais dizem respeito às transações que se encontram já aprovadas e que farão parte do extrato a pagamento correspondente ao ciclo de faturação em referência.
B. Os Autorizações em Curso dizem respeito a transações realizadas que foram autorizadas pelo Wizink mas que se encontram pendentes de confirmação do comerciante. Habitualmente poderá levar até 48h a ser confirmadas e assim estejam passarão a constar dos Movimentos atuais. 
         Nota: Caso ocorra entretanto o fecho do seu ciclo de faturação, todas as transações que se encontrem ainda em autorização irão transitar para o ciclo de faturação seguinte passando a estar espelhadas apenas no extrato seguinte.

Meios de pagamento

O que é a tecnologia contactless?

O Contactless é uma forma de pagamento disponível no seu cartão Wizink que utiliza a tecnologia NFC permitindo que os pagamentos sejam realizados por aproximação num terminal contacless.

Para poder fazer compras com a tecnologia contactless é preciso realizar primeiro uma transação com Chip&Pin.

Se a transação for igual ou inferior a 50€ não precisa de marcar o PIN.
Mas compras sem introdução de PIN só são permitidas até um montante acumulado  de 150€. 

No estrangeiro, as transações contactless de baixo valor estão limitadas ao número máximo de 2 transações (o valor máximo depende do país).

Após atingir este valor máximo, o cartão Wizink vai exigir que a próxima compra seja feita com Chip&Pin, independentemente do valor e tipo de terminal. Só assim é possível voltar depois a fazer transações contactless, sem introdução de PIN.

Pode também ser pedido, de forma aleatória, para fazer uma transação com Chip&PIN.

A responsabilidade nas transações contactless sem introdução de PIN, em caso de perda, roubo ou apropriação abusiva do cartão de crédito WiZink, é assumida pelo banco, salvo atuação culposa ou fraudulenta.
 

Como posso associar o meu cartão ao MB WAY?

O cartão WiZink já pode ser adicionado ao MB Way e assim usufruir de algumas das funcionalidades que este serviço disponibiliza.
Para poder adiconar o seu cartão WiZink ao MB WAY tem ao seu dispôr duas opções:
A. Através da App MB Way
B. Através de um caixa Multibanco

Que transações posso realizar com o meu cartão WiZink através do MB WAY?

Se já tem o seu cartão WiZink associado ao MB Way poderá usufruir de todas as funcionalidades que o MB WAY lhe disponibiliza, como compras, levantamentos ou tranferências.
No entanto, não é possível receber transferências via MB WAY para o seu cartão WiZink.

WiZink Online

Que passos devo seguir para me registar?

É muito fácil. Só tem de entrar aqui mesmo, no site, no botão no topo à direita que diz "Registo". Depois é seguir os passos. 
Se quiser saber mais pormenores sobre o registo nos canais digitais do WiZink pode consutar aqui. Dizemos como deve definir o utilizador e dicas para criar uma palavra-passe segura. 
Depois pode aceder sempre que quiser ao WiZink Online, aqui, no botão Login ou usar também a App WiZink - os dados de acesso são os mesmos, para facilitar!

Como acedo ao Wizink online?

É muito simples, só tem de efetuar o Login aqui mesmo, no botão no topo da página. Se não está registado entre no botão "Registo" e siga os passos. Maior detalhe na resposta anterior. 

O que fazer se me esquecer do meu nome de utilizador ou palavra-passe?

Não se preocupe, clique no botão "Login" e depois na opção correspondente "Esqueceu-se do nome de utilizador?" ou "Esqueceu-se da palavra-passe?", conforme o caso. E n+os vamos recordá-lo(a)!

O que posso encontrar no Wizink Online?

No WiZink Online pode fazer a gestão do seu cartão de forma autónoma e muito fácil. 
Pode consultar movimentos, saldos e os últimos extratos. Ver os detalhes e gerir a opção de pagamento do seu cartão e aceder a várias formas de utilização que este lhe dá.  
Pode ainda confirmar e gerir os seus dados e até entrar em contactoconnosco através das MENSAGENS! 
Mas o melhor é ver mais detalhes aqui ou, melhor ainda, registar-se e explorar agora mesmo!

WiZink APP

Como instalo a app do Wizink e como acedo?

A App WiZink está disponível os sistemas Android e iOS.
Só tem de ir às respetivas stores e procurar "WiZink", surgirá a nossa App e é só instalar! Se já está registado no WiZink Online pode entrar na App com os memos dados de acesso. Se não está, pode registar-se na App e depois aceder ao WiZink Online também. Fácil! 

O que posso fazer na App WiZink?

A App WiZink ajuda-o(a) a manter  tudo sob controlo - pode consultar saldos, movimentos, extratos, ver os detalhes e gerir a opção de pagamento, comunicar perda ou roubo do cartão e mais! 
E muito importante, é na App WiZink que pode validar as compras online que necessitam de Autenticação Forte. Só tem de garantir que as Notificações na App estão ativas!

O que fazer se me esquecer do meu nome de utilizador ou palavra-passe?

Não se preocupe, abra  a App e clique em "Problemas ao entrar?" e nós vamos ajudálo(a)!

Crédito Pessoal

O que é um Crédito Pessoal?

É um empréstimo que permite colocar uma determinada quantia de dinheiro à tua disposição, que deverá ser reembolsada num determinado prazo, através de pagamentos fixos mensais (prestações). 

Quem pode contratar um Crédito Pessoal WiZink?

Para teres um Crédito Pessoal WiZink deverás ser residente em Portugal e ter mais de 25 anos de idade. 
E podes solicitá-lo sendo ou não já nosso cliente de cartão de crédito. 

Que finalidades de Crédito Pessoal estão disponíveis?

No WiZink temos créditos pessoais para diferentes fins. Consoante o teu projeto ou objetivo, tu escolhes:
- Crédito WZ Lar, se queres redecorar a tua casa,
- Crédito WZ Eco, se procuras financiamento para melhorar a eficiência energética da tua casa, este crédito serve especificamente para  a aquisição de equipamentos de produção de energias renováveis,
- Crédito WZ Férias, se estás a pensar tirar uns dias para relaxar ou viajar,
- Crédito WZ Pessoal, sem um fim específico, podes pedi-lo para fazer face a despesas gerais ou se tens aquele projeto que queres iniciar.

Para contratar um crédito pessoal WiZink preciso de mudar de Banco?

Não! Terás, no entanto, que indicar uma conta à ordem para débito da prestação mensal do Crédito Pessoal WiZink. 

Quantos titulares pode ter o Crédito Pessoal WiZink?

O Crédito Pessoal WiZink apenas poderá ter um titular.

Como é constituída a prestação mensal do Crédito Pessoal WiZink?

A prestação, calculada com base numa taxa de juro fixa e no prazo que escolheres para o teu crédito, terá um valor fixo mensal e compõe-se de juros e reembolso de capital. A este valor mensal fixo acresce Imposto do Selo (IS) sobre juros à taxa legal  em vigor (atualmente 4%).  Para saberes que prestação ficarias a pagar por um Crédito Pessoal WiZink, só tens de fazer uma simulação aqui! 

Quais os impostos associados ao Crédito Pessoal e como são pagos?

Existem 2 tipos de Imposto do Selo associados ao Crédito Pessoal WiZink:
- O Imposto do Selo sobre Utilização de Crédito (ISUC) - é calculado sobre o valor solicitado e consoante o prazo de crédito, de acordo com a tabela de Imposto do Selo (IS) em vigor,  e será subtraído ao montante a transferir para a conta à ordem, pelo que é importante que tenhas em consideração que o valor a creditar na conta  já se encontra deduzido do valor deste imposto. Vamos a um exemplo? Se pedires um crédito de 10.000€ em 24 meses, de acordo com a taxa legal em vigor, o ISUC corresponderá a 264€. O montante a transferir para a tua conta à ordem será de 9.736€.
- O Imposto do Selo (IS) sobre juros - é calculado à taxa legal em vigor (atualmente de 4%) sobre os juros a pagar em cada mês. Este imposto é cobrado em simultâneo com a prestação mensal. 

Quais os montantes que posso pedir e em que prazos posso pagar?

Podes pedir desde €3.000 e a €30.000, para dar o impulso que precisas aos teus projetos.
Para que tenhas a flexibilidade que precisas, os prazos de pagamento variam entre os 24 e os 84 meses, consoante a finalidade do crédito e montante que solicitares. 

Qual é a taxa de juro do Crédito Pessoal WiZink?

A taxa de juro depende da finalidade do crédito e está disponível no nosso Preçário ou no simulador de Crédito WiZink disponíveis, aqui mesmo, neste site. 

A taxa de juro varia ao longo da vida do crédito?

Não, a taxa de juro do Crédito Pessoal WiZink é uma taxa fixa que se manterá ao longo de todo o prazo do empréstimo. 

O Crédito Pessoal Wizink tem comissões iniciais ou de reembolso/amortização antecipado/a?

Não. Não tem Comissão de Estudo/Análise ou Comissão de Abertura, nem Comissão de Reembolso antecipado, seja parcial ou total. 
A única comissão existente, de acordo com o Preçário em vigor, é a Comissão de Recuperação de Valores em Dívida. 

Posso fazer o pagamento da mensalidade sem ser por débito direto?

Não. Ao solicitares um Crédito Pessoal WiZink deverás indicar sempre uma conta à ordem, onde será creditado o valor do teu empréstimo (deduzido do valor do Imposto do Selo sobre Utilização de Crédito - ISUC) e também efetuado o débito direto das prestações mensais do teu crédito. 

Como posso pedir um Crédito Pessoal Wizink?

Fácil. É tudo digital, tudo 100% online! Podes usar o teu computador, tablet ou telemóvel, é muito simples: 
1. Começa por simular: seleciona a finalidade, escolhe o montante e o prazo que queres.Podes fazer as simulações que quiseres, até encontrares as condições que melhor se ajustam às tuas necessidades.
2. Avança para o pedido: 
      - Se quiseres podes complementar o teu crédito pessoal com o Seguro Proteção Crédito WZ, tu escolhes como queres  prosseguir - com ou sem seguro; 
      - Em seguida, preenche/indica os dados pessoais que te pedimos, confirma a tua identidade e anexa os documentos solicitados.
4. Conclui o processo, lê atentamente e confirma a documentação - FIN e Contrato - e assina de forma digital (através de código de segurança enviado para o telemóvel), com total comodidade.
Analisaremos o teu pedido e entraremos em contato caso necessitemos de algum esclarecimento.
Se o teu crédito for aprovado, o montante solicitado (deduzido do Imposto do Selo sobre Utilização de Crédito - ISUC) será transferido em poucos dias para a conta à ordem que nos indicaste no teu pedido. 

Quais são os documentos necessários para pedir um Crédito Pessoal WiZink?

Para pedires um Crédito Pessoal WiZink deves apresentar:
- Documento de Identificação válido 
  -  Cartão do Cidadão ou 
  - Título de residência
- Comprovativo(s) de rendimentos, conforme a respetiva fonte de rendimento / situação profissional:
  - 3 Últimos Recibos de Vencimento (Trabalhador por conta de outrem)
  - Declaração de IRS - último ano fiscal completo (Profissionais liberais)
  - Comprovativo de pensão/reforma (Pensonsitas / Reformados)
Sem os comprovativos de rendimentos que solicitamos no pedido de crédito ou caso estes não se mostrem verdadeiros ou atualizados, não será possível aprovar um crédito pessoal.
Vamos ainda precisar que nos disponibilizes:
  - Comprovativo de morada 
  - Comprovativo de Titularidade de conta bancária/IBAN

Não consegui validar os dados biométricos. O que devo fazer?

Durante o processo do pedido de crédito tens a possibilidade de solicitar ajuda. 
Como? Basta pedires e ligamos para ti (chamada gratuita). 
Se não conseguires avançar em alguma etapa ou se tens alguma dúvida, não hesites, pede ajuda!

Posso alterar a simulação durante o pedido?

Podes! Se durante o teu pedido quiseres considerar outro montante e/ou prazo, podes voltar a simular e avançar com outros dados de simulação. 

Como funciona a assinatura digital?

Muito simples. Depois de leres e confirmares os documentos - Ficha de Informação Normalizada e Contrato - farás a assinatura digital, através da confirmação de um código de segurança enviado para o teu telemóvel. Cómodo, rápido e seguro. 

Quanto tempo demora a aprovação e quando terei o dinheiro na conta à ordem?

O Crédito Pessoal WiZink é contratado através de um processo 100% digital, para que possas pedir, submeter os teus dados e documentação e assinar em poucos minutos. Em seguida avaliamos o teu pedido e, se tudo estiver correto e o crédito for aprovado, em poucos dias terás o dinheiro disponível na tua conta à ordem.

O meu pedido de crédito foi recusado. Porquê?

Se o teu pedido de crédito for recusado receberás uma comunicação com o motivo da não aprovação. Se a tua situação mudar, podes sempre solicitar novamente um Crédito Pessoal WiZink. 

O que é o Seguro de Proteção Crédito WZ e que coberturas tem?

É um Seguro opcional criado para te proteger e assegurar os pagamentos das tuas prestações mensais, em caso de imprevisto. Só é possível aderires ao Seguro Proteção Crédito WZ durante o teu pedido de crédito. 
Este Seguro, de acordo com as respetivas condições, garante o pagamento das tuas prestações em caso de: Hospitalização, Incapacidade Total Temporária, Invalidez Absoluta e Permanente ou Morte e Desemprego Involuntário para Trabalhadores por Conta de Outrem. 
Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida que podes consultar aqui. 

Qual é o custo do Seguro Proteção Crédito WZ?

O prémio do Seguro é de 0,20% calculado sobre o valor total do empréstimo solicitado. Este prémio é depois cobrado mensalmente, juntamente com a prestação do teu crédito. 

Como posso aderir ao Seguro?

Só podes aderir a este Seguro durante o processo de pedido do teu Crédito Pessoal WiZink. Assim, depois de simulares o teu crédito, ao avançares para o pedido, vamos perguntar se queres ou não o Seguro Proteção de Crédito WZ. A escolha é tua!

Posso cancelar o Seguro?

Sim. Se decidires que já não precisas ou não queres esta proteção, basta indicar-nos, ligando-nos para a Linha WiZink 211 206 140 (custo rede fixa nacional), disponível nos dias úteis das 9h às 20h, e cancelamos o teu Seguro

Tenho possibilidade de revogar o meu crédito? Como?

Sim. Podes revogar o teu Contrato de Crédito Pessoal WiZink no prazo de 14 (catorze) dias de calendário, a contar da data de celebração do contrato, sem necessidade de indicares o motivo e sem que possa haver qualquer indemnização ou penalização. Para tal deverás comunicar a tua intenção através do e-mail revogarcredito@wizink.pt.
A revogação do contrato implicará a obrigação de pagamento imediato do montante que se encontra em dívida.

Como posso consultar os dados e documentação do meu contrato?

Está tudo online! Basta entrares no WiZink Online para Crédito Pessoal (aqui mesmo no site, em Login ) e poderás consultar todos os detalhes do teu crédito, incluindo o Contrato e os Extratos. 
Se já não te lembras da palavra-passe, não faz mal, ao entrares em Login podes pedir para recuperar o acesso. 

Como posso atualizar os dados associados ao meu contrato?

Se quiseres alterar os dados associados ao teu Crédito Pessoal WiZink liga-nos para a Linha WiZink através do 211 206 140 (custo rede fixa nacional), disponível nos dias úteis das 9h às 20h.

Como me posso registar na Área Privada?

Não precisas fazer registo. Após aprovação do teu Crédito Pessoal WiZink, enviamos-te uma comunicação com a informação para poderes aceder ao WiZink Online - Crédito Pessoal (é aqui mesmo, no site, em Login ).  
Se mais tarde te esqueceres da palavra-passe, não te preocupes. Entras em Login e podes pedir para recuperar o acesso. 

Quais os dias disponíveis para fazer o pagamento das prestações?

Existem duas datas possíveis e és tu que escolhes, podes pagar a dia 1 ou a dia 5 de cada mês. Vamos pedir-te para optares por uma destas datas durante o processo de pedido de crédito. 

Como posso pagar as prestações do meu crédito?

Serão cobradas por débito direto na tua conta. A conta à ordem que indicares para disponibilização (transferência) do teu Crédito Pessoal WiZink é a mesma que usaremos para fazer o débito direto das prestações mensais do empréstimo. 

O que acontece se a data de pagamento da prestação calha num feriado ou fim-de-semana?

O débito direto da prestação é efetuado no dia útil imediatamente a seguir. 

Como posso pagar uma prestação em atraso?

Se eventualmente tiveres alguma prestação em atraso receberás informação de como deves proceder para regularizar a tua dívida. 
Podes ainda consultar, a qualquer momento, essa mesma informação no WiZink Online para Crédito Pessoal (aqui no site, em Login ).
Atrasos de pagamento estão sujeitos à Comissão por Recuperação de Valores em Dívida conforme preçário em vigor. 

O que acontece se me atrasar a pagar a prestação?

Atrasos de pagamento estão sujeitos à Comissão por Recuperação de Valores em Dívida conforme preçário em vigor. 
Para além disso, a não regularização da situação de incumprimento implica o reporte da mesma à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal. 
Se eventualmente tiveres alguma prestação em atraso receberás informação de como deves proceder para regularizar a tua dívida e podes sempre consultar essa mesma informação no WiZink Online para Crédito Pessoal (aqui no site, em Login ).

Onde posso consultar os movimentos/extrato do meu crédito?

No WiZink Online para Crédito Pessoal, aqui mesmo no site, em Login . 
Se já não te lembras da palavra-passe, não faz mal, ao entrares em Login podes pedir para recuperar o acesso. 

Como alterar o IBAN da conta bancária para o débito das prestações?

Se quiseres alterar o IBAN onde são debitadas as prestações do teu Crédito Pessoal WiZink liga-nos para a Linha WiZink através do 211 206 140 (custo rede fixa nacional), disponível nos dias úteis das 9h às 20h.

Posso fazer reembolsos/amortizações antecipados/as?

Podes. Sempre que quiseres, podes efetuar pagamentos para reembolsar/amortizar parcialmente o teu crédito, sem qualquer custo adicional, isto é, sem comissões.
No WiZink Online para Crédito Pessoal (aqui no site, em Login ), podes simular o reembolso/amortização do teu crédito e ver as indicações do que tens de fazer para amortizar. O valor mínimo de cada amortização deve ser superior a 50 euros.
É igualmente possivel fazer uma amortização antecipada total sem nenhum custo adicional.

Qual o custo dos reembolsos/amortizações antecipados/as?

Não esxitem custos adicionais, isto é, não existem quaisquer comissões por fazeres amortizações (reembolsos) antecipados, parciais ou total, do teu Crédito Pessoal WiZink. 

Como é que o reembolso/amortização antecipado/a parcial afeta as prestações futuras?

As amortizações antecipadas reduzirão o capital em dívida e, consequentemente, o valor das tuas prestações, mantendo-se o prazo inicial do contrato inalterado.

O que deverei fazer se antecipar dificuldades em assegurar o pagamento das prestações?

Contacta-nos 800 910 375 (chamada gratuita). Esse é o primeiro passo para podermos analisar a tua situação e, juntos, encontrarmos uma solução. 
Consulta mais informação aqui.

Tenho uma dúvida sobre o processo do pedido de crédito. Para onde devo ligar?

Fala connosco através da Linha WiZink 211 206 140 (custo rede fixa nacional), disponível nos dias úteis das 9h às 20h.

Tenho um Crédito Pessoal WiZink e preciso de apoio. O que posso fazer? Quem devo contactar?

1. Caso a tua questão esteja relacionada com algum dado do contrato de Crédito Pessoal WiZink, lembra-te que tens informação detalhada no WiZink Online de Crédito Pessoal (aqui mesmo no site, em Login ). Se já não te lembras da palavra-passe, não faz mal, ao entrares em Login podes pedir para recuperar o acesso. 
2. Se a tua dúvida é sobre a gestão do teu crédito (ex.: como fazer uma amortização, se tem comissões, etc.) verifica se as perguntas e respostas nesta secção te podem ajudar.
3. Se ainda assim, continuas com dúvidas, podes sempre ligar-nos através da Linha WiZink 211 206 140 (custo rede fixa nacional), disponível nos dias úteis das 9h às 20h.

Autenticação Forte

O que é a Autenticação Forte?

  • O que é? É apenas uma forma mais segura de validar as suas operações online. Queremos ter a certeza que foram meeesmo feitas por si!
  • Porquê Forte? Para além dos habituais dados de acesso ou do cartão há mais um fator de verificação como, por exemplo, a impressão digital ou código único de validação. Nunca se usa um só fator.
  • Mas é novo? Sim e não. Autenticação forte é cada vez mais comum. O WiZink Online, por exemplo, envia um código para o telemóvel para validar operações - isso é Autenticação Forte.
A autenticação forte vai permitir verificar de forma mais segura a sua identidade garantindo que é mesmo o cliente que está a fazer a operação e não alguém fazendo-se passar por si.
 
Para isso a autenticação forte utilizará sempre 2 ou mais fatores das seguintes categorias:
  1. CONHECIMENTO - quando lhe é pedido algo que só o utilizador conhece. Um exemplo simples? Uma palavra passe.
  2. POSSE - quando lhe é pedido algo que só o utilizador tem ou possui, como o seu telemóvel.
  3. INERÊNCIA - quando lhe é pedida verificação através de algo que é seu apenas, que lhe é inerente, como é o caso de uma impressão digital.
 
Estes fatores são sempre independentes. Se um dos fatores é violado ou quebrado, tal não afeta a fiabilidade dos outros.
Se fizer uma operação de pagamento remota (como são as compras online), a autenticação forte tem de incluir um fator que associe de forma dinâmica a essa operação um montante e beneficiário específico, como por exemplo um código gerado e enviado para o telemóvel do cliente.
 
 
 

A DSP2 vai ter efeitos práticos no meu dia a dia?

Sim. A Diretiva de Serviços de Pagamento revista torna mais robusta a validação das compras online, tornando os pagamentos mais seguros e eficientes. Isso contribui para que possa fazer as suas compras online com maior tranquilidade, usufruindo das muitas vantagens que estas lhe podem trazer – competitividade de preços, ampla escolha, comodidade, para enumerar só algumas. E tudo isto com maior segurança!

Todas as minhas compras online vão exigir Autenticação Forte?

A maioria sim, para sua segurança.
A autenticação forte é aplicada quando um cliente acede online à sua conta de pagamento, inicia uma operação de pagamento eletrónico com o seu Cartão WiZink ou realiza uma ação remotamente que possa envolver risco de fraude no pagamento ou outros abusos.
Apesar desta ser a regra, haverá situações de exceção em que se pode optar por isentar os utilizadores de autenticação forte. Essa isenção estará sempre baseada no nível de risco envolvido na operação, montante, frequência e canal através do qual é executada a operação.
Por exemplo, compras online até um montante de €30 por compra poderão estar excluídas da necessidade de autenticação forte, até um máximo acumulado de 100€.

Quando for exigida a Autenticação Forte numa compra online como faço? App WiZink ou MB WAY?

Da que quiser. Para ter a opção, só tem de ter as duas instaladas no seu telemóvel:
- Na App WiZink deverá fazer a associação do seu telemóvel, que usará para fazer a Autenticação Forte. Se já associou ótimo. Se não o fez, não faz mal. Vamos pedi-lo no primeiro ou próximo acesso que fizer à App WiZink. É muito simples.
- No MB WAY deverá adicionar o seu cartão WiZink. Para além de todas as outras transações, também o vai poder usar para fazer a Autenticação Forte das suas compras online.

Autenticação Forte – App WiZink ou MB WAY. Mas posso optar como?

Se quiser usar a App WiZink só tem de a instalar previamente. Se já a usa, na próxima vez que entrar, terá de fazer a sua atualização. Depois, na própria App WiZink ou no WiZink Online, vai poder consultar e escolher a Opção de Autenticação Forte que mais lhe convém.
 
Como?
- Na App WiZink, em Área Pessoal, menu "Segurança", opção "Autenticação Compras Online"
- No WiZink Online, no menu "Segurança", "Compras online - Definir opção de autenticação".
Pode mudar conforme lhe der mais jeito, num momento ou noutro. A escolha será sua. Instale as Apps e use no dia a dia para consultar, gerir ou transacionar com o seu WiZink. Fácil.

Dispositivo seguro associado à App WiZink para a Autenticação Forte - e se eu mudar de telemóvel, o que acontece?

Se mudar de telemóvel (dispositivo), ao entrar na App com esse novo dispositivo, será solicitado que confirme (ou não) uma nova associação desse novo telemóvel à App WiZink.
 
Se, por algum motivo, desinstalar a app terá de voltar a associar o seu telemóvel como dispositivo seguro.

Dispositivo seguro associado à App WiZink para a Autenticação Forte - e se eu tiver a App WiZink instalada em mais do que um telemóvel?

Se tiver a APP WiZink instalada em vários telemóveis/dispositivos, deverá escolher um deles como “o” dispositivo seguro a associar à App. Este será o telemóvel/dispositivo com o qual autenticará as operações (nomeadamente, compras online) que exijam um nível de segurança elevado (autenticação forte). E não poderá fazê-lo com outro telemóvel/dispositivo, a menos que altere a associação e determine outro telemóvel como dispositivo seguro associado à App WiZink.

Tenho mais de um telemóvel com a App WiZink … já não me lembro qual associei como dispositivo seguro… e agora?

Não há problema! Pode sempre consultar qual é o telemóvel associado à App WiZink na própria App, na sua Área Pessoal, menu "Segurança", opção "Dispositivos seguros”.

Como ativar as notificações na App WiZink?

É fácil. Basta, no seu telemóvel, ir a Definições > Notificações e depois procurar a App WiZink. Agora, só tem de verificar se as Notificações estão ativas (on). Não estão? Então é ativá-las (on)! Caso tenha as notificações da App WiZink desativadas, poderá na mesma validar a sua compra online acedendo à App. No entanto, será sempre mais fácil fazê-lo através duma notificação, à WiZinker!

O seu telemóvel no WiZink está atualizado e é único? Leia com atenção.

Para que possa validar as suas compras online que precisarão da Autenticação Forte, deverá ter o número de telemóvel atualizado junto do WiZink.
E o mesmo número não deverá estar associado a outra conta-cartão com outro titular. Só assim podemos garantir o correto funcionamento da Autenticação Forte através da App WiZink.

Os meus dados pessoais

Como se faz a gestão dos meus dados pessoais e como é pretegida a minha privacidade?

Os teus dados, sempre protegidos.

  • Download PROTEÇÃO DE DADOS CARTÕES WIZINK PDF (46 KB)

Como posso atualizar os meus dados pessoais?

É muito importante que mantenha sempre os dados atualizados para sua proteção e para que possamos manter-nos em contacto!
Se pretender alterar o seu endereço de email poderá fazê-lo através do Wizink online em Area Pessoal > Dados Pessoais
Se pretender alterar os seus contactos telefónicos poderá escrever-nos através da caixa de mensagens na Area Cliente indicando o contacto atual completo e o que pretende atualizar ou contactar-nos através da Linha Wizink.
Se pretender alterar a sua morada ou algum outro dado pessal, solicitamos que nos remeta um comprovativo recente para cliente@wizink.pt. Em alternativa poderá remeter esse mesmo documento através de correio postal.

Como posso exercer o direito de cancelar os meus dados no Wizink?

Aqui podes exercer os vários direitos que tens em matéria de Proteção de Dados

CLIQUE AQUI

Seguros

Que seguros gratuitos existem?

O Wizink disponibiliza um conjunto de seguros gratuitos de acordo com o tipo de cartão e que podem consultar abaixo:
Seguro de Proteção de Compras - Disponível para todos os cartões dentro do portfólio WiZink
Cobertura de Proteção de Compras
Cobertura de Safe Online
Cobertura de Best Price
Cobertura de Bilheteira
Cobertura por Utilização Fraudulenta do Telemóvel
Cobertura por Roubo após levantamento em ATM

Seguro de Viagem - Exclusivo para cartões WiZink Flex, Rewards, e Gold.  
Cobertura de Morte ou Invalidez
Cobertura de Despesas Médicas de Urgência
Cobertura de Perda de Bagagem
Cobertura de Atraso de Bagagem
Cobertura de Atraso ou Anulação do Voo.
Cobertura de Responsabilidade Civil a Terceiros no Estrangeiro

Seguro de Assistência ao Veiculo - Exclusivo cartão Cepsa Porque Eu Volto    
Cobertura de Serviço de Desempanagem
Cobertura de Reboque
Cobertura de Repatriamento dos ocupantes
Cobertura de Repatriamento do veículo seguro
Cobertura de Transporte para recuperação de veículo

Para ativar qualquer um destes seguros gratuitos poderá contactar diretamente a seguradora, escrever-nos através da caixa de mensagens do seu Wizink Online ou contactar-nos através da Linha Wizink.

O que é o Plano de Proteção de Pagamentos?

O Plano de Proteção de Pagamentos é um seguro opcional em parceria com a Seguradora Metlife.
É um seguro que protege total ou parcialmente a divida do cartão de crédito WiZink, assim como pode ser extendido  ao seu plano de crédito adicional.
O Plano de Proteção de Pagamentos não tem qualquer custo de adesão e tem duas opções que pode subscrever de forma separada:
A. No Plano Proteção de Pagamentos no Cartão de Crédito o prémio cobrado está associado ao montante em dívida no Cartão de Crédito (onde se incluiem todas as funcionalidades do cartão que possa ter como crédito em linha, crédito imediato ou compra repartida).
B. No Plano Proteção de Pagamentos no Crédito Adicional o prémio cobrado está associado ao montante em dívida.
Para poder fazer adesão a algum destes planos poderá contactar-nos através da caixa de mensagens do seu Wizink Online ou contactar-nos através da Linha Wizink.

Conversor cambial

O que prevê o Regulamento Europeu (UE) 2019/518?

O REGULAMENTO (UE) 2019/518, de 19 de março, altera o Regulamento (CE) n.º 924/2009, estendendo a uniformização da taxa de transação da zona do euro aos 12 países do EEE não pertencentes ao euro e adicionando requisitos de transparência adicionais para as conversões de moeda do EEE feitas nas 13 Moedas do EEE.

O que é a taxa de câmbio?

A taxa de câmbio traduz o preço de uma determinada moeda em unidades monetárias de outra moeda. O câmbio é a operação de troca de uma moeda por outra (por exemplo, troca de euros por dólares). A taxa de câmbio é o preço da operação de troca de uma moeda por outra. Ou seja, a taxa de câmbio indica a quantidade de moeda que é possível comprar (ou vender) através da venda (ou compra) de uma unidade de outra moeda (moeda base).

Qual o significado da margem calculada tendo por base a taxa de câmbio do WiZink, face à taxa de câmbio aplicada pelo Banco Central Europeu?

A margem calculada entre a taxa de câmbio aplicada pelo WiZink face à taxa de câmbio aplicada pelo BCE permite apresentar o valor total dos encargos de conversão cambial, e permite que os consumidores façam uma comparação e escolha informada.

Estou a pensar viajar para Inglaterra, como poderei saber antecipadamente qual a taxa de câmbio aplicada pelo WiZink e a respetiva margem face à taxa de câmbio do Banco Central Europeu?

Poderá consultar a qualquer momento as taxas de câmbio atualizadas, aplicadas a transações efetuadas em moedas diferentes do Euro, na União Europeia aqui mesmo, em www.wizink.pt/public/cambio-moeda​. Ficará, assim, a conhecer facilmente os encargos totais de conversão, associados a uma determinada transação, numa determinada data.

Que comunicações passarei a receber no âmbito deste novo Regulamento?

Passará a receber uma mensagem eletrónica (no caso do WiZink, por SMS ou, em alternativa, por email) no momento da transação, que o informará - com base na Cidade/País, moeda e data da operação – sobre a Taxa de Câmbio aplicada pelo WiZink e a respetiva margem face à Taxa do BCE (última publicação).

Estes Alertas serão enviados com que frequência?

Estes Alertas serão enviados apenas uma vez por mês, referentes à 1ª transação efetuada para cada país do EEE com moeda diferente do Euro (levantamento de dinheiro ou pagamento efetuado em terminal de pagamento automático com o cartão de crédito WiZink).

Posso optar por não receber estes Alertas?

Sim, pode. Poderá opor-se a receber estas comunicações eletrónicas, escrevendo-nos, para o efeito, através da caixa de MENSAGENS do WiZink Online em wizink.pt > Login ou ligando para a Linha WiZink 218 700 500 (chamada da rede fixa nacional).

Gostaria de alterar o meio pelo qual estou a receber estes alertas. Como posso fazê-lo?

Poderá receber estes alertas por SMS ou por Email. Para alterar a forma de receção destes alertas, contacte-nos através da caixa de MENSAGENS do WiZink Online em wizink.pt > Login ou da Linha WiZink 218 700 500 (chamada da rede fixa nacional).

Porque recebi apenas um alerta quando fiz várias transações na mesma moeda e no mesmo mês?

Estes Alertas serão enviados apenas uma vez por mês, para a 1ª transação efetuada para cada país do EEE com moeda diferente do Euro (levantamento de dinheiro ou pagamento efetuado em terminal de pagamento automático com o cartão de crédito WiZink). Talvez alguns exemplos ajudem a compreender melhor:

Exemplo A:

Dia 1/05 pagamento na Dinamarca em Coroa Dinamarquesa ➜ Recebe o Alerta

Dia 31/05 pagamento na Dinamarca em Coroa Dinamarquesa ➜ Não recebe o Alerta por ser uma transação na mesma moeda, efetuada no mesmo mês

Dia 3/06 pagamento na Dinamarca em Coroa Dinamarquesa ➜ Recebe o Alerta por ser um novo mês

Exemplo B:

Dia 1/05 pagamento na Dinamarca em Coroa Dinamarquesa ➜ Recebe o Alerta

Dia 15/05 pagamento na Dinamarca em Coroa Dinamarquesa ➜ Não recebe o Alerta por ser uma transação na mesma moeda, efetuada no mesmo mês

Dia 16/05 pagamento na Polónia em Zloty polonês ➜ Recebe o Alerta por ser uma transação de uma nova moeda, embora no mesmo mês

Exemplo C:

Dia 1/05 pagamento na Dinamarca em Coroa Dinamarquesa ➜ Recebe o Alerta

Dia 15/05 pagamento na Dinamarca em Coroa Dinamarquesa ➜ Não recebe o Alerta por ser uma transação na mesma moeda, efetuada no mesmo mês

Dia 16/05 pagamento na Polónia em zloty polonês ➜ Recebe o Alerta por ser uma transação de uma nova moeda, embora no mesmo mês

Dia 23/05 pagamento na Dinamarca em Coroa Dinamarquesa  ➜ Não recebe o Alerta por ser uma transação numa moeda já utilizada no mesmo mês

SEPA

Área Única De Pagamentos Em Euros

A Área Única de Pagamentos em Euros ou SEPA (Single Euro Payments Area) é uma consequência da entrada em circulação do Euro.

O objetivo principal é reforçar a integração europeia, estabelecendo um espaço único de pagamentos, onde se poderão efetuar e receber pagamentos em euros, dentro de cada país ou entre países, sob as mesmas condições, direitos e obrigações.

Quais As Principais Vantagens Da Área Única De Pagamentos Em Euros?

A existência duma oferta europeia com características e regras comuns, para serviços de pagamentos idênticos, como transferências e débitos diretos, contribuirá para uma prestação e utilização dos serviços mais Simples, Transparente e Eficaz.

Em termos práticos, a implementação do projeto SEPA tem vindo a ser efetuada gradualmente ao longo dos últimos anos, sem constituir uma mudança brusca nos hábitos ou obrigações dos Clientes.

Tem-se refletido numa evolução progressiva dos sistemas de pagamentos na zona Euro com algumas consequências já bem visíveis para os consumidores: equiparação de comissões cobradas para pagamentos na zona Euro com as aplicadas a nível nacional, quer ao nível de transferências, como cartões de débito e crédito.

Se Verificar, Aquando Do Envio Do Extrato Mensal, Que O Valor Que Vai Ser Cobrado Não Está Correto, Posso Recusar O Débito?

Sim. Continua a ter a possibilidade de dirigir-se ao seu banco e solicitar o não pagamento daquela cobrança específica antes da data prevista para o débito, mantendo-se válida a ADC para futuras cobranças.

E Depois De A Conta Ter Sido Debitada, Posso Reaver O Dinheiro?

Sim. Se não concordar com determinada cobrança efetuada ao abrigo de uma ADC válida, tem 8 semanas após a data do débito para solicitar o reembolso junto do seu banco. Se invocar a inexistência de ADC válida concedida a um determinado credor, tem 13 meses após a data do débito para efetuar o pedido de reembolso junto do seu banco.

A Autorização De Débito Em Conta

(ADC) Concedidas Por Mim Através De Um Caixa Automático (Multibanco) Ou Do Seu Banco Continuam Válidas?

A Autorização de Débito em Conta criadas por si através de um caixa automático (Multibanco) no âmbito do sistema de débitos diretos tradicional português (SDD) mantêm-se válidas.

As Autorizações De Débito Em Conta(ADC) Concedidas Pelos Devedores Antes Da SEPA Continuam Válidas

Sim. As Autorização de Débito em Conta válidas concedidas antes de 1 de fevereiro de 2014 permanecem válidas após essa data.

Posso Continuar A Gerir A Minha Autorização De Débito Em Conta(ADC) Nos Caixas Automáticos Multibanco Ou No Homebanking?

Sim, depois de 1 de fevereiro de 2014, continua a poder gerir a sua Autorização de débito em Conta na rede Multibanco (MB) tendo acesso a:

  • consulta,
  • alteração de parâmetros (montante máximo por cobrança e data limite para a ADC),
  • Inativação.

Contudo, apesar de conseguir inativar as ADC no MB, para tornar o seu cancelamento efetivo junto do WiZink, deverá remeter-nos pedido por escrito. Veja como abaixo.

Funcionalidades que deixaram de estar acessíveis após de 1 de Fevereiro de 2014 no Multibanco, por não cumprirem a regra relativa à entrega direta da ADC ao credor:

  • ativação de uma nova ADC
  • alteração da conta (IBAN) associada a uma determinada ADC

Assim, caso pretenda ativar o DD junto do WiZink ou alterar a conta à ordem que lhe está associada, terá de preencher novo formulário de Autorização de Débito Direto SEPA. Veja como abaixo.

Logo

Precisa de ajuda?

  • Contactos Linha WiZink
  • Ajuda
  • Movimentos Não Reconhecidos

Informação geral

  • Aviso legal
  • Proteção de dados
  • Segurança na internet
  • Condições Cartões WiZink
  • Preçário
  • Apoio ao incumprimento (PARI & PERSI)

Sobre wizink

  • Sobre nós
  • Imprensa
  • Informação Financeira
Smartphone

INSTALAR A APP WIZINK

App Store | Google Play

Livro de Reclamações Electrónico

SEGUE-NOS
© 2021 WiZink | ALL RIGHTS RESERVED