Na manhã seguinte, alguns corajosos decidem banhar-se nas águas do rio para terminar de comemorar em memória de S. João Batista.
8 Maio 2023
Na manhã seguinte, alguns corajosos decidem banhar-se nas águas do rio para terminar de comemorar em memória de S. João Batista.
O Dia de Santo António celebra-se a 13 de junho - os festejos começam na noite de 12 para 13 - e pressupõe o início oficial dos Santos Populares. Já que se trata de um Santo muito acarinhado em Lisboa, é nesta cidade que se faz a sua festa com maior intensidade. Dos desfiles das marchas populares, ao longo da Avenida da Liberdade, repletas de colorido, música e união. Até às ruas e praças dos bairros mais populares da capital, como Alfama, Mouraria, Bica ou Madragoa - só para citar alguns - que se enchem de manjericos, de altares de S. António, de danças, risos e pratos típicos, onde é rainha a sardinha assada. No dia seguinte, dia 13, uma procissão passeia normalmente o Santo pelas ruas da Colina do Castelo até ao Largo da Sé, junto à Catedral (Sé) de Lisboa.
Acontece algo semelhante ao Dia de São António: embora muitas vilas e cidades do país, como Braga ou Almada, celebrem o S. João à sua maneira, há uma cidade em que se sente com especial intensidade. E essa cidade é a bonita cidade do Porto. Lá, com o Douro ao fundo, erguem-se as cascatas de S. João, acendem-se as fogueiras, lançam-se fogos de artifício e desfilam balões de ar quente para encher a cidade de luz e vitalidade. E enquanto isso, todas as ruas e praças do Porto se transformam num festim de sardinhas, música e diversão, onde não faltam os cumprimentos com os famosos alho porro e martelos. Na manhã seguinte, alguns corajosos decidem banhar-se nas águas do rio, para terminar de comemorar em memória de S. João Batista.
Onde becos e esquinas exibem balões e outros enfeites onde as festas se multiplicam nas ruas.
O Dia de São Pedro tem lugar a 29 de junho e significa o encerramento dos Santos Populares. Mas é uma despedida que em algumas cidades e vilas se desenvolve em grande estilo. É o caso de Sintra, Évora, Póvoa de Varzim, Montijo, Felgueiras, Seixal ou Ribeira Grande, entre outras, onde becos e esquinas exibem balões e outros enfeites e onde as festas se multiplicam nas ruas. Novamente, e não porque estejam associados aos santos mas sim à época do ano, as sardinhas, assim como os manjericos, tornam-se protagonistas nas mesas dos restaurantes e na decoração das casas. Assim é honrada a memória de São Pedro, apóstolo de Jesus de Nazaré e primeiro Papa da história.
Tens duas alternativas. A primeira é viver uma destas tradições, numa das cidades onde é celebrada com mais carinho, e viver uma experiência inesquecível. A segunda é fazeres um roteiro pelos diferentes lugares do país, para as viver todas sem exceção. O percurso completo dos Santos Populares irá apaixonar-te. Em qualquer caso, já sabes que os Cartões de Crédito WiZink te podem acompanhar e ajudar, com total comodidade e segurança. Porque podem ser associados ao MB WAY, nem precisas andar com a carteira, basta levares o telemóvel. Festas na rua, comida tradicional, fogo de artifício e … WiZink. Tudo o que precisas para celebrar o mês de junho.