Cashback / Recompensas: recebe de volta ao comprar

O chamado “cashback” ou programa de recompensas são mecanismos utilizados pelas entidades bancárias para dar de volta aos seus clientes: este tipo de programa de fidelização pode devolver-te uma percentagem do que gastas ou dar-te pontos que podes trocar por ofertas ou usar na aquisição de produtos. Dito de outra maneira: graças a este tipo de sistemas podes recuperar, de alguma forma, parte do dinheiro que gastas, traduzindo-se numa poupança que pode fazer a diferença nas tuas finanças pessoais. Neste artigo, contamos-te o que precisas saber para desfrutar destas recompensas.

Cashback / Recompensas: recebe de volta ao comprar

24 Outubro 2023

O que é um programa de cashback ou de recompensas?

Cashback é o termo inglês que significa literalmente “dinheiro de volta”, um benefício comum a alguns cartões de crédito ou marcas, através do qual recebes parte do dinheiro que gastas numa compra, uma espécie de reembolso na conta ou conta-cartão.

De forma mais lata, pode ser considerado também qualquer tipo de programa que te permita acumular algo (por exemplo, pontos) que podes depois usar na aquisição de produtos e utilização de serviços, muitas vezes em marcas selecionadas.

Esta forma de retribuição acontece quando participas de um programa de recompensas desenhado expressamente para esse fim, associado muitas vezes a produtos financeiros específicos que contratas, como cartões de crédito.

Como funcionam o cashback/recompensas?

Em primeiro lugar é preciso dizer que cada programa de cashback/recompensas, de cada entidade bancária ou marca, pode apresentar particularidades que o tornem único. Assim sendo, não existe um funcionamento universal.

No entanto, o procedimento costuma partilhar algumas características comuns.

  • todos começam com a tua adesão ao programa. Isto podes fazer diretamente, por tua iniciativa, ou pode ocorrer de forma automática e indireta, na contratação de um produto bancário que tenha um programa deste tipo associado;
  • depois vem a utilização do produto financeiro ou compra no estabelecimento aderente da marca, que te dá direito ao cashback ou a acumular pontos, de acordo com as condições do programa em questão;
  • comum também é existir um limite de valor, acumulação ou utilização dos pontos.

Para saberes tuuuudo sobre os programas de cashback/recompensas a que tenhas acesso, deves consultar as respetivas condições ou regulamentos, normalmente disponíveis nos sites das instituições ou marcas responsáveis pelos mesmos.

Mas em concreto como funciona normalmente um programa de cashback/recompensas?

É um programa que te dá de volta ou retribui quando usas o respetivo cartão de crédito. Se o teu cartão tem um programa de cashback/recompensas, quando pagas com o cartão receberás:

  •  Ou um valor de volta, calculado sobre o valor das tuas compras (cashback)

Este cálculo pode ser efetuado sobre todas as compras, apenas compras a partir de um determinado valor ou até um certo limite, ou até mesmo só compras efetuadas em alguns comerciantes específicos ou determinados tipos de compras - é preciso que te inteires bem do programa. O valor que recebes de volta pode ser em dinheiro creditado na conta ou conta-cartão (reduzindo o saldo em dívida) ou pode ser de outra forma, como por exemplo, creditado numa carteira virtual (é o caso do nosso cartão mais glorioso, ora espreita aqui).

  • Ou um número de pontos por cada X€ em compras, que depois podes, normalmente, trocar por ofertas – já conheces o WiZink que recompensa? - ou usar para adquirir produtos com desconto.

Cada programa – seja cashback ou pontos – tem características próprias e difere de produto para produto.

speech marks left

Cada programa de cashback/recompensas, de cada entidade bancária ou marca, pode apresentar particularidades que o tornem único.

speech marks right

Cashback ou Programa de pontos – mas afinal qual o melhor?

Não há uma resposta única, nem definitiva.

A principal diferença entre os dois é a natureza da recompensa. Mas se um é melhor que outro dependerá de muitos fatores e, em última análise, da tua preferência.

É preciso avaliar as categorias de compras elegíveis por cada programa, os limites das recompensas (valor, onde é creditado, onde é possível redimir, etc.), eventuais custos adicionais associados e, depois, claro, todas as restantes características do cartão de crédito e aquilo que valorizas mais, em cada momento.

Já sabes, se estás a pensar aderir a um cartão de crédito que te recompense, faz alguma pesquisa e compara, lê atentamente as suas características e escolhe o que melhor se adapta a ti!