Segurança na Internet: juntos contra o cibercrime

A passear pela Internet? Estás a tentar comprar aquele produto que queres há taaanto tempo? Vais consultar a tua conta no homebanking? Ou autorizar um pagamento na App do teu banco? A Internet está cheia de possibilidades que podem tornar a tua vida mais confortável e mais completa! O que precisas de fazer, se nos permites o conselho, é certificar-te de que fazes tudo o que está ao teu alcance para manteres a tua segurança online.

Assistimos a um número crescente de cibercriminosos, que estão só à espera da próxima oportunidade, para poderem apoderar-se dos teus dados e roubar o teu dinheiro. Mas não te preocupes, o WiZink dá-te uma ajuda para que te possas proteger dos seus eventuais ataques.

GPS Financeiro Blog Banner Body

1 Setembro 2023

Porque é importante saberes os objetivos dos cibercriminosos?

Porque só assim conseguimos perceber a importância de estarmos atentos e de nos protegermos, tendo em consideração que, cada um de nós,  pode ser a principal barreira contra o cibercrime.

Nunca andarias pela cidade a partilhar os teus dados confidenciais aos quatro ventos, certo?. E faz , sentido: não queres que alguém fique com eles e os use em teu lugar. Na internet, deves ter o mesmo cuidado.

Afinal, se os especialistas do cibercrime se apoderarem das tuas informações confidenciais podem fazer-se passar por ti, invadir a tua privacidade e cometer fraudes financeiras, entre outras práticas criminosas. É preciso estar atento.

Em primeiro lugar, procura sempre sites seguros e empresas da tua confiança, que se preocupam verdadeiramente com a tua segurança e trabalham, a todo o tempo, com sistemas sólidos, procurando soluções atuais e eficientes para manter os teus dados fora das mãos dos criminosos.

WiZink na luta contra o cibercrime

A tua segurança é nossa prioridade. É nosso compromisso investir continuamente na proteção dos teus dados, o que se traduz na procura e utilização de sistemas tecnológicos sempre atuais e robustos.

Mas, para além disso, acreditamos que é importante espalhar a palavra. Promover a informação, porque ela é o teu maior escudo. Se estiveres bem informado, poderás zelar pela tua segurança na internet e pela segurança do teu dinheiro.

1. Como identificar os sinais de alerta que caracterizam uma comunicação fraudulenta (phishing, smishing, vishing entre outras)?
2. O que fazer perante uma eventual ameaça, para não cair nas armadilhas dos cibercriminosos?
3. Como deves atuar, caso desconfies ter exposto os teus dados ou teres sido vítima de fraude?
 

Lê este artigo até ao fim e descobre as respostas a estas questões.

ABC do Phishing – a informação essencial num só lugar

Para te ajudar, criámos o ABC do Phishing, uma iniciativa do WiZink em parceria com o Jornal de Negócios, com o objetivo de sensibilizar consumidores e empresas para o cibercrime. É o sítio certo para acederes a uma série de conteúdos com toda a informação que precisas. É a nossa forma de te dar armas para te protegeres dos criminosos.

O que encontras por lá:

 

Já leste? Agora, podes pôr à prova os teus conhecimentos com o Quiz do Phishing. Faz o teste e descobre a tua pontuação antiphishing.

Academia ABC do Phishing – à conversa com quem sabe

A esta altura já percebeste que os cibercriminosos não têm escrúpulos e são bastante astutos. Mas podem ser travados.

Para que fiques a saber ainda mais, falámos com verdadeiros especialistas no tema da Segurança na Internet e combate ao Cibercrime em Portugal.

Na Academia ABC Phishing tens acesso a 4 Masterclasses, moderadas por João Maia Abreu e com a participação de convidados especiais com vastos conhecimentos em Cibersegurança.

As 4 Masterclasses que podes ver:

  • O que nunca deve fazer nas compras online. Especialistas convidados: Armando Dias Ramos (Inspetor chefe na Unidade Cibercrime da PJ) e Diogo Duarte (Consultor de privacidade e especialista em compliance de GDPR)

 

Com toda esta bagagem de conhecimentos e informações, os cibercriminosos não têm qualquer hipótese contra ti. Estás pronto, com as tuas defesas em alta.