Esqueci-me do PIN do meu cartão de crédito. O que devo fazer?

Esquecer o PIN do cartão de crédito é algo que pode acontecer a qualquer um de nós. Por isso não vale a pena entrar em pânico! Existem passos simples que podes fazer para resolver esta situação.

O WiZink - o banco digital que impulsiona o teu potencial financeiro - irá guiar-te através de todo o processo e oferecer dicas para evitar que te esqueças ou recuperes facilmente o PIN do cartão de crédito em situações futuras.

27 Fevereiro 2025

Esqueci-me do PIN do meu cartão de crédito: O que devo fazer?

Calma. Acontece aos melhores. Vamos ver passo a passo, o que podes fazer para recuperar o teu PIN rapidamente (ou não voltares a esquecer).

Utiliza os Canais Digitais para saber o teu PIN

A forma mais rápida e conveniente de recuperar o teu PIN é através dos canais digitais. A maioria dos bancos, incluindo o WiZink, oferece opções seguras para recordares o teu PIN, através da área privada, no site oficial ou na respetiva aplicação móvel (app). Esta opção permite-te resolver o problema sem sair de casa e com toda a segurança.

Basta fazer login ou entrar na app e seguir as instruções para saberes o teu PIN (no WiZink é no menu Segurança). É um processo simples, pensado para te poupar tempo e evitar deslocações.

Contacta o Apoio ao Cliente, se necessário

Caso tenhas alguma dificuldade, podes entrar em contacto com a linha de apoio ao cliente do teu banco. Eles poderão guiar-te através dos procedimentos necessários para recuperar o teu PIN. Neste caso, ser-te-ão pedidas determinadas informações, de acordo com o procedimento de cada banco, para verificar a tua identidade – a segurança é sempre a prioridade.

Visita uma agência bancária

Se preferires ou se não conseguires resolver a situação pelos canais digitais, se o teu banco tiver agências, podes dirigir-te a uma dela para que te ajudem a recuperar o PIN ou pedir um novo. Esta opção pode ser útil, se tiveres outras questões para esclarecer pessoalmente. Não te esqueças de levar um documento de identificação válido e o teu cartão de crédito para facilitar o processo.

Se tinhas guardado o teu PIN e o perdeste, isso pode ser mais complicado, porque se alguém teve acesso a ele pode ter usado o teu cartão indevidamente. Mas calma. Para o recuperares, já sabes, segues as indicações acima, mas depois muda-o imediatamente! E segue as dicas que te indicamos a seguir.

Dicas para não perderes/esqueceres o PIN do teu cartão de crédito

  • Memoriza o teu PIN: Tenta memorizar o teu PIN. Não é seguro teres o teu PIN anotado e muito menos junto do teu cartão ou em locais de fácil acesso por terceiros. O melhor mesmo, é estar só na tua cabeça (e como já viste antes, se te esqueceres, recuperá-lo já não é assim tão difícil).
  • Utiliza dicas mnemónicas: Cria uma dica mnemónica para te ajudar a recordar o teu PIN. Por exemplo, associa cada número a uma palavra ou evento significativo.
  • Evita combinações óbvias: Datas de aniversários, sequências ou repetições fáceis de adivinhar devem ser evitadas.
  • Alterações regulares: Altera o teu PIN regularmente. Isto não só aumenta a segurança, como também pode ajudar a mantê-lo na tua memória.
  • Utiliza aplicações de gestão de palavras-passe: Considera a possibilidade de utilizar uma aplicação de gestão de palavras-passe para armazenar o teu PIN de forma segura.

O que deves evitar fazer?

  • Não tentes adivinhar o PIN repetidamente: Após algumas tentativas erradas o cartão de crédito bloqueia, o que pode tornar a situação mais complicada.
  • Nunca partilhes o teu PIN: O teu PIN é pessoal e intransmissível, nunca deve ser partilhado com ninguém.
  • Não escrevas o teu PIN no teu cartão (ou em locais óbvios ou facilmente acessíveis): Isto pode ser um convite ao desastre se o teu cartão (ou carteira) for perdido ou roubado. O ideal é memorizá-lo.
  • Não uses redes Wi-Fi públicas: Se fores tentar recuperar ou alterar o PIN, usando os canais digitais do teu banco, evita fazê-lo em redes Wi-Fi públicas, para garantir a segurança. Já sabes, nunca deves usar o Wi-Fi público para operações com dados sensíveis como aceder ao homebanking.
  • Não ignores transações suspeitas: Consulta regularmente os movimentos do teu cartão de crédito. Entra nos canais digitais do teu banco e verifica os teus saldos e movimentos de forma regular, é uma boa prática!
  • Evita utilizar o mesmo PIN para cartões diferentes: Se um PIN for comprometido, todos os cartões com o mesmo PIN estarão em risco.