A origem da Cyber Monday
No ano de 2005, depois de décadas de Black Friday nos Estados Unidos e também noutros sítios do planeta, os empresários aperceberam-se de várias coisas. Primeiro: que muuuuitas pessoas não tinham a oportunidade de ir às lojas físicas durante a sexta-feira posterior ao Dia da Ação de Graças, data marcada para a Black Friday. Ora, ficavam excluídas do evento. Segundo, aperceberam-se que lhes sobrava algum stock e que o queriam vender. E a terceira é que existia um mercado emergente que podia dar solução a essas duas circunstâncias: o mercado digital. Foi assim que decidiram promover uma nova jornada de descontos…online!
Mais especificamente, foi a comunidade shop.org, que pertence à associação de comércio retalhista National Retail Federation, que incentivou a iniciativa e lhe deu nome. No início, devido à baixa penetração dos dispositivos informáticos e de internet entre a população, a Cyber Monday era aproveitada quase exclusivamente nos locais de trabalho. Afinal de contas, estas tecnologias já eram muito comuns nos escritórios. Gradualmente, com o aumento do número de computadores e smartphones nas mãos dos cidadãos, a Cyber Monday começou a tornar-se num dos dias de compras e poupança mais importantes do ano. Aqui estão os pontos-chave.