O  regresso da Cyber Monday - WiZink

O regresso da Cyber Monday

Tiveste oportunidade de ler o nosso artigo sobre a Black Friday? Pois, voltamos ao assunto das promoções, porque queremos que te prepares para outra jornada especial de descontos: a Cyber Monday. Afinal, há duas formas de abordar este tipo de eventos: como eventos que promovem o consumismo ou como eventos que te permitem cobrir algumas necessidades específicas. Em última análise, tudo depende de ti e do quão responsável és com as tuas finanças. Deixamos aqui um breve guia para poderes aproveitar, de forma produtiva e à tua mediada, a Cyber Monday.

7 Outubro 2022

A origem da Cyber Monday

No ano de 2005, depois de décadas de Black Friday nos Estados Unidos e também noutros sítios do planeta, os empresários aperceberam-se de várias coisas. Primeiro: que muuuuitas pessoas não tinham a oportunidade de ir às lojas físicas durante a sexta-feira posterior ao Dia da Ação de Graças, data marcada para a Black Friday. Ora, ficavam excluídas do evento. Segundo, aperceberam-se que lhes sobrava algum stock e que o queriam vender. E a terceira é que existia um mercado emergente que podia dar solução a essas duas circunstâncias: o mercado digital. Foi assim que decidiram promover uma nova jornada de descontos…online!

Mais especificamente, foi a comunidade shop.org, que pertence à associação de comércio retalhista National Retail Federation, que incentivou a iniciativa e lhe deu nome. No início, devido à baixa penetração dos dispositivos informáticos e de internet entre a população, a Cyber Monday era aproveitada quase exclusivamente nos locais de trabalho. Afinal de contas, estas tecnologias já eram muito comuns nos escritórios. Gradualmente, com o aumento do número de computadores e smartphones nas mãos dos cidadãos, a Cyber Monday começou a tornar-se num dos dias de compras e poupança mais importantes do ano. Aqui estão os pontos-chave.

Características da Cyber Monday

A segunda-feira depois da Ação de Graças

O Dia da Ação de Graças marca um antes e um depois no calendário estado-unidense. Uma vez finalizado, as pessoas começam a pensar no seguinte grande evento: o Natal, sempre rodeado de presentes. Aí nasceu a Black Friday, celebrada sempre na quarta sexta-feira de novembro, como uma oportunidade de fazer compras de Natal a um preço muito mais baixo. A Cyber Monday, nesse sentido, está invariavelmente ligada à Black Friday: realiza-se sempre na segunda-feira após a Black Friday. Podem ser vistas como um “pacote de descontos”.

Um evento online

A Black Friday tem as suas raízes em meados do século XX, quando ainda faltavam aproximadamente duas décadas para o aparecimento de ARPAnet, a rede informática que viria a tornar-se na Internet. Era, essencialmente, uma festa do comércio físico. Hoje, graças à expansão das novas tecnologias digitais, a Black Friday também é online, através dos sites das várias marcas. Mas não há comparação com a Cyber Monday, que é verdadeiramente virtual por natureza. Os sites das lojas oferecem promoções incríveis.

Produtos preferidos

Tanto na Black Friday como na Cyber Monday podem encontrar-se descontos em todo o tipo de produtos. Afinal de contas, é um evento onde participam comércios de praticamente todos os setores. No entanto, a Cyber Monday é especialmente aconselhável para adquirir artigos ligados a tecnologia, como televisões, smartwatches ou auscultadores. É muito provável que encontres estes produtos a preços que não encontrarás em mais altura alguma do ano.

Ofertas 24 horas

A Cyber Monday evoluiu ao longo dos seus 17 anos de história e, atualmente, os consumidores podem encontrar ofertas que vão mesmo além da própria segunda-feira. É uma espécie de semana de saldos. No entanto, os descontos que duram 24 horas continuam a ser uma das marcas de identidade da Cyber Monday é um mecanismo amplamente utilizado pelas empresas para atrair clientes. E, por isso, é muito importante que estejas atento ao site e às redes sociais das tuas marcas preferidas. Não percas os descontos de nenhuma delas!

Conselhos para aproveitar a Cyber Monday

No nosso artigo sobre a Black Friday, damos-te dicas importantes para tirares o melhor partido desse dia: utilizar comparadores de preços, verificar condições de compra, prestar atenção à qualidade dos produtos, controlar a atividade das marcas nas redes sociais e, na hora de pagar, poder tirar partido das características dos cartões de crédito WiZink.

E todas estas recomendações são também úteis para a Cyber Monday. No entanto, nesta ocasião, gostaríamos de aproveitar a oportunidade para reforçar conselhos que são especialmente úteis num evento de consumo digital tão grande como este.

Toma nota!

  • Certifica-te de que tens uma boa ligação à Internet para que não deixes escapar os teus produtos preferidos
  • Para poupares tempo, recomendamos que cries uma conta nas lojas em que estás interessado antes da Cyber Monday começar
  • Faz as tuas compras a meio da manhã para desfrutares de uma menor afluência de internautas nas lojas
  • Verifica o teu email nos dias anteriores à Cyber Monday para não perderes as ofertas flash
  • Utiliza as aplicações das marcas: podem ter descontos adicionais
  • Está atento aos custos de envio
  • E, claro, muito cuidado com os links suspeitos nas redes sociais, no teu email, que recebas por SMS ou outro tipo de mensagem escrita. Pode tratar-se de uma tentativa de Phishing ou outro tipo de fraude. Confirma os remetentes, desconfia das mensagens alarmantes que te pedem ação urgente e compra só em lojas oficiais das marcas, da tua confiança. Mantém-te sempre atento e não partilhes os teus dados confidenciais, como dados de acesso ou códigos de segurança ou autenticação, com terceiros. O WiZink nunca os pedirá por email, SMS, WhatsApp ou chamada telefónica.

Vê ainda outros artigos que te podem ajudar:

Não te esqueças: aproveita a Cyber Monday para fazeres aquela compra que tanto queres, em segurança!

WiZink. Um banco. Infinitas possibilidades.