A origem da Black Friday
Filadélfia. 24 de novembro de 1950. Tinha passado apenas um dia desde o tradicional feriado de Ação de Graças e as pessoas vão para as ruas fazer as suas compras de Natal com tempo. Até aqui, tudo normal.
No entanto, nesse mesmo dia, a cidade acolhe um jogo histórico de futebol americano entre o exército e a marinha. Ninguém o quer perder. Vêm pessoas de todo o país que também querem aproveitar essa maravilhosa sexta-feira para fazer compras antecipadamente. Nem os polícias nem os comerciantes conseguem descansar, e têm de fazer longas horas de trabalho, a fim de conseguir gerir toda a multidão e consequente tráfego. Chamam-lhe, então, de sexta-feira negra.
Durante os anos seguintes, as empresas de Filadélfia aproveitam a atração comercial desse momento que não se esquece, para tentar vender mais. Os descontos transformam-se numa regra na quarta sexta-feira do mês de novembro. Sempre nessa data. No ano de 1975, o conceito dá o salto para o panorama nacional, graças a um artigo do prestigiado jornal The New York Times. Como consequência, muitas outras cidades começam a adotar esta tradição. A partir de 2005, tornou-se o dia de compras mais movimentado do ano. Nessa altura, já não era um fenómeno exclusivo dos EUA. Já era um dia internacional.