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Compras online ainda mais seguras: explicamos o que é a DSP2 e a Autenticação Forte e como te protegem

As medidas para compra online  foram reforçadas com mais segurança graças à Diretiva de Serviços de Pagamentos (DSP2 ou PSD2, que é a sigla em inglês). Este regulamento da União Europeia tem, entre as suas principais disposições, um sistema de Autenticação Forte ou Strong Customer Authentication (SCA), em inglês, que torna as tuas compras online ainda mais seguras.

Autenticação Forte: Compras Digitais ainda mais seguras

10 Agosto 2021

Mas o que é a Autenticação Forte?

A Autenticação Forte é uma medida de segurança extra para validar as operações de pagamento que efetues online.
Por outras palavras, é uma maneira de proteger os consumidores, uma vez que identifica de forma ainda mais eficaz a pessoa que está a fazer um pagamento online e, assim, diminui as hipóteses de fraude.

Requisitos da Autenticação Forte

Há diferentes formas de verificar os pagamentos, mas todas têm duas coisas em comum:

  • São fáceis para os utilizadores;
  • Respeitam a tua privacidade, aumentando ao mesmo tempo a segurança.

Como titular de um cartão WiZink, o que tenho de fazer?

Se ainda não o fizeste, deves instalar a App WiZink no teu telemóvel. Podes fazê-lo a partir da App Store ou do Google Play.

Uma vez instalada a aplicação, deves associar o teu telemóvel como dispositivo seguro. Como é que se faz isto? É muuuito simples: o pedido de associação aparecerá automaticamente quando abrires a aplicação (ou te registares na App, se ainda não o fizeste) e só tens de seguir os passos que a App te indica. 

A App WiZink só pode ter associado um dispositivo seguro. Ou seja, se instalares a aplicação noutro telemóvel e o associares como novo dispositivo seguro, o anterior deixará de estar associado à App.

Lembra-te que se mudares de telemóvel deverás associá-lo como dispositivo seguro à App WiZink, para que possas usar a Autenticação Forte.

Podes sempre confirmar o telemóvel que tens associado à App WiZink, na Área Pessoal da própria App, opção Segurança > Dispositivos Seguros.

Como funciona a autorização durante o processo de pagamento?

A Autenticação Forte serve para garantir ainda mais segurança nos pagamentos com o teu cartão de crédito WiZink.


Quando fizeres uma compra online, e se a loja online onde estás a comprar estiver adaptada ao novo regulamento, receberás uma notificação no dispositivo seguro associado à App WiZink para autorizar a transação.


Neste infográfico explicamos melhor:

E também posso usar o MB WAY para a Autenticação Forte?

Sim, também é fácil. Se tens o teu cartão WiZink associado ao MB WAY podes escolher fazer a Autenticação Forte através desta App. O que tens de fazer? Só tens de escolher esta opção de autenticação das compras online na App WiZink ou no WiZink Online. E depois podes mudar novamente.


Em resumo, Autenticação Forte na App WiZink ou no MB WAY? Tu escolhes, nos canais digitais do WiZink qual queres, e podes mudar quando quiseres.

E todas as compras online vão exigir Autenticação Forte?

A maioria sim, para tua segurança. A Autenticação Forte é aplicada quando um cliente acede online à sua conta de pagamento, inicia uma operação de pagamento eletrónico com o seu Cartão WiZink ou realiza uma ação remotamente que possa envolver risco de fraude no pagamento ou outros abusos.
Apesar desta ser a regra, haverá situações de exceção em que se pode optar por isentar os utilizadores da Autenticação Forte. Essa isenção estará sempre baseada no nível de risco envolvido na operação, montante, frequência e canal através do qual é executada a operação.
Por exemplo, compras online até um montante de 30€ por compra estarão, por princípio, excluídas da necessidade de Autenticação Forte, até um máximo acumulado de 100€.


Lembra-te que se ainda tens dúvidas sobre a Autenticação Forte ou sobre os cartões de crédito WiZink, podes resolvê-las aqui.


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