Barreiras digitais
A Internet é agora uma dimensão complementar da vida das pessoas. Uma questão fundamental. Mas não ainda para todos. De acordo com o Digital 2022 April Global Statshot Report, publicado em parceria pelas empresas We are Social e Hootsuite, apenas 62,5% da população mundial é utilizadora da Internet. Os restantes 37,5%, por uma razão ou outra, sofrem as consequências da desconexão, no que diz respeito à Internet. Isto é o que conhecemos como fosso digital.
Barreiras de acesso
As barreiras de acesso são as que impedem diretamente a utilização de tecnologias digitais. As barreiras mais comuns estão relacionadas com a falta de recursos económicos: tanto para o Estado fornecer aos cidadãos as infraestruturas indispensáveis, como para os cidadãos adquirirem os dispositivos eletrónicos necessários e ligação à Internet. No entanto, existem também barreiras de acesso relacionadas com a ideologia, tais como proibições de acesso para as mulheres em alguns países.
Obstáculos à utilização
Ao contrário do que se possa pensar, a presença de infraestruturas tecnológicas, a posse de um dispositivo eletrónico e de uma ligação à Internet não garantem necessariamente a navegação na Internet. Afinal, tirar partido destes recursos requer um conjunto de conhecimentos e competências digitais que não vêm incorporados no homo sapiens: alguém tem de as ensinar. O problema é que nem todas as pessoas recebem educação e formação em matéria digital. E, mesmo que isso aconteça, pode não ser de uma forma suficientemente qualificada.
Obstáculos na qualidade de utilização
Estas barreiras são mais difíceis de identificar, mas as suas consequências são muito significativas. Uma pessoa pode ter o hardware e o software necessários para navegar na Internet, bem como os conhecimentos básicos para o fazer. Mas pode não ter a profundidade de compreensão do ambiente digital para distinguir a verdadeira da falsa informação, para reconhecer tentativas de fraude ou para expandir a sua utilização de ferramentas/conhecimento. A falha digital, ainda que não seja total, mantém-se parcialmente.