À primeira vista, o mundo financeiro pode parecer intimidante e levantar muitas questões complexas, não é? Se estás confundido por tantos acrónimos, conceitos e números, estás no sítio certo. O WiZink facilita-te a vida: neste artigo explicamos como funcionam os juros, comissões e encargos de uma forma prática, rápida e directa.
Continua a ler, se queres ficar a saber como tudo funciona!
Os conceitos que precisas saber:
Para que possas compreender melhor como funciona o mundo dos juros, comissões e encargos, deves familiarizar-te com alguns conceitos básicos. Anota:
Juros
Os juros são o preço que pagamos quando pedimos um empréstimo ou aderimos a um cartão de crédito. Os juros expressam-se em forma de percentagem e calculam-se sobre o montante utilizado. Portanto, se pedires um empréstimo de 10.000 euros com uma taxa de juro de 2%, esses 200 euros são o extra que pagas por este serviço, ou seja, pelo empréstimo.
TAN
A TAN (Taxa Anual Nominal) é uma taxa anual utilizada nas operações de crédito, e que expressam os juros do empréstimo. Não inclui impostos nem outros encargos, pelo que não deve ser um indicador de comparaçã de empréstimos.
Como é uma taxa anual, para calcular o seu valor mensal, é necessário dividi-la por 12 prestações, ou por duas, se o cálculo por semestral.
TAEG
A Taxa Anual Efetiva Global, ou TAEG, é o custo total do crédito ou empréstimo pedido e expressa-se em percentagem. O valor da TAEG engloba todas as comissões, juros, seguros exigidos, etc. que estejam associados ao empréstimo.
Sendo uma taxa que inclui todos os encargos, é a indicada para comparar empréstimos.
Comissões
São os montantes que os bancos cobram pelos serviços que prestam (por exemplo, enviar uma transferência, pelo câmbio de moeda, gerir uma conta, estudar a viabilidade de um empréstimo, conceder-te um cartão de crédito, etc.).