O que fazer em caso de perda ou roubo do cartão de crédito?
Segue este guia prático e aprende o que fazer em caso de perda ou roubo do teu cartão de crédito:
- Bloqueia o cartão imediatamente: Contacta rapidamente o teu banco ou a entidade emissora do cartão. Provavelmente poderás fazê-lo facilmente através dos canais digitais do teu banco – homebanking ou app – no menu Segurança, como acontece com o WiZink. Assim, o teu cartão de crédito ficará, imediatamente, bloqueado para evitar a sua utilização indevida.
- Confirma as últimas transações: Verifica o teu histórico de transações na App do banco ou homebanking, para garantir que não foram feitas compras ou outras transações não autorizadas. Se detetas algum movimento que não reconheces, contacta de imediato o banco!
- Ativa alertas de segurança: De forma a acompanhares as operações futuras e a receberes os alertas de segurança, ativa as notificações na App do teu banco.
- Solicita um novo cartão: Uma vez participada a perda/roubo e o cartão antigo bloqueado, há que pedir a emissão de um cartão de crédito, que o banco emitirá com um novo número. Se fizeste a participação através do menu dos canais digitais, como indicamos acima, muito provavelmente a emissão do novo cartão será tratada automaticamente.
- Comunica à polícia: Se tiveres a certeza de que o teu cartão foi roubado, comunica-o à polícia, registando uma queixa. Isto é importante, não só para efeitos de seguro e reembolsos, mas também para proteção em caso de eventuais fraudes.
- Altera as palavras-passe online: Se utilizaste o cartão para pagamentos online, altera as palavras-passe das contas associadas. E já agora, uma dica: mesmo sem perda, roubo ou qualquer outro acontecimento imprevisto, altera regularmente os teus acessos online, é uma boa prática!