Moratória Privada da ASFAC – WiZink

Toda a informação sobre a Moratória e como pedir a adesão

No WiZink estamos ao seu lado para o que precisar

O WiZink aderiu à Moratória Privada da ASFAC (Moratória), com o objetivo de o(a) apoiar a enfrentar os efeitos económicos resultantes da situação de pandemia da COVID-19.

Esta Moratória aplica-se, entre outros, a contratos de Cartão de Crédito e Crédito Pessoal, não abrangidos pela moratória pública (conforme DL n.º 10-J/2020, de 26 de março), celebrados até 18 de março de 2020, fora do âmbito de uma atividade profissional ou Empresarial, e que não registem pagamentos em atraso há mais de 90 dias.

Neste contexto, pode pedir que o WiZink suspenda, total ou parcialmente, os seus pagamentos até 30.09.2020, como detalhamos nesta página.

O Pedido de Adesão à Moratória tem de ser feito até 30.06.2020. Veja como nesta página.

Beneficiam das medidas previstas na Moratória Privada da ASFAC as pessoas singulares, que se encontrem pelo menos numa das seguintes situações:

  • Estejam em isolamento profilático ou de doença, como estabelecido no DL n.º 10-A/2020, de 13 de Março
  • Prestem assistência a filhos ou netos, como estabelecido no DL n.º 10-A/2020, de 13 de Março
  • Tenham sido colocados em redução do período normal de trabalho ou em suspensão do contrato de trabalho, em virtude de crise empresarial
  • Estejam em situação de desemprego registado no Instituto do Emprego e Formação Profissional, I. P.
  • Sejam elegíveis para o apoio extraordinário à redução da atividade económica de trabalhador independente, nos termos do artigo 26.º do referido DL n.º 10-A/2020, de 13 de Março
  • Sejam trabalhadores de entidades cujo estabelecimento ou atividade tenha sido objeto de encerramento determinado durante o período de estado de emergência, nos termos do artigo 7.º do Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de Março.

Poderão ainda beneficiar da presente Moratória Privada, as pessoas singulares, que apesar de não se encontrarem nas condições referidas anteriormente, a sua economia financeira familiar tenha sido significativamente impactada pela pandemia Covid-19, pelo facto de um dos membros do seu agregado familiar direto (cônjuge ou equivalente), se encontrar em qualquer uma destas situações.

Esta é a principal diferença:

-Na Moratória de Capital apenas será suspenso o pagamento do Capital, mas terá de continuar a pagar as restantes components da mensalidade, como Juros, Comissões, Impostos  e Prémios de Seguro (caso aplicável).

-Na Moratória de Capital e Juros será suspenso todo e qualquer pagamento ao WiZink. Isto é, não tem de nos pagar qualquer montante durante o período desta Moratória.

E mais, O WIZINK NÃO FARÁ CAPITALIZAÇÃO DE JUROS:

Os juros continuarão a ser calculados durante o período da Moratória de Capital e Juros, MAS O WIZINK NÃO FARÁ A SUA CAPITALIZAÇÃO, isto é, não os somará ao capital, não aumentando o seu capital em dívida.

Os juros calculados durante a Moratória serão cobrados após o final da mesma mas tendo sempre em consideração a sua opção de pagamento, o que permitirá também gerir as suas despesas mensais, como melhor entender e necessitar após o fim deste período.

 

A Moratória Privada da ASFAC prevê 2 opções:

A – Moratória de Capital e Juros, que supõe a suspensão do pagamento da totalidade da dívida.

A suspensão (carência) temporária do cumprimento das obrigações contratuais, aplicar-se-á a Capital e Juros, incluindo igualmente a suspensão de comissões, impostos e prémios de seguro ou outros encargos que componham a mensalidade.

Durante o período de validade da Moratória de Capital e Juros, o extrato mensal continuará a ser emitido, no entanto não terá Valor Mínimo a Pagar e em caso de ter ativo o Débito Direto, este não será processado.

Durante o período da Moratória os juros continuarão a ser calculados mensalmente, conforme condições contratuais. Estes montantes apenas serão exigidos a pagamento no final do período da Moratória e tendo em consideração a sua opção de pagamento.  

B - Moratória de Capital, que supõe a suspensão do pagamento da componente de Capital da dívida 

A suspensão (carência) temporária do cumprimento das obrigações contratuais, aplicar-se-á única e exclusivamente à componente de Capital.

Durante o período da Moratória de Capital todas as restantes componentes que compõem a dívida, nomeadamente Juros, Comissões, Impostos e Prémios de Seguro continuarão a ser calculados conforme as respetivas condições contratuais.

Estes montantes continuarão a ser exigidos a pagamento, conforme informação que receberá mensalmente do WiZink e tendo em consideração a sua opção de pagamento.

Sim. Após receção/confirmação do Pedido de Adesão à Moratória bloquearemos temporariamente o cartão de crédito, até ao final do período da mesma.

Para facilitar o pedido de adesão à Moratória deve:

1. LER e PREENCHER o documento Pedido de Adesão à Moratória, disponível aqui

2. IMPRIMIR e  ASSINAR, conforme indicado no documento NÃO SE ESQUEÇA DESTE PASSO. SEM ELE NÃO PODEMOS PROSSEGUIR COM O SEU PEDIDO. NÃO BASTA PREENCHER E ANEXAR O PEDIDO DE ADESÃO, TEM DE PREENCHER, IMPRIMIR E ASSINAR E SÓ DEPOIS DIGITALIZAR PARA ANEXAR COMO INDICAMOS NO PASSO 3.

3. PREENCHER o Formulário Moratória disponível aqui e juntar o Pedido de Adesão devidamente assinado, assim como cópia de qualquer documento que seja solicitado no Formulário. TODOS OS CAMPOS DO FORMULÁRIO SÃO OBRIGATÓRIOS, INCLUINDO OS DOCUMENTOS QUE DEVE ANEXAR. SEM ELES NÃO PODEMOS PROSSEGUIR COM O SEU PEDIDO.