Política de proteção de dados do WiZink Bank SAU – Sucursal em Portugal

  1. QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS SEUS DADOS PESSOAIS?

    O Responsável pelo tratamento dos seus dados pessoais é o WiZink Bank, S.A.U. – Sucursal em Portugal (WiZink), com NIPC nº 980561825 - CRC de Lisboa, com sede na Av. Colégio Militar, n.º 37 F, 6.º Piso, D, 1500-180 Lisboa, Portugal e telefone 218 700 500 (chamada rede fixa).

    Dispomos de um Encarregado de Proteção de Dados que garantirá que os seus dados pessoais são tratados corretamente e resolverá quaisquer questões, consultas ou sugestões que possa ter. Pode contactá-lo, enviando uma carta à sua atenção, para a morada do WiZink que indicámos no parágrafo anterior ou enviando um correio eletrónico para protecaodedados@wizink.pt. Tem também à sua disposição no nosso website um formulário para o exercício dos seus direitos, que se encontra disponível em https://www.wizink.pt/public/informacao-legal.

    O site do WiZink pode conter links para outras páginas web de terceiros, cujas políticas de privacidade são alheias ao WiZink, não sendo o WiZink, por isso, responsável pela privacidade e pelo tratamento de dados pessoais das referidas páginas web de terceiros. Em todo o caso, o WiZink informá-lo-á antes de sair do ambiente WiZink. Ao aceder a essas páginas web, decidirá se aceita as suas políticas de proteção de dados.

  2. COM QUE FINALIDADE TRATAMOS OS SEUS DADOS E QUAL É A SUA BASE LEGAL?

    A seguir, detalhamos porquê e para quê tratamos os seus dados pessoais.

    a. O WiZink tratará os seus dados com base na gestão e execução do contrato e/ou medidas pré-contratuais, para as seguintes finalidades:

    i) Para poder tramitar os pedidos dos produtos que inicie no WiZink, e avalie para isso, sua capacidade de pagamento e risco de crédito consultando ficheiros internos e externos, conforme descrito abaixo.

    Com vista à correta execução das diligências pré-contratuais relacionadas com a sua aplicação, o WiZink estabeleceu um sistema automatizado de perfil de risco de crédito ou "scoring" que nos permite avaliar a sua solvabilidade quando solicita um cartão, empréstimo ou outro produto ou serviço de bens. Também utilizamos este sistema automatizado quando lhe oferecemos um serviço ou propomos um aumento da linha de crédito do seu cartão. Nestes casos, calcularemos automaticamente a probabilidade de cumprir as suas obrigações de pagamento, a fim de avaliar se podemos ou não, conceder-lhe o Produto ou Serviço, bem como para definir o limite de crédito do seu cartão de crédito ou o montante do empréstimo. Esta pontuação é o resultado de um procedimento matemático-estatístico e é necessária para cumprir as obrigações estabelecidas nos nossos contratos de crédito ao consumo, em conformidade com os regulamentos de proteção de dados e os seus resultados apoiam a nossa tomada de decisão nestas situações. Em particular, através deste sistema, realizamos uma avaliação da sua capacidade de pagar os montantes que está contratualmente obrigado a pagar, bem como o seu nível de risco, comparando-o com os perfis de risco de crédito acima mencionados que concebemos no WiZink. Realizaremos esta avaliação com base nas seguintes informações que temos sobre si:

    • As informações que nos fornece diretamente no momento do seu pedido de crédito, bem como ao longo das diferentes relações contratuais que teve com o WiZink (por exemplo: o seu salário, despesas, obrigações, trabalho ou tempo de serviço).

    • Informações derivadas da relação contratual que temos consigo, ou que derivam de relações contratuais anteriores que teve com o WiZink (por exemplo: o seu comportamento, consumo e preferências no reembolso de empréstimos atuais e anteriores).

    • A consulta à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal, com base no cumprimento das nossas obrigações legais.

    Esta análise da sua solvabilidade, através da qual avaliaremos a sua capacidade de satisfazer potenciais dívidas, será realizada através da tomada de decisões individuais automatizadas, de acordo com os perfis de risco de crédito acima indicados. Com base no risco que detetamos e na notação de crédito resultante da análise de tais informações, podemos aprovar, modificar ou recusar o produto que nos solicita ou ser elegíveis para lhe oferecer serviços ou modificações aos seus termos atuais. No caso de recusarmos um pedido de crédito com base numa decisão individual automatizada, poderá fazer as alegações que considerar apropriadas, opondo-se às mesmas e solicitando a intervenção humana na decisão, exprimindo o seu ponto de vista e contestando-as.

    De referir que no WiZink submetemos este sistema a revisões periódicas para evitar qualquer possível desequilíbrio, erro ou inexatidão na avaliação e, se necessário, fazemos ajustamentos e correções de erros.

    Caso não finalize o processo de contratação de um produto, o WiZink poderá contactá-lo(a) para ajudar a finalizar o seu pedido.

    ii) Se o seu pedido for aceite, o WiZink tratará os seus dados pessoais para poder efetuar o registo na sua área privada de cliente e levar a cabo todas as atividades de tratamento necessárias para o desenvolvimento, gestão e manutenção do(s) contrato(s) que tenha connosco, gerir os seus dados pessoais, registar e cobrar as operações, gerindo deste modo o seu contrato ou outras formalidades que sejam necessárias a cada momento, bem como enviar-lhe todas as informações que nos solicite, por exemplo, efetuando o tratamento dos seus dados para que possa realizar transações, receber extratos, consultar as suas informações no online banking, bem como as atividades necessárias para monitorizar que os processos funcionam de modo adequado, e para lhe enviar qualquer comunicação relativa ao seu funcionamento (gestão e solução de possíveis incidentes técnicos, notificações em caso de modificação das condições de contratação, ou para a gestão de qualquer reclamação que possa ter de fazer) sobre os produtos que contratou. Se for um titular adicional de cartão de crédito, o WiZink tratará os seus dados para gerir o cartão adicional solicitado pelo titular principal do cartão, bem como para fornecer os serviços derivados desta condição e de qualquer outro contrato assinado.

    iii) Registar e recuperar as operações. Em caso de incumprimento, o WiZink fará todas as diligências necessárias para recuperar dívidas, incluindo a utilização dos dados de contato fornecidos.

    iv) Caso participe em qualquer sorteio ou promoção organizado por esta entidade, o WiZink tratará os seus dados pessoais para gerir todas as fases do mesmo, bem como a entrega de prémios e o envio de informações (por meios eletrónicos ou outros) relativas aos mesmos, de acordo com a base legal de cada uma.

    v) Se tiver um programa de fidelidade em vigor, o WiZink pode realizar todo o tratamento necessário para a sua gestão e correto funcionamento. Se este programa for realizado com parceiros do WiZink, os seus dados poderão ser partilhados com eles quando necessário para os fins indicados.

    Da mesma forma, caso solicite um Cartão de Crédito Benfica, o WiZink consultará os seus dados junto do Sport Lisboa e Benfica (“SL Benfica”) a fim de confirmar se é sócio ou adepto registado no SL Benfica. Caso o proponente não esteja registado no SL Benfica como sócio ou adepto, o WiZink enviará os seus dados ao Benfica para que esta entidade, os registe nos seus sistemas, uma vez que a condição de Sócio ou adepto registado no SL Benfica é um requisito indispensável para o acesso ao Cartão de Crédito Benfica. Neste caso, o WiZink transmitirá ao SL Benfica as transações efetuadas com o Cartão de Crédito Benfica emitido pelo WiZink, com o objetivo de poder aplicar e gerir os descontos e benefícios do Programa Cartão de Crédito Benfica. O WiZink irá também comunicar os seus dados ao SL Benfica, para que, na eventualidade de cumprir com as condições exigidas para adesão ao Programa Mais Vantagens do Sport Lisboa e Benfica, seja efetuada a sua adesão automática e a associação do Cartão de Crédito Benfica a este Programa.

    No caso em que solicite um Cartão de Crédito Cepsa Gow, o Banco irá também efetuar a gestão necessária de modo a ocorrer a transmissão de dados pessoais entre o WiZink e a CEPSA, para que possa usufruir dos descontos que beneficia ao efetuar compras nos locais de comércio que fazem parte do programa de benefícios do seu Cartão Cepsa Gow.

    Na seção “8. Que direitos pode exercer” indicamos quais são os seus direitos, como pode exercê-los e o que fazer se não desejar que sejam realizados estes tratamentos. Para tal, informamos que não podemos aceder a pedidos de oposição ao tratamento de dados, que sejam necessários para a gestão e execução do contrato, durante o período de vigência do mesmo.

    b. O WiZink tratará os seus dados com base no seu interesse legítimo para as seguintes finalidades:

    i) Para lhe oferecer através de qualquer meio, incluindo os eletrónicos, produtos ou serviços do WiZink, incluindo os produtos comercializados pelo WiZink como mediador de seguros, que sejam similares aos que tenha contratado, utilizando para o efeito somente fontes internas do WiZink, como por exemplo campanhas para incentivar a utilização desses produtos em troca de vouchers oferta, bónus de desconto ou similares a ser utlizados noutras entidades com as quais o WiZink tem acordos. Relativamente a seguros, será também efetuado o tratamento de dados, em conformidade com a Diretiva UE 2016/97 sobre a Distribuição de Seguros.

    Para a personalização das referidas comunicações comerciais, e com base no interesse legítimo reconhecido pelo Regulamento de Proteção de Dados, o WiZink apenas processará as informações que já tem sobre si nos nossos sistemas. Em particular, trataremos os seus dados de identificação, dados de contacto e profissionais, bem como as informações que temos sobre as suas características pessoais. Além disso, e como já indicámos, teremos em conta os seus dados profissionais ou de atividade, os dados relativos às suas circunstâncias sociais que nos forneceu, as informações sobre os produtos e serviços que contratou e, quando apropriado, ou qualquer outra sugestão ou consulta que possa ter feito.

    Para apoiar este interesse legítimo, documentamos um "teste de ponderação" para demonstrar que esta atividade de tratamento não prejudica os interesses dos nossos clientes na proteção dos seus dados pessoais. Quando nos referimos nesta política à documentação de um teste de ponderação, estamos a referir-nos à análise interna que realizamos para confirmar que o nosso interesse legítimo não prejudica os interesses dos nossos clientes na proteção dos seus dados.

    Em conclusão, entendemos que o nosso interesse em realizar este tratamento, prevalece para: (i) manter a nossa relação consigo, contratando novos produtos e serviços; (ii) conhecer os seus interesses em relação aos produtos que lhe disponibilizamos; e (iii) melhorar as condições de utilização das nossas plataformas e websites.

    Tendo em conta o acima exposto, entendemos que no WiZink temos um interesse legítimo que não afeta a sua privacidade, dado que para realizar este tratamento apenas utilizaremos dados que você mesmo já nos tenha fornecido, ou que tenham sido gerados na relação contratual (descartando dados obtidos de fontes externas, de terceiros, fora do WiZink, de acordo com a relação incluída na secção "3. Como obtemos os seus dados" da presente Política de Proteção de Dados).

    Esta finalidade encontra-se legitimada pelo interesse legítimo, nos termos do Artigo 13.º A número 3, da Lei n.º 41/2004, alterada pela Lei n.º 46/2012, bem como nos termos do Considerando 47 do Regulamento Geral de Proteção de Dados. O interesse legítimo do WiZink baseia-se na realização de marketing direto com o objetivo de lhe oferecer produtos e serviços que sejam similares ao(s) que já tem contratado(s) e que se ajustem ao seu perfil de risco, contribuindo deste modo para a sua fidelização.

    Assim, enviaremos comunicações comerciais enquanto seja nosso cliente, salvo que nos diga o contrário, opondo-se no momento que faculta os seus dados ou em qualquer momento posterior, de acordo com o indicado na seção “8. Que direitos pode exercer?”.

    ii) Comunicar os dados estritamente necessários (nome, apelido, data de nascimento e Número de Identificação Fiscal (NIF) ou número de passaporte ou outro documento identificativo equivalente) a outras empresas do Grupo WiZink, exclusivamente caso tenha manifestado interesse em contratar produtos a essas empresas, de modo a realizar verificações da sua identidade, evitar fraudes e agilizar a contratação do produto que lhe interessa.

    O interesse legítimo do WiZink é comprovar a sua identidade e prevenir fraudes nos processos de tramitação ou contratação, bem como melhorar a segurança da operação desenvolvida como, por exemplo, de modo a prevenir incidentes de segurança dos seus dados ou roubo de identidade.

    Tal como no caso anterior, também realizámos um teste de ponderação para assegurar que os nossos interesses na prevenção da fraude não prejudicam os direitos dos nossos clientes e utilizadores.

    Assim, a nossa conclusão é que prevalece o nosso interesse, uma vez que esta é uma medida necessária para proteger a integridade e o funcionamento dos nossos serviços, e para evitar e prevenir condutas fraudulentas contra os nossos interesses como dos nossos utilizadores. Afinal, o objetivo deste processamento é identificar pessoas que possam ter agido fraudulentamente a fim de impedir um pedido no futuro ou de tomar as medidas necessárias para proteger os interesses da pessoa responsável pela fraude.

    Em qualquer caso, tem o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de processamento se o solicitar, bem como de solicitar o seu direito de objeção, indicando o processamento específico a que se opõe e as razões relacionadas com a sua situação particular que justificam tal objeção, tal como indicado na secção "8. Que direitos pode exercer?”.

    Da mesma forma, pode consultar todas as empresas do Grupo WiZink às quais podemos comunicar os seus dados para os fins acima mencionados no Anexo l. EMPRESAS DO GRUPO WIZINK.

    iii) Realizar inquéritos ou estudos de mercado que permitam conhecer a sua opinião sobre os nossos produtos, serviços e processos, bem como para efetuar a análise da informação estatística obtida através das suas respostas.

    O WiZink realizou um “teste de ponderação” para assegurar que os nossos interesses na realização desta atividade de tratamento não prejudicam os direitos dos nossos clientes e utilizadores. O interesse legítimo do WiZink neste caso é poder oferecer-lhe produtos e serviços WiZink com a melhor qualidade e experiência possíveis, bem como incorporar o valor gerado pelas suas opiniões e sugestões nos nossos processos e identificar possíveis áreas de melhoria nos nossos serviços.

    Tem o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de tratamento, bem como de solicitar o seu direito de objeção, indicando o tratamento específico a que se opõe e as razões relacionadas com a sua situação particular que justificam tal objeção, conforme indicado na secção "8. Que direitos pode exercer?”.

    iv) Prevenir e detetar a fraude tanto nas solicitações de produtos que tenha iniciado connosco, bem como nos contratos que tenha em vigor. Para tal, o WiZink:

    • Criará padrões anonimizados de modo a identificar possíveis operações fraudulentas na documentação e informação que disponibilize. Informamos que, caso sejam detetadas possíveis incongruências ou irregularidades, o WiZink suspenderá a análise do seu pedido até que sejam realizadas as verificações necessárias.

    • No caso de detetarmos qualquer tentativa de fraude que afete os seus dados pessoais, e a menos que exista uma circunstância de interesse público ou outra causa legal que o impeça, analisaremos as informações disponíveis e, quando apropriado, poderemos solicitar a sua cooperação e informações adicionais. Do mesmo modo, como medida de precaução, por razões de segurança e até efetuarmos os controlos adequados, podemos suspender qualquer decisão relativa aos seus dados pessoais.

    De acordo com o conteúdo do “teste de ponderação” que documentamos internamente, o interesse legítimo da WiZink é conhecer e identificar os participantes em atividades fraudulentas, a fim de realizar as ações necessárias e assim poder protegê-lo através da aplicação de medidas de segurança como o bloqueio automático ou manual do cartão e/ou conta, cumprindo assim o nosso dever de controlar adequadamente o risco.

    Em qualquer caso, tem o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de tratamento se o solicitar, bem como de solicitar o seu direito de objeção, indicando o tratamento específico a que se opõe e as razões relacionadas com a sua situação particular que justificam tal objeção, tal como indicado na seção "8. Que direitos pode exercer?”.

    De acordo com o conteúdo do “teste de ponderação” que documentamos internamente, o nosso interesse legítimo é dado pelo nosso compromisso 7 de cumprir o dever de controlar adequadamente o nosso risco de crédito do WiZink, bem como o de instituições financeiras terceiras para que possam ter conhecimento da existência de incumprimentos em novos pedidos de financiamento, e prevenir o sobre-endividamento dos nossos clientes, incluindo-os numa lista que pode ser consultada por terceiras entidades que queiram analisar a solvência dos seus solicitantes, salvaguardando, deste modo, o bem-estar do sistema financeiro e ajudando a evitar situações de incumprimento dos clientes.

    Em qualquer caso, tem o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de tratamento, bem como de solicitar o seu direito de objeção, indicando o tratamento específico a que se opõe e as razões relacionadas com a sua situação particular que justificam tal objeção, tal como indicado na seção "8. Que direitos pode exercer?”.

    v) Em caso de incumprimento, poderemos efetuar avaliações e classificações dos seus dados para que, na medida do possível, possamos chegar a uma solução adaptada à sua situação específica.

    Além disso, no caso de não conseguirmos contatá-lo nos contatos telefónicos que nos tenha fornecido e/ou alojados nos nossos sistemas de informação e bases de dados, (nomeadamente, dados associados ao histórico das nossas interações consigo), poderemos recorrer a várias fontes externas acessíveis ao público, tais como dados publicamente disponibilizados por si em redes sociais [de cariz profissional], listas e diretórios telefónicos públicos, jornais e boletins oficiais, registos públicos e dados pessoais disponibilizados por terceiros ao WiZink, com base no consentimento expresso dos titulares dos dados.

    Também poderemos entrar em contato com familiares ou pessoas próximas e consultar os dados associados com o histórico das interações que tenha tido connosco e os contactos telefónicos que tenha disponibilizado em interações anteriores, com o único fim de o localizar. Em nenhuma circunstância, o WiZink disponibilizará informação de si ou da sua situação aos seus familiares.

    De acordo com o conteúdo do “teste de ponderação” que documentamos internamente, o interesse legítimo do WiZink nestas operações de tratamento é contatar clientes que têm uma situação de endividamento, evitar a geração de novos juros derivados do mesmo e chegar a um acordo de pagamento adequado para ambas as partes.

    Tem o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de tratamento, bem como de solicitar o seu direito de objeção, indicando o tratamento específico a que se opõe e as razões relacionadas com a sua situação particular que justificam tal objeção, tal como indicado na seção "8. Que direitos pode exercer?”.

    vi) Contatar para o ajudar a finalizar a sua solicitação de produtos e serviços do WiZink, nos casos em que não tenha sido concluída.

    De acordo com o conteúdo do nosso “teste de ponderação”, o interesse legítimo do WiZink é melhorar a qualidade dos nossos processos de contratação (por exemplo, acelerando o mesmo, ou melhorando a experiência do cliente).

    Tem o direito de obter informações adicionais sobre esta atividade de tratamento, bem como de solicitar o seu direito de objeção, indicando o tratamento específico a que se opõe e as razões relacionadas com a sua situação particular que justificam tal objeção, tal como indicado na seção "8. Que direitos pode exercer?”.

    Em qualquer caso, o WiZink realiza todas estas atividades respeitando os seus direitos e liberdades. Pode opor-se à realização destes processos como indicado na secção "7. Que direitos posso exercer? A oposição a estas operações de tratamento não afetará os serviços que contratou. Lembre-se que pode sempre e em qualquer altura opor-se a qualquer um dos tratamentos indicados nesta secção.

    c. O WiZink tratará os seus dados com base no seu consentimento para as seguintes finalidades:

    i) Para atender aos pedidos que possa efetuar através dos espaços ou canais habilitados para o efeito.

    ii) O WiZink tratará os seus dados biométricos, que serão conservados com as medidas de segurança adequadas e que apenas poderão ser utilizados para as finalidades que, em cada momento, consentir expressamente, tais como:

    ✓ Comprovar a sua identidade no caso de que, como parte do processo de contratação de algum produto do WiZink, autorize a realização da verificação da sua identidade através de videochamada. Nestes casos, poderemos utilizar a gravação que contem a sua imagem e voz.

    ✓ Formalizar contratos de produtos do WiZink, mediante assinatura digital biométrica, caso autorize efetuar a contratação desta forma. Neste caso, poderemos utilizar os dados de pressão, velocidade e inclinação, entre outros.

    iii) Enquanto não seja cliente desta entidade e nos tenha dado a sua autorização, o WiZink poderá enviar-lhe comunicações para o informar sobre os produtos e serviços desta entidade por qualquer meio, incluindo por meios eletrónicos.

    iv) Se for cliente de alguma das entidades do Grupo (Ver Anexo I. EMPRESAS DO GRUPO WIZINK), e se tiver dado a sua autorização, o WiZink poderá contactá-lo para o informar sobre os nossos produtos e serviços.

    v) O WiZink poderá prestar-lhe informação sobre produtos e serviços comercializados por esta entidade que não sejam semelhantes a produto(s) contratado(s), bem como poderá solicitar-lhe informação adicional sobre as suas preferências de produtos para fins de marketing, desde que nos tenha dado a sua autorização.

    vi) Processar a informação obtida através dos cookies utilizados nas páginas web do WiZink, com as finalidades estabelecidas na política de Cookies ( https://www.wizink.pt/public/informacao-legal/cookies), que se resume a permitir o correto funcionamento da web, analisar as suas preferências e oferecer-lhe produtos ou serviços personalizados que, com base na informação que nos tenha proporcionado e com base na informação decorrente da relação contratual, se adaptem às suas preferências, de modo a que possamos medir a eficácia das campanhas que efetuamos.

    vii) Caso tenha autorizado, o WiZink poderá aceder periodicamente à informação disponível nas suas contas noutras entidades através da sua banca online, para incluir essa informação no seu perfil comercial e personalizá-lo, com a finalidade de lhe oferecer outros produtos e serviços comercializados pelo WiZink e por empresas terceiras colaboradoras, bem como benefícios ou melhores condições para a sua aquisição. O tratamento dos seus dados pessoais será limitado ao que tenha consentido a cada momento.

    viii) O WiZink pode partilhar os seus dados com outras empresas do Grupo WiZink ou com outras empresas colaboradoras WiZink para que estas possam contactá-lo e oferecer-lhe os seus produtos e serviços, desde que nos tenha dado a sua autorização. Pode consultar todas as empresas do Grupo WiZink às quais podemos comunicar os seus dados para os fins acima mencionados no Anexo I. EMPRESAS DO GRUPO WIZINK, bem como as empresas colaboradoras às quais podemos comunicar os seus dados para os fins acima mencionados no Anexo III. EMPRESAS COLABORADORAS DO GRUPO WIZINK.

    ix) Se o seu dispositivo móvel o permitir e caso tenha dado a sua autorização, o WiZink poderá aceder à geolocalização do seu dispositivo móvel para lhe disponibilizar a localização de postos de gasolina da CEPSA, bem como detetar possíveis situações de fraude e usurpação de identidade.

    x) Caso seja utilizador da aplicação móvel WiZink (doravante “App”) e queira partilhar connosco algum ficheiro, poderá efetuar uso da funcionalidade da App que lhe permite carregar imagens ou arquivos que tenha guardado no seu dispositivo ou ativar a câmara. Para tal, o WiZink pedirá autorização para permitir o acesso da App a este tipo de conteúdos armazenados no seu dispositivo. Além disso, caso queira descarregar os seus extratos ou outros documentos disponíveis através da sua App, o WiZink pedirá também autorização para descarregar no seu dispositivo. O WiZink não acederá à restante informação armazenada no seu dispositivo, nem utilizará as imagens ou ficheiros às quais tenha acesso para finalidades distintas das mencionadas.

    xi) Conservar e tratar as gravações das chamadas telefónicas, de modo a provar transações comerciais, monitorizar a qualidade do serviço prestado, para combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo e outras obrigações legais.

    Na seção “8. Que direitos pode exercer?” indicamos quais são os seus direitos, incluindo o seu direito a retirar o(s) consentimento(s) que nos tenha dado anteriormente, caso não pretenda que efetuemos esse tratamento, bem como exercer esse direito. Informamos ainda que a eventual retirada de consentimento anteriormente dado não tem efeito retroativo.

    d. O WiZink tratará os seus dados para o cumprimento das suas obrigações legais:

    Conforme a legislação aplicável ao WiZink, será realizada uma série de tratamentos de dados pessoais decorrentes de diversas obrigações legais relacionadas, entre outras com: prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento ao terrorismo, regulação das entidades financeiras e de crédito, regulação do mercado de seguros, e obrigações fiscais, avaliação do cumprimento da legislação aplicável, como, por exemplo, proteção de dados e consumo, incluindo a gestão de reclamações ou queixas recebidas, bem como a defesa jurídica desta entidade perante qualquer reclamação ou pedido de informação recebido por parte de organismos públicos, Tribunais ou Entidades de Resolução Alternativa de Litígios.

    i) Para realizar avaliação de solvência e risco creditício de produtos de ativo do WiZink:

    Com vista à correta aplicação das medidas pré-contratuais relativas ao seu pedido, o WiZink estabeleceu um sistema automatizado de criação de perfis de risco de crédito ou "scoring" que permite avaliar a sua solvência quando solicita um cartão de crédito, um empréstimo ou outro produto ou serviço de ativos. Também utilizamos este sistema automatizado, quando lhe oferecemos um serviço ou lhe propomos um aumento da linha de crédito do seu cartão. Nestes casos, a probabilidade de cumprir as suas obrigações de pagamento será automaticamente calculada para avaliar se podemos ou não conceder-lhe o Serviço, bem como definir o limite de crédito do seu cartão de crédito ou o montante do empréstimo. Este "scoring" é o resultado de um procedimento matemático-estatístico e é necessário para cumprir com as obrigações estabelecidas nos nossos contratos de crédito ao consumo, em conformidade com a legislação de proteção de dados e os seus resultados suportam a nossa decisão nestas situações.

    Em particular, através deste sistema efetuamos uma avaliação da sua capacidade para fazer face ao pagamento das quantias que lhe caberá pagar por contrato, bem como o seu nível de risco, comparando-o com os perfis de risco de crédito acima indicados que concebemos no WiZink.

    Efetuamos essa avaliação com base nas seguintes informações que temos de si:

    a) A informação que nos disponibilize diretamente, seja no momento do pedido de adesão ao produto, bem como durante a vigência das relações contratuais que tenha tido com o WiZink (por exemplo: o seu salário, os seus gastos, obrigações, emprego ou antiguidade laboral).

    b) A informação que derive da relação contratual em vigor que temos consigo, ou a informação derivada de anteriores relações contratuais que tenha tido com o WiZink (por exemplo: o seu comportamento, consumos e preferências na amortização de créditos em vigor e anteriores).

    c) Também poderemos consultar fontes externas, cumprindo com os procedimentos e garantias estabelecidos na legislação em vigor, tais como:

    • A consulta à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal, de modo a obter os dados necessários para identificar as pessoas com quem mantém, direta ou indiretamente, riscos de crédito, bem como as características dessas pessoas e riscos, incluindo, em particular, as que afetarem o montante e a recuperabilidade do mesmo. Quando se tratar de riscos de empresários individuais a atuar no exercício da sua atividade empresarial, deverá fazer-se constar tal condição. Além disso, deverá ser dada informação sobre o direito do WiZink a obter relatórios de CRC sobre os riscos registados.

    Esta análise da sua solvência, através da qual avaliaremos a sua capacidade para fazer face a eventuais dívidas, será realizada através da tomada de decisões individuais automatizadas, de acordo com os perfis de risco de crédito acima indicados. Com base no risco que identificarmos e na qualificação creditícia resultante da análise de tais informações, poderemos aprovar, alterar ou recusar a contratação do produto que nos solicite ou ser elegível para oferecer serviços ou alterações nos seus termos atuais. No caso de recusarmos um pedido de crédito com base numa decisão individual automatizada, poderá efetuar as alegações que considere oportunas, opondo-se às mesmas, solicitando a intervenção humana na decisão, expressar o seu ponto de vista e contestar a decisão.

    Tenha, por favor, em consideração que no WiZink submetemos este sistema a revisões periódicas de modo a evitar que ocorra algum possível desajuste, erro ou imprecisão na avaliação.

    ii) Prevenir o branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo:

    As operações de tratamento que sejam efetuadas para cumprir com a legislação de prevenção de branqueamento de capitais e do financiamento ao terrorismo são:

    • Verificar se tem ou teve cargos de Responsabilidade Pública.

    • Comprovar a informação que nos faculte, comparando-a com fontes externas acessíveis ao público, como diários e boletins oficiais, registos públicos, resoluções das administrações publicas, listas telefónicas publicas, listas de pessoas pertencentes a ordens profissionais, internet ou, inclusive, o acesso a informação contida em perfis abertos das suas redes sociais.

    • Reporte e consulta à Unidade de Informação Financeira (UIF) e ao Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP)

    • Disponibilizar informação sobre transações efetuadas a autoridades ou organismos oficiais de outros países, situados tanto dentro da União Europeia como fora, no âmbito da luta contra o financiamento do terrorismo e formas graves de delinquência organizada, bem como a prevenção do branqueamento de capitais. iii)

    De modo a cumprir com o estabelecido na regulamentação bancária, o WiZink deve declarar à Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) do Banco de Portugal os dados necessários para identificar as pessoas com quem mantém, direta ou indiretamente, riscos de crédito, incluindo as dividas existentes em caso de não cumprir as obrigações de pagamento, bem como as características dessas pessoas e riscos, incluindo, em particular, as que afetarem o montante e a recuperabilidade do mesmo. Quando se tratar de riscos de empresários individuais a atuar no exercício da sua atividade empresarial, deverá fazer-se constar tal condição. Além disso, deverá ser dada informação sobre o direito do WiZink a obter relatórios de CRC sobre os riscos registados. iv)

    De igual modo, em cumprimento com o disposto na Lei 44/2002, de 22 de novembro, de Medidas de Reforma do Sistema Financeiro, e da Lei 10/2014, de 26 de junho, de Regulação, Supervisão e Solvência das Instituições de Crédito, e demais obrigações e princípios da normativa sobre crédito responsável, o WiZink deverá realizar os seguintes tratamentos:

    • Declarar à Central de Informação de Riscos do Banco de Espanha (CIRBE) os dados necessários para identificar as pessoas com as quais mantém, direta ou indiretamente, riscos de crédito, bem como as características dessas pessoas e riscos, incluindo, em particular, as que afetam o montante e a recuperabilidade dos mesmos. No caso de exposições a empresários em nome individual que atuem no exercício da sua atividade, tal deve ser declarado.

    Na seção “8. Que direitos pode exercer” indicamos-lhe quais são os seus direitos e como exercê-los, e o que fazer se não quiser que realizemos estes tratamentos. Para estes efeitos, lembre-se de que não poderá opor-se a tratamentos necessários para o cumprimento de obrigações legais. No caso de decisões individuais automatizadas que produzam efeitos jurídicos na esfera jurídica do titular de dados, como acima referido, poderá opor-se às mesmas solicitando intervenção humana na decisão, expressar o seu ponto de vista e contestar a mesma.

    Em todo o caso, recordamos que estes tratamentos estão sujeitos à mais estrita confidencialidade e a medidas de segurança para evitar que se dê aos seus dados pessoais um uso diferente dos previstos nesta política.

  3. COMO OBTEMOS OS SEUS DADOS?

    Recolhemos informação sobre si de diversas fontes, conforme detalhado a seguir:
    a) De si mesmo, quando nos solicita um produto, quer seja no nosso site ou através de colaboradores, agentes, assim como ao comunicarmos consigo por telefone, e-mail, SMS ou carta, ou por qualquer outro meio ou serviço;
    b) Automaticamente, quando utiliza os nossos produtos, serviços ou plataformas. Por exemplo, dados sobre os produtos ou serviços que adquiriu, o seu histórico de transações, hábitos de pagamento ou o seu nome de utilizador e palavra-passe. Do mesmo modo, através dos cookies, que são pequenos ficheiros de texto com informação sobre a sua navegação no nosso site, e cujo principal objetivo é permitir o funcionamento correto do site, analisar as preferências e oferecer-lhe produtos ou serviços personalizados e medir a eficácia das campanhas que fazemos. Pode encontrar toda a informação no seguinte link:
    https://www.wizink.pt/public/informacao-legal/cookies. 

    c) Fontes externas:

    • Informação obtida junto da Central de Responsabilidades de
      Crédito do Banco de Portugal;
    • UIF (Unidade de Informação Financeira) consulta e verificação da
      atividade económica registada para a Prevenção do Branqueamento
      de Capitais e do Financiamento do Terrorismo
    • De empresas do Grupo WiZink: o WiZink poderá aceder a
      informação contida noutras empresas do Grupo WiZink, com a
      finalidade de reforçar a sua identificação, prevenir a fraude e prevenir
      o branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, bem
      como agilizar a contratação dos nossos produtos que tenha solicitado.
      Pode rever as empresas do Grupo WiZink no Anexo I. EMPRESAS
      DO GRUPO WIZINK;
    • De empresas que colaboram com o WiZink: o WiZink poderá aceder
      aos seus dados de outras empresas colaboradoras, tal como
      indicámos nos tratamentos em que isto é aplicável. Pode rever as
      empresas colaboradoras do Grupo WiZink no Anexo III. EMPRESAS
      QUE COLABORAM COM O GRUPO WIZINK.
    • Informação estatística relativa a dados sociodemográficos obtida a
      partir de fontes públicas;
    • Outras: podemos ampliar as informações que temos sobre si
      consultando outras fontes externas, como diretórios telefónicos,
      informações de colaboradores do WiZink que contem com o seu
      consentimento para tal, informações públicas acessíveis, para avaliar
      a sua solvência, cumprir as nossas obrigações legais, como a
      prevenção da fraude, do branqueamento de capitais e do
      financiamento ao terrorismo, e gerir ações dirigidas à recuperação de
      dívida. Além disso, para a prevenção da fraude, do branqueamento de
      capitais e do financiamento ao terrorismo, o WiZink poderá consultar
      as informações disponíveis em redes sociais. 
  4. QUE DADOS RECOLHEMOS SOBRE SI?

    Os dados pessoais que recolhemos sobre si no WiZink são os que proporciona diretamente nos pedidos de produtos ou serviços, os gerados durante a vigência do produto ou serviço, e os dados recolhidos através de fontes externas, anteriormente mencionados. A seguir, incluímos uma lista das categorias de dados pessoais que tratamos, com exemplos de cada um deles, expostos a título enunciativo e não limitativo. Pode rever as categorias de dados pessoais que processamos em cada tratamento no Anexo IV. CATEGORIAS DE DADOS PESSOAIS POR ATIVIDADES DE TRATAMENTO.

    a. Dados identificativos: como o seu nome, apelidos, Cartão do Cidadão/Bilhete de Identidade/documento identificativo equivalente, bem como a sua imagem e voz como resultado de chamadas e outras interações que tivemos consigo.

    b. Dados de contacto que nos tenha dado, incluindo a sua morada, endereço de e-mail e números de telefone pessoais e profissionais. Caso tenha montantes em dívida e não seja possível localizá-lo, também recolhemos dados adicionais de contacto, conforme descrito no ponto 3.

    c. Dados sobre as suas características pessoais que nos tenha dado: como a sua data de nascimento, nacionalidade, género, estado civil e número de filhos.

    d. Dados profissionais ou da sua atividade: como os dados de contato laboral, telefone e endereço de e-mail de trabalho, e formação.

    e. Dados relativos às suas circunstâncias sociais que nos tenha dado, tais como o seu país de residência, se tem casa arrendada ou comprada, bem como os seus dados comportamentais disponibilizados por si em inquéritos que possamos ter efetuado ou gerado a partir da utilização de produtos ou serviços que tenha contratado, tais como os seus hábitos e preferências, bem como dados derivados de Cookies, tal como descrito na Política de Cookies do WiZink. Pode consultar em: https://www.wizink.pt/public/informacao-legal/cookies.

    f. Dados económicos e financeiros: como rendimento bruto anual, salário, solvência, dados de comportamento financeiro e transações. Podemos também tratar dados financeiros e dados obtidos de fontes externas como parte da avaliação de solvabilidade que realizamos, tais como riscos de crédito declarados na CRC por outras entidades, relativamente a incumprimentos registados em ficheiros de informação de crédito.

    g. Dados sobre produtos ou serviços contratados: produto ou serviço solicitado ou fornecido pelo WiZink e dados sobre as transações realizadas, dados gerados com base nos produtos ou serviços que tenha contratado, tais como a sua capacidade creditícia, o seu histórico de pagamentos, comportamento financeiro ou transações com produtos WiZink, os limites estabelecidos para efetuar compras ou levantar dinheiro em caixas multibanco, seguros de proteção de pagamentos e outros seguros, o balanço dos seus cartões WiZink.

    h. Dados biométricos (desde que tenhamos o seu consentimento explícito): reconhecimento facial nas videochamadas, impressões digitais e assinatura eletrónica.

    i. Dados de conexão: Códigos ou chaves de identificação, como nome de utilizador e palavra-passe criados para operar na nossa página web, OTP (One Time Password) e os endereços IP resultantes de uma determinada operação.

    j. Dados de geolocalização do seu dispositivo móvel, sempre que tenhamos obtido o seu consentimento na configuração do seu dispositivo.

    k. Dados pessoais relacionados com condenações penais e infrações relevantes: em alguns casos, podemos ter acesso a estes dados, quando autorizados por legislação nacional e/ou da União Europeia, ou obrigados pelas autoridades competentes e sejam utilizados exclusivamente com a finalidade de cumprir com as referidas obrigações como, por exemplo, a prevenção do branqueamento de capitais.

    l. Dados relativos a cartões de crédito, gerados para que possa utilizar esse produto, como o número do seu cartão de crédito, o CVV, a data de expiração ou o seu PIN. Os dados recolhidos pelo WiZink são necessários para cada finalidade específica para a qual serão utilizados.

    Os dados geralmente solicitados são obrigatórios (salvo indicação em contrário no campo requerido) para os fins para os quais são recolhidos. Se os dados não forem fornecidos, o WiZink não poderá tratar o seu pedido.

  5. COMO GERIMOS OS SEUS DADOS DE CONTATO E AS SUAS 
    PREFERÊNCIAS PARA RECEBER COMUNICAÇÕES QUANDO TEM VÁRIOS 
    PRODUTOS CONTRATADOS?

    Informamos que os dados de contato que forneceu para um produto específico continuarão a ser utilizados apenas para esse produto.

    Do mesmo modo, no caso de ter contratado vários produtos com esta entidade ou 
    de os ir contratar, e indicar preferências diferentes para receber comunicações 
    comerciais sobre os produtos WiZink, teremos em conta a preferência mais restritiva. 
    Tem sempre o direito de comunicar diretamente com o WiZink para ativar ou 
    desativar comunicações comerciais, caso em que a preferência que nos comunicou 
    relativamente ao envio de tais comunicações será atualizada nos nossos sistemas.

  6. DURANTE QUANTO TEMPO CONSERVAMOS OS SEUS DADOS?

    Em geral, trataremos os seus dados pessoais durante o tempo necessário para os fins para os quais nos forneceu. Basicamente, enquanto mantiver uma relação contratual e/ou comercial connosco.
    Em qualquer caso, depois disso, manteremos os seus dados pessoais devidamente bloqueados. Em conformidade com a lei, só os manteremos (i) durante os períodos
    determinados em cada caso pelos regulamentos aplicáveis e/ou para cumprimento de obrigações legais (ii) para tratar de eventuais reclamações ou (iii) para os colocar à disposição das autoridades administrativas e/ou judiciais.
    Uma vez decorridos esses prazos, procedemos à sua eliminação. A título de exemplo e sem limitação, alguns dos períodos de retenção que o WiZink determinou internamente são os seguintes:

    • Os dados pessoais fornecidos no âmbito do contrato serão conservados
      pelo WiZink durante a duração da relação contratual, uma vez que são
      necessários para prestar os serviços contratados e até que as
      transações sejam totalmente liquidadas. Quando a relação com o
      WiZink terminar, os dados serão apagados e mantidos devidamente
      bloqueados durante 20 anos, a fim de cumprir as diferentes obrigações
      legais a que estamos vinculados e, após os quais os dados serão
      definitivamente apagados.
    • Os dados fornecidos para realizar uma consulta ou exercer os seus
      direitos, serão conservados durante o tempo necessário para o seu
      tratamento e, após o mesmo, serão conservados por um período máximo
      de 3 anos, no caso de existir qualquer reclamação ou ação para os
      Tribunais e/ou Entidades de Resolução Alternativa de Litígios. 
    • Os dados utilizados para realizar inquéritos ou estudos de mercado serão
      conservados durante a duração dos inquéritos ou estudos e, uma vez
      terminados, por um período máximo de 3 anos. 

     

  7. PARTILHAMOS OS SEUS DADOS COM TERCEIROS?

    Os seus dados pessoais poderão ser partilhados com os seguintes destinatários:

    a. Administrações, Autoridades e/ou Organismos Públicos, incluindo Tribunais e Entidades de Resolução Alternativa de Litígios, em conformidade com a legislação em vigor.

    b. Caso ocorram incumprimentos da sua parte, poderão ser comunicados a empresas de solvência patrimonial, tais como a Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, cumprindo os procedimentos e garantias que em cada momento estabelecer e lhe reconhecer a legislação em vigor; e de acordo com as informações fornecidas no ponto "2. Com que finalidade tratamos os seus dados e qual é a sua base legal?";

    c. Outras instituições de crédito e de serviços financeiros, nomeadamente entidades financeiras adstritas ao sistema de intercâmbio de informação bancária (ex: SWIFT) e fornecedores de serviços de pagamento (ex: Mastercard, Visa, SIBS). 17

    d. CIRBE (Central de Informação de Riscos do Banco de Espanha), o WiZink está legalmente obrigado a fornecer-lhe os dados necessários para identificar as pessoas com quem mantém, direta ou indiretamente, riscos de crédito, bem como as características dessas pessoas e riscos, incluindo, em particular, as que afetam o montante e a recuperabilidade desses riscos.

    e. Fornecedores de confiança do WiZink: para poder prestar-lhe um serviço 
    adequado e gerir a relação que mantemos consigo como cliente, estes 
    fornecedores de confiança tratam os seus dados por conta do WiZink, como 
    parte da prestação de serviços que lhes contratamos. Para mais informações, 
    consultar Anexo II. FORNECEDORES DE CONFIANÇA DO WIZINK POR 
    CATEGORIA com uma relação das categorias destes fornecedores. Entre os 
    fornecedores de confiança da WiZink encontra-se a Fiserv, lnc., que fornece ao 
    WiZink serviços de gestão, manutenção e alojamento dos seus sistemas e que 
    podem envolver transferências internacionais de dados de acordo com as 
    garantias adequadas estabelecidas no Regulamento Europeu de Proteção de 
    Dados, feito com base nas suas Regras Corporativas Vinculativas aprovadas 
    pela Autoridade de Supervisão da Proteção de Dados do Reino Unido, disponível 
    em https://www.fiserv.com/en/about-fiserv/privacy-notice.html.

     
    f. Empresas do Grupo: para a realização de tarefas administrativas derivadas dos 
    procedimentos realizados pelo WiZink, bem como para obter a identificação e 
    dados financeiros para a avaliação, avaliação e controlo do risco de crédito e 
    fraude utilizando técnicas de pontuação, bem como para agilizar a contratação 
    de produtos de empresas do Grupo que tenha solicitado. Pode consultar as 
    empresas do Grupo WiZink no Anexo I. EMPRESAS DO GRUPO WIZINK. 
    g. Nos casos em que o titular do cartão tem um cartão de crédito "co-branded" 
    emitido pelo WiZink e um parceiro, o WiZink pode partilhar os dados destes 
    clientes com estes parceiros, a fim de gerir o programa de fidelidade do referido 
    cartão, por exemplo: 

    • CEPSA Portugal, caso tenha aderido ao Cartão de Crédito Cepsa Gow. 
    • Benfica Portugal, caso tenha aderido ao Cartão de Crédito Benfica. 


    h. Empresas que colaboram com WiZink com as quais chegámos a acordos (Ver 
    Anexo III. EMPRESAS COLABORADORAS DO GRUPO WIZINK).

  8. QUE DIREITOS PODE EXERCER? 

    Enquanto interessado, tem os seguintes direitos:

    • Acesso: tem direito a conhecer que dados estamos a tratar sobre si, com que finalidades, a quem os podemos comunicar, o prazo de conservação dos seus dados, bem como a obter uma cópia dos dados que estamos a tratar. Esta cópia será gratuita, sempre e quando não for manifestamente infundada ou excessiva, especialmente devido ao seu carácter repetitivo, caso em que poderemos pedirlhe o pagamento de uma taxa baseada nos custos administrativos. Como consequência, responder-lhe-emos, enviando-lhe toda esta informação.
    • Retificação: pode pedir-nos para modificarmos os dados que figuram nas nossas bases de dados, quando forem inexatos ou incompletos. Como resultado, os seus dados serão modificados e mantidos no WiZink devidamente atualizados e enviar-lhe-emos a resposta correspondente.
    • Eliminação: pode solicitar que eliminemos os dados pessoais que tivermos sobre si na nossa base de dados, quando considerar que o tratamento que estamos a fazer é ilícito, porque a finalidade que motivou a sua recolha ou tratamento desapareceu, porque pretende retirar o consentimento ou porque se opõe ao tratamento. Não obstante, lembre-se de que temos certas obrigações legais que nos impedem de proceder à sua eliminação imediata. Contudo, iremos mantê-los devidamente bloqueados enquanto assim o exigir a regulamentação. Como resultado, os seus dados serão apagados ou adequadamente bloqueados, conforme o caso, e enviar-lhe-emos uma resposta adequada.
    • Portabilidade: tem direito a receber os dados que nos forneceu, num formato estruturado, de uso comum e leitura mecânica, ou de os transferir para outro Responsável, sempre e quando o tratamento que estivermos a realizar se baseie no consentimento ou na existência de um contrato, e o fizermos através de meios automatizados. Como resultado, enviar-lhe-emos todos esses dados neste formato ou a qualquer outro Responsável que possa especificar, enviando-lhe uma resposta adequada. 
    • Oposição: Pode sempre e em qualquer altura opor-se a qualquer tratamento efetuado por nós com base no interesse legítimo do WiZink, por exemplo, receber comunicações para fins comerciais ou de perfil. Como resultado, o WiZink deixará de tratar os seus dados pessoais para estes fins, desde que não tenhamos um interesse legítimo superior, enviando-lhe a resposta correspondente.
    • Oposição a estar sujeito a decisões exclusivamente automatizadas: Tem direito a opor-se às mesmas, solicitando intervenção humana em cada decisão, expressar o seu ponto de vista e contestar a mesma, caso estas decisões tenham impacto na sua esfera jurídica ou o afetem significativamente de forma semelhante. Como tal, tem direito a que as decisões sejam revistas com intervenção humana, sendo remetida uma resposta adequada.
    • Retirar o consentimento quando tiver dado o seu consentimento: terá direito a retirá-lo. Como resultado, tomaremos as medidas adequadas e receberá uma resposta apropriada.
    • Limitação do tratamento que fazemos dos seus dados: quando considerar que os dados que estamos a tratar não são exatos, enquanto verificamos a exatidão dos mesmos; quando entender que o tratamento que estamos a realizar é ilícito e se opuser à eliminação dos mesmos; e quando considerar que já não necessitamos dos seus dados pessoais e se necessitar dos mesmos para o exercício, formulação ou defesa de reclamações. Como resultado, tomaremos as medidas adequadas e receberá uma resposta apropriada.
      Pode exercer estes direitos por escrito perante o WiZink, para a seguinte morada:
      Av. Colégio Militar, n.º 37 F, 6.º Piso, D, 1500-180 Lisboa, Portugal , indicando claramente a pretensão solicitada e anexando documentação que comprove a sua identidade, como uma cópia do seu cartão de cidadão ou cópia de um formulário assinado por si, onde constem os seus dados identificativos e onde comprove a sua identidade, e / ou através do preenchimento dos formulários para o exercício dos direitos disponíveis no sítio https://www.wizink.pt/public/informacao-legal , na área Proteção de Dados. Depois de confirmarmos a sua identificação, destruiremos imediatamente a fotocópia do documento de identificação que nos tiver enviado. Para lhe facilitar o exercício dos seus direitos, o WiZink coloca à sua disposição modelos que, preenchidos com os dados concretos, nos pode enviar nas formas indicadas. Pode consultá-los na explicação de cada um dos direitos mencionados.
      Se considerar oportuno, pode ainda apresentar uma reclamação perante a Comissão Nacional de Proteção de Dados. 
  9. SÃO TOMADAS DECISÕES AUTOMATIZADAS SOBRE MIM? 

    As decisões individuais automatizadas são aquelas que são tomadas por meios tecnológicos sem intervenção humana e que produzem um efeito jurídico sobre si.

    Utilizamos a tomada de decisões automatizadas para uma maior equidade na tomada de decisões, reduzindo os potenciais erros humanos ou atos discriminatórios, para tomar decisões num período de tempo mais curto e melhorar a eficiência dos processos, ou quando estejamos legalmente obrigados a fazê-lo, entre outros.

    As decisões automatizadas não só se podem tomar com base nas informações que nos proporcionar, como também nas que recolhemos de outras fontes. Para mais informações consulta o ponto “3. Como obtemos os teus dados?

    A maioria das decisões não são totalmente automatizadas, requerendo a intervenção humana.

    O WiZink toma decisões automatizadas sobre si nos seguintes casos:

    • Avaliamos a sua solvência e avaliação creditícia ou scoring.
    • Para prevenir o branqueamento de capitais, o financiamento ao terrorismo e outros crimes. Para estes efeitos, analisamos dados pessoais (em transações de pagamento, entre outras) a fim de proteger os produtos de nossos clientes.
    • Para detetar operações fraudulentas.

    Informamos que o WiZink submete esse sistema a revisões periódicas para evitar que se produza algum possível desajuste, erro ou imprecisão nessa avaliação. Sem prejuízo do exposto, se não estiver satisfeito com o resultado da sua avaliação, pode opor-se à tomada de decisões automatizadas, fornecendo as informações que considere necessárias para contestar a decisão tomada, e solicitar que a decisão seja revista manualmente tal como explicado na secção "8. Que direitos pode exercer?".

  10. QUE OBRIGAÇÕES TENHO SOBRE OS MEUS DADOS?

    Há uma série de dados que precisamos e que lhe solicitamos como "obrigatórios", porque são necessários para lhe fornecer os serviços que nos possa solicitar ou para cumprir as obrigações estabelecidas no contrato. Assim, se não nos fornecer estas informações, não poderemos tratar do seu pedido ou efetuar gestão do serviço que nos solicita.

    Da mesma forma, deve garantir que todos os dados que nos proporcionar, ao preencher o pedido de adesão a um produto do WiZink e durante a relação contratual, são seus, verdadeiros, exatos, completos e atualizados.

    Estes dados são necessários para a gestão e execução do contrato, pelo que é necessário que os mantenha atualizados enquanto durar a relação contratual, para poder desenvolvê-la corretamente, comprometendo-se a comunicar-nos, com a maior brevidade possível, as modificações e retificações que possam ocorrer nos seus dados pessoais.

  11. ATUALIZAÇÕES DA POLÍTICA

    A presente Política é atualizada de forma periódica, pelo que recomendamos que a consulte regularmente _WiZink Bank, S.A.U. – Sucursal em Portugal.

    Última versão – outubro 2024 

  12. ANEXO I: EMPRESAS DO GRUPO WIZINK

    As empresas que constituem o Grupo WiZink são as seguintes:

    • WiZink Bank, S.A.U., CIF A-81831067, com sede em C/ Ulises 16-18; 28043 Madrid. 
    • WiZink Gestión, S.L., CIF V-80972680, com sede em C/ Ulises 16-18; 28043 Madrid.
    • Iberalbion, S.L., CIF B-84226224, com sede em C/ Bari, 11; 50197, Zaragoza.
  13. ANEXO II: FORNECEDORES DE CONFIANÇA DO WIZINK POR CATEGORIA

    Lista de Fornecedores de confiança do WiZink que, para nos prestar o serviço que
    lhes contratamos, podem aceder aos seus dados pessoais.

    • Serviços de backoffice
    • Serviços de apoio administrativo
    • Serviços de auditoria e consultoria
    • Serviços jurídicos e de recuperação de dívida judicial e extrajudicial
    • Serviços de pagamento
    • Serviços de publicidade e comunicação
    • Serviços de intermediação financeira
    • Serviços de inquéritos e qualidade
    • Serviços de call center

     

    • Serviços logísticos
    • Serviços informáticos (segurança dos sistemas e da Informação,
      cibersegurança, sistemas de informação, Arquitetura, hosting, processamento
      de dados) 
    • Serviços de telecomunicações
    • Serviços de impressão, envelopagem, envios postais e mensagens
    • Serviços de arquivo, custódia e destruição da informação (digital e física)
    • Serviços de segurança física
    • Serviços de manutenção e segurança de edifícios, instalações e equipamentos
  14. WIZINK FORNECEDORES DE CONFIANÇA POR SECTOR DE ATIVIDADE

    Abaixo, detalhamos os setores de atividade em que os nossos Provedores de Confiança desenvolvem a sua atividade.

    Estes fornecedores de confiança podem aceder aos seus dados pessoais a fim de nos fornecer o serviço que contratámos com eles.

    Para a contratação destes Provedores de Confiança, o WiZink segue critérios adequados para a seleção dos prestadores de serviços, a fim de cumprir as suas obrigações de proteção de dados e assina o correspondente Acordo de tratamento de dados com todos eles, impondo-lhes, entre outras, as seguintes obrigações: aplicar medidas técnicas e organizacionais adequadas; tratar dados pessoais para as finalidades acordadas e apenas de acordo com as instruções documentadas do WiZink; e apagar ou devolver os dados uma vez concluída a prestação dos serviços.

    • Serviços de apoio administrativo.
    • Serviços de auditoria e consultoria.
    • Serviços jurídicos e de recuperação de dívidas judiciais e extrajudiciais.
    • Serviços de pagamento;
    • Serviços de publicidade e comunicação
    • Serviços de intermediação financeira;
    • Serviços de inquérito e de qualidade;
    • Serviços de call center; Serviços de logística;
    • Serviços informáticos (segurança dos sistemas e da informação, cibersegurança, sistemas de informação, arquitetura, alojamento, tratamento de dados);
    • Serviços de telecomunicações;
    • Serviços de impressão, envelopagem, expedição e correio;
    • Serviços de arquivo, custódia e destruição de informação (digital e física);
    • Serviços de segurança física
    • Serviços de manutenção e segurança de edifícios, instalações e equipamento.
  15. ANEXO III: EMPRESAS COLABORADORAS DO GRUPO WIZINK

    • CEPSA Portugal, (caso tenha aderido ao cartão de crédito WiZink Cepsa Gow)

    • BENFICA Portugal (caso tenha aderido ao cartão de crédito WiZink Benfica.)

    • METLIFE EUROPE D.A.C., Sucursal em Portugal, com escritório na Avenida da Liberdade, n.º 36, 4.º andar, Lisboa;

    • IPTIQ LIFE S.A., Sucursal em Espanha com escritório em Paseo de la Castellana 95, 28045, Madrid

  16. ANEXO IV: CATEGORIAS DE DADOS PESSOAIS POR ATIVIDADES DE TRATAMENTO

PARA A GESTÃO E EXECUÇÃO DO CONTRATO E/OU DILIGÊNCIAS PRÉ-CONTRATUAIS

Processar aplicações para produtos que inicia com WiZink, avaliando a sua capacidade de pagamento e risco de crédito através da consulta de ficheiros internos e externos. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as suas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados biométricos se escolher a opção de identificação por videochamada com biometria e também se assinar o contrato com assinatura digital, dados de ligação.
Para poder registá-lo na área privada como cliente e realizar todas as atividades necessárias para o desenvolvimento, gestão e manutenção do(s) contrato(s) que tem connosco, gerir os seus dados pessoais, registar e recolher o pagamento das operações, gerindo assim o seu contrato ou outros procedimentos disponíveis a qualquer momento, bem como enviar-lhe todas as informações que nos solicitar. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as suas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados de ligação.
Gravação e recuperação de transações, em caso de não pagamento. Dados de identificação, dados de contato, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados relativos aos cartões de crédito.
Gerir todas as fases das promoções e/ou sorteios organizados pelo WiZink, bem como a entrega de prémios e o envio de informações (por via eletrónica ou outros meios) relacionadas com os mesmos, de acordo com as bases legais de cada promoção e/ou sorteio. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados.

COM BASE NO NOSSO INTERESSE LEGÍTIMO

Oferecer-lhe, por qualquer meio, incluindo meios eletrónicos, produtos ou serviços WiZink, incluindo os comercializados pelo WiZink como mediador de seguros que sejam semelhantes aos que contratou. Dados de identificação, dados de contato, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados relativos aos cartões de crédito.
Comunicar os dados estritamente necessários (nome, apelido, data de nascimento e NIF/Passaporte ou documento de identificação equivalente) a outras empresas do Grupo WiZink, exclusivamente nos casos em que tenha manifestado interesse em contratar produtos a estas empresas, a fim de verificar a sua identidade, evitar fraudes e acelerar a contratação do produto em que está interessado. Dados de identificação, dados de contato, dados de ligação.
Realizar inquéritos ou estudos de mercado que nos permitam conhecer a sua opinião sobre os nossos produtos, serviços e processos, bem como realizar análises dos relatórios e estatísticas obtidas a partir das suas respostas. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados.
Prevenir e detetar fraudes tanto em aplicações de produtos que tenha iniciado connosco como nos seus contratos existentes connosco. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as suas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados biométricos, dados de geolocalização, dados de ligação, dados pessoais relativos a condenações penais e infrações relevantes.
Em caso de não pagamento, efetuar avaliações e classificações dos seus dados a fim de chegar a uma solução adaptada à sua situação específica, e utilizar os seus dados para o localizar consultando fontes externas acessíveis ao público. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as suas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados.
Contata-lo para o ajudar a finalizar o seu pedido de produtos e serviços WiZink, nos casos em que este não tenha sido concluído. Dados de identificação, dados de contato.

COM BASE NO TEU CONSENTIMENTO

Para atender a quaisquer pedidos que possa ter através dos espaços ou canais previstos para o efeito. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as suas características pessoais
Verificar a sua identidade, no âmbito do processo de contratação de qualquer um dos produtos WiZink, autorizar ou efetuar a verificação da sua identidade utilizando a opção de videochamada biométrica. Formalizar os contratos dos produtos WiZink, através de uma assinatura digital biométrica, no caso de autorizar a contratação desta forma. Dados biométricos
Enviar-lhe comunicações para o informar sobre os produtos e serviços desta entidade por qualquer meio, incluindo os eletrónicos, enquanto não for cliente WiZink. Dados de identificação, dados de contato.
Se for cliente de alguma das entidades do Grupo WiZink e lhes tiver dado a sua autorização, contacte-o para saber mais sobre os nossos produtos e serviços. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as suas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados.
Informá-lo sobre produtos e serviços comercializados por esta entidade, que não são semelhantes aos que já contratou, bem como pedir-lhe informações adicionais sobre as suas preferências por estes produtos para fins de comercialização, desde que nos tenha dado a sua autorização. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as suas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados.
Processar as informações obtidas através dos cookies utilizados nas páginas web do WiZink, para os fins estabelecidos na Política de Cookies. Detalhes da ligação.
No caso em que o WiZink necessite aceder, à informação disponível nas suas contas de outras entidades através da sua banca eletrónica, para avaliar a tua solvência. Dados de identificação, dados de contato, dados económicos e financeiros das suas contas.
Partilhar os seus dados com outras empresas do Grupo WiZink ou com outras empresas colaboradoras do WiZink para que possam contactá-lo e oferecer-lhe os seus produtos e serviços. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as suas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados.
Aceder à geolocalização do seu dispositivo móvel para lhe fornecer a localização dos ATMs e estações de serviço CEPSA, e detetar possíveis casos de fraude ou roubo de identidade. Dados de identificação, dados de contato, dados de ligação.
No caso de ser utilizador da aplicação móvel WiZink, e desejar partilhar um ficheiro connosco, ou descarregar as suas declarações. Dados de identificação, dados de contato, dados de ligação.
Conservar e tratar as gravações das chamadas telefónicas, de modo a provar transações comerciais, monitorizar a qualidade do serviço prestado, para combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo e outras obrigações legais. Dados de identificação, dados de contato.

NO CUMPRIMENTO DE UMA OBRIGAÇÃO LEGAL

Prevenir o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as suas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados biométricos, dados de geolocalização, dados de ligação, dados pessoais relativos a condenações penais e infrações relevantes.
Comunicação e consulta de dados pelo WiZink ao Banco de Portugal através da Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), em conformidade com as disposições do Decreto-Lei n.º 204/2008, de 14 de outubro, com o principal objetivo de apoiar as entidades participantes na avaliação do risco da concessão de crédito, permitindo-lhes consultar informação agregada sobre o endividamento de quem lhes solicita crédito. Dados de identificação, dados de contato, dados sobre as suas características pessoais, dados profissionais ou de atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados pessoais relativos a condenações penais e infrações relevantes.
Comunicação de dados pelo WiZink à CIRBE, em cumprimento do disposto na Lei n.º 44/2002, de 22 de novembro, sobre Medidas de Reforma do Sistema Financeiro, e da Lei n.º 10/2014, de 26 de junho, sobre a Regulação, Supervisão e Solvabilidade das Instituições de Crédito, e demais obrigações e princípios da regulamentação sobre o crédito responsável. Dados de identificação, dados de contacto, dados sobre as suas características pessoais, dados profissionais ou sobre a sua atividade, dados relativos à sua situação social, dados económicos e financeiros, dados sobre os produtos e/ou serviços contratados, dados pessoais relacionados com condenações penais e infrações.