O WiZink não foi alvo de qualquer ciberataque bem sucedido ou fuga de informação e os dados dos nossos clientes permanecem em segurança.

Na sequência do artigo da revista Sábado | sábado.pt, de dia 28.11.2023, e da peça transmitida na Investigação Sábado, na CMTV, em 01.12.2023, cumpre ao WiZink esclarecer os seguintes factos:

1. Após uma investigação desenvolvida pela 1.ª Secção do DIAP Regional do Porto, o Ministério Público chegou à conclusão de que os dados confidenciais dos clientes do WiZink foram obtidos ilegalmente através de contactos diretos dos arguidos com os clientes.
2. Não consta, deste ou de outro processo judicial, informação ou suspeita de que os burlões tenham acesso à base de dados do Banco WiZink, nem que a decisão de proceder a devoluções de dinheiro aos clientes tenha decorrido de tal situação.
3. O WiZink acompanha sempre os seus clientes, oferecendo soluções para minimizar o impacto causado pelos autores deste tipo de crime.
4. O que nestes casos está em causa não é “a falta de segurança do banco”: mas sim a prática fraudulenta de arguidos identificados que, de acordo com a referida investigação, praticaram os crimes identificados na notícia publicada: o Banco WiZink é Assistente no processo e procurará ser ressarcido pelos danos que tais Arguidos também lhe causaram.
5.Reforçamos, uma vez mais:
o WiZink dispõe de uma plataforma tecnológica interna sólida onde os dados dos nossos clientes estão protegidos e armazenados de forma segura;
o WiZink não sofreu qualquer ataque informático/ciberataque criminoso bem-sucedido ou fuga de informação. Se essas situações se verificassem, o banco estaria sempre obrigado a reportar o facto, de imediato, ao Banco de Portugal e ao Banco de Espanha, acionando as medidas necessárias de proteção e comunicação aos seus clientes. 
 

Uma vez mais são levantadas suspeitas injustificadas, que colocam em causa o papel do banco e o seu bom nome nos casos de fraude por Phishing, um cibercrime alheio ao WiZink que, tal como explica o auto do Ministério Público, ao qual o artigo se refere, o banco é mais uma das vítimas. 

Somos uma instituição de profissionais experientes e um negócio com mais de 25 anos no mercado português. Sempre pautámos a nossa atividade por elevados padrões de conduta. Trabalhamos diariamente para prestar um serviço de qualidade aos nossos clientes, estando totalmente empenhados na luta contra o Phishing, realidade que se tornou transversal no mercado, tanto em Portugal como no resto do mundo.