1
O Banco WiZink NÃO sofreu um ciberataque, nem teve uma fuga de dados nos seus sistemas. Neste sentido, os dados dos clientes WiZink, nos sistemas do banco, permanecem em total segurança.
2
As nossas transações bancárias seguem processos rigorosos de autenticação por parte do cliente, de que é exemplo a Autenticação Forte, e que garantem que as compras efetuadas em ambiente digital sejam seguras, sempre que o cliente proteja devidamente os seus dados pessoais e, nomeadamente, não os faculte a terceiras entidades.
3
É do conhecimento da opinião pública e das autoridades competentes que o atual contexto pandémico tem sido um terreno fértil para o aumento dos casos de fraude cibernética por Phishing, não só em Portugal, mas a nível mundial, que têm evoluído de forma muito rápida.
4
Por esta e outras razões revimos diariamente as regras de mitigação do risco de fraude, através do nosso departamento de Fraude, que as atualiza à medida que os métodos utilizados pelo cibercrime se tornam mais sofisticados. Assim, através deste forte investimento que a nossa instituição tem vindo a realizar ao longo dos últimos anos, temos uma cada vez maior resiliência contra estes ataques.
5
6
O Banco tem também implementadas regras de mitigação de risco de fraude que combinam variáveis múltiplas (que por motivos de segurança não são públicas) e de acordo com as melhores práticas definidas pela SIBS.
7
O Banco é regulado pelo Banco de Espanha e pelo Banco de Portugal, e opera SEMPRE em conformidade com a legislação vigente, incluindo as condições em que os clientes podem ser ressarcidos, em caso de operações fraudulentas, após análise cuidada.
8
No início de 2021, o WiZink apresentou uma queixa formal contra terceiros ao Ministério Público, que ao longo do tempo tem vindo a ser atualizada com novos casos de que temos conhecimento, de modo a ver resolvidas estas questões que estão a afetar alguns dos seus clientes. O WiZink lamenta profundamente e quer vê-las resolvidas pelas entidades competentes o quanto antes.
9
10
Importante destacar que o WiZink tem uma vasta experiência na gestão de risco de crédito em Portugal, e conta com uma carteira de clientes com um histórico de quase 25 anos. O Wizink além da sua política de crédito interna segue igualmente as regras instituídas pelo Banco de Portugal no cumprimento da avaliação da solvabilidade aplicável à concessão de um crédito.