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Cartões
Perdeu ou roubaram o seu cartão WiZink? Saiba o que fazer.
Se perdeu ou se lhe roubaram o seu cartão deverá, de imediato, bloqueá-lo/cancelá-lo. Pode fazê-lo pelas seguintes vias:
No WiZink Online
Aqui mesmo em wizink.pt, efetue o LOGIN (caso não esteja registado, deve entrar pelo botão REGISTO).
Entre nos detalhes do cartão que pretende cancelar;
No menu, escolha a opção "Segurança" e selecione a opção de "Perda/ Roubo";
Após confirmação da morada, e caso a mesma esteja correta, deverá selecionar "Seguir com o pedido". Entre 5 a 10 dias úteis receberá um novo cartão.
Na APP WiZink:
Aceda à App (se não tem ainda, é só instalar e fazer o registo), selecione a opção "Cartões" e escolha o cartão que pretende cancelar;
Selecione "Mais", no menu superior, e depois "Segurança - Perda/ Roubo", selecionando o motivo para a substituição do cartão.
Após confirmação da morada, e caso a mesma esteja correta, deverá selecionar "Seguir com o pedido" Entre 5 a 10 dias úteis receberá um novo cartão.
Quer reclamar o valor de uma transação ou não reconhece um movimento que aparece na sua conta-cartão? Saiba como deve proceder.
Consulte regularmente a sua conta-cartão para controlo de saldos e movimentos. É simples, através da App WiZink ou aqui mesmo, em wizink.pt, Login, Cartões de Crédito.
Se reconhece o comerciante e quiser reclamar o valor de uma transação da sua conta-cartão com a qual não concorda, faça o seguinte:
1. Para maior eficiência, deverá tentar contactar o comerciante, uma vez que o Wizink não pode anular diretamente uma transação que já está efetivada, apenas o comerciante que a emite o pode fazer.
2. Contudo, caso não consiga resolver diretamente com o comerciante, podemos ajudá-lo(a), dando início ao processo de reclamação, em seu nome, junto do Banco do comerciante. Para tal deverá:
a. Descarregar o formulário de “Reclamação de transações” aqui ou no Wizink Online (Login, Cartões de Crédito), na opção Documentação
b. Preencher, imprimir e assinar o referido formulário, juntar a documentação indicada no mesmo, caso aplicável, e enviar-nos tudo por email para o endereço: disputas@wizink.pt
Nota: O prazo de resolução deste processo poderá demorar alguns meses, uma vez que implica a gestão com o comerciante, a aplicação da eventual devolução e as suas possíveis alegações.
Se não deu a sua aprovação à transação, nem reconhece o comerciante e suspeita de movimento fraudulento, deve fazer o seguinte:
a. Se possível e de imediato, cancele o seu cartão, por motivo de Fraude/não reconhecer movimentos da sua conta, no menu Segurança da App WiZink ou WiZink Online (aqui mesmo em wizink.pt > Login > Cartões de Crédito)
b. Em seguida, e logo que possível, ligue para a Linha WiZink através do 218 700 500 (custo rede fixa nacional) ou qualquer dos outros números indicados na área Contactos deste site, para que o(a) possamos ajudar.
Como posso obter o PIN do meu cartão?
Muito simples. Quer para obter o seu PIN pela primeira vez, após ativação do cartão, quer para recordar o seu PIN, pode optar pelos seguintes canais:
No WiZink Online (LOGIN): Detalhes do Cartão > Segurança > Saber o PIN do meu cartão
Na APP: Opção "Mais" > Saber o PIN do meu cartão
Também o poderá saber através do sistema de atendimento automático da Linha Wizink.
Por segurança primeiro confirmamos o seu número de telemóvel, enviando um código de 7 dígitos que deve inserir no ecrã (caso esteja nos canais digitais) ou no sistema de atendimento automático. Depois receberá um SMS com o seu PIN!
Já sabe, por segurança deve memorizar o PIN e apagar a mensagem SMS.
Pode também, caso queira, altera o PIN do cartão em qualquer caixa MULTIBANCO.
A partir de que idade posso aderir a um cartão?
A adesão ao cartão Wizink pode ser realizada por qualquer pessoa maior de idade, neste caso 18 anos.
Como posso pedir um cartão WiZink?
Para aderir ao cartão Wizink basta escolher aqui o cartão que mais se adequa a si. Escolha "XXXXXX", preencha os dados e submeta a sua proposta. É fácil e rápido!
Se tiver alguma dúvida, durante o preenchimento dos dados, poderá sempre pedir que lhe liguem para dar uma ajuda!
O cartão WiZink tem comissões?
Se tiver alguma dúvida, durante o preenchimento dos dados, poderá sempre pedir que lhe liguem para dar uma ajuda!
O Cartão Wizink está isento de comissão de disponibilização.
No entanto, existem comissões associadas a determinadas transações e serviços, as quais poderá consultar no Folheto de Comissões e Despesas do Preçário em vigor.
Como posso ativar um cartão Wizink?
Se recebeu um novo cartão Wizink que precisa de ser ativado saiba que pode fazê-lo de várias formas:
No WiZink Online ou na APP Wzink:
Efetue o LOGIN (caso não esteja registado, deve entrar pelo botão REGISTO).
E escolha a opção “Ativar Cartão”;
Após seguir as instruções irá ver a mensagem de que o cartão já se encontra ativo!
Atenção: Se for uma ativação pela primeira vez ainda terá de receber o seu PIN.
Também o poderá fazer através da Linha Wizink, utilizando o sistema de Atendimento Automátimo ou com um assistente.
O que é afinal o limite de crédito?
O limite de crédito do seu cartão, ou da sua conta-cartão WiZink, corresponde ao valor que o WiZink lhe disponibiliza, de acordo com a respetiva análise de crédito, podendo ser revisto periodicamente pelo banco. Neste caso, o WiZink pode propor o seu aumento ou diminuição, enviando sempre comunicação por escrito e cumprindo com o respetivo pré-aviso.
Este montante que lhe é disponibilizado pode ser utilizado de diversas formas como, por exemplo, compras em lojas físicas ou online, transações MB WAY, pagamentos em MULTIBANCO, levantamentos de numerário a crédito ou transferências de dinheiro para a sua conta à ordem.
O reembolso dos montantes utilizados será efetuado/cobrado mensalmente, em data fixa, de acordo com a opção de pagamento que escolher para o seu cartão (e que poderá mudar sempre que quiser e precisar). O montante pago voltará a estar disponível, podendo ser novamente utilizado (Saldo disponível).
Nota: Pagamentos inferiores a 100% estão sujeitos à cobrança de juros, conforme condições do Contrato.
Não se esqueça que pode consultar sempre os detalhes do seu cartão e conta-cartão no WiZink Online (LOGIN) e na App WiZink.
Desde que existam movimentos na sua conta-cartão ou saldo devedor, o WiZink disponibilizará também um Extrato mensal, onde poderá confirmar todos os detalhes da sua conta-cartão, como o limite de crédito, os movimentos efetuados no período a que respeita o Extrato, o saldo devedor à data de emissão do Extrato, opção de pagamento e montante a pagar.
Posso alterar o meu limite de crédito?
O limite de crédito do cartão Wizink é definido no momento da aprovação do seu cartão / formalização do Contrato, de acordo com os critérios de risco definidos.
Os aumentos ao limite de crédito inicial são propostos proativamente pelo Wizink, quando possíveis e de acordo com análise de risco periódica, e nunca efetuados fora deste processo.
As propostas de aumento do limite de crédito, são comunicadas sempre por escrito (por email ou correio), com o pré-aviso de 60 dias, podendo o cliente:
- Solicitar que o novo limite de crédito entre, de imediato, em vigor;
- Solicitar que o aumento do limite de crédito seja feito por um valor inferior ao proposto pelo WiZink;
- Rejeitar o aumento proposto, desde que dentro do prazo indicado na comunicação.
Em qualquer momento, poderá ainda solicitar a redução do seu limite de crédito, respeitanto o valor mínimo de 500€ e garantindo que, caso exista saldo devedor, o mesmo não excede o limite de crédito que está a pedir para ser considerado.
Como posso cancelar o meu cartão Wizink?
Se pretender denunciar o seu Contrato com o WiZink, poderá fazê-lo escrevendo-nos através da sua caixa de mensagens disponível no WiZink Online ou ligando para a Linha WiZink.