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Muito simples. Quer para obter o seu PIN pela primeira vez, após ativação do cartão, quer para recordar o seu PIN, pode optar pelos seguintes canais:
No WiZink Online (LOGIN): Detalhes do Cartão > Segurança > Saber o PIN do meu cartão
Na APP: Opção "Mais" > Saber o PIN do meu cartão
Também o poderá saber através do sistema de atendimento automático da Linha Wizink.
Por segurança primeiro confirmamos o seu número de telemóvel, enviando um código de 7 dígitos que deve inserir no ecrã (caso esteja nos canais digitais) ou no sistema de atendimento automático. Depois receberá um SMS com o seu PIN!
Já sabe, por segurança deve memorizar o PIN e apagar a mensagem SMS.
Pode também, caso queira, altera o PIN do cartão em qualquer caixa MULTIBANCO.
Se perdeu ou se lhe roubaram o seu cartão deverá, de imediato, bloqueá-lo/cancelá-lo. Pode fazê-lo pelas seguintes vias:
No WiZink Online
Aqui mesmo em wizink.pt, efetue o LOGIN (caso não esteja registado, deve entrar pelo botão REGISTO).
Entre nos detalhes do cartão que pretende cancelar;
No menu, escolha a opção "Segurança" e selecione a opção de "Perda/ Roubo";
Após confirmação da morada, e caso a mesma esteja correta, deverá selecionar "Seguir com o pedido". Entre 5 a 10 dias úteis receberá um novo cartão.
Na APP WiZink:
Aceda à App (se não tem ainda, é só instalar e fazer o registo), selecione a opção "Cartões" e escolha o cartão que pretende cancelar;
Selecione "Mais", no menu superior, e depois "Segurança - Perda/ Roubo", selecionando o motivo para a substituição do cartão.
Após confirmação da morada, e caso a mesma esteja correta, deverá selecionar "Seguir com o pedido" Entre 5 a 10 dias úteis receberá um novo cartão.
O cartão Wizink tem sempre uma data de validade. Por princípio, o cartão é renovado automaticamente e substituído por um novo, perto de terminar essa data. Caso algo impeça a renovação do cartão na data prevista, informaremos antecipadamente, por escrito (email ou correio).
O novo cartão que renova o que irá expirar, é enviado para morada que tem junto do WiZink e pode ser enviado bloqueado ou ativo - a informação estará sempre no documento em que é remetido o cartão e que pedimos leia sempre com muita atenção.
Para facilitar, na renovação, o PIN do seu cartão mantém-se o mesmo!
A adesão ao cartão Wizink pode ser realizada por qualquer pessoa maior de idade, neste caso 18 anos.
Para aderir ao cartão Wizink basta escolher aqui o cartão que mais se adequa a si. Escolha "XXXXXX", preencha os dados e submeta a sua proposta. É fácil e rápido!
Se tiver alguma dúvida, durante o preenchimento dos dados, poderá sempre pedir que lhe liguem para dar uma ajuda!
Se tiver alguma dúvida, durante o preenchimento dos dados, poderá sempre pedir que lhe liguem para dar uma ajuda!
O Cartão Wizink está isento de comissão de disponibilização.
No entanto, existem comissões associadas a determinadas transações e serviços, as quais poderá consultar no Folheto de Comissões e Despesas do Preçário em vigor.
Se recebeu um novo cartão Wizink que precisa de ser ativado saiba que pode fazê-lo de várias formas:
No WiZink Online ou na APP Wzink:
Efetue o LOGIN (caso não esteja registado, deve entrar pelo botão REGISTO).
E escolha a opção “Ativar Cartão”;
Após seguir as instruções irá ver a mensagem de que o cartão já se encontra ativo!
Atenção: Se for uma ativação pela primeira vez ainda terá de receber o seu PIN.
Também o poderá fazer através da Linha Wizink, utilizando o sistema de Atendimento Automátimo ou com um assistente.
O limite de crédito do seu cartão, ou da sua conta-cartão WiZink, corresponde ao valor que o WiZink lhe disponibiliza, de acordo com a respetiva análise de crédito, podendo ser revisto periodicamente pelo banco. Neste caso, o WiZink pode propor o seu aumento ou diminuição, enviando sempre comunicação por escrito e cumprindo com o respetivo pré-aviso.
Este montante que lhe é disponibilizado pode ser utilizado de diversas formas como, por exemplo, compras em lojas físicas ou online, transações MB WAY, pagamentos em MULTIBANCO, levantamentos de numerário a crédito ou transferências de dinheiro para a sua conta à ordem.
O reembolso dos montantes utilizados será efetuado/cobrado mensalmente, em data fixa, de acordo com a opção de pagamento que escolher para o seu cartão (e que poderá mudar sempre que quiser e precisar). O montante pago voltará a estar disponível, podendo ser novamente utilizado (Saldo disponível).
Nota: Pagamentos inferiores a 100% estão sujeitos à cobrança de juros, conforme condições do Contrato.
Não se esqueça que pode consultar sempre os detalhes do seu cartão e conta-cartão no WiZink Online (LOGIN) e na App WiZink.
Desde que existam movimentos na sua conta-cartão ou saldo devedor, o WiZink disponibilizará também um Extrato mensal, onde poderá confirmar todos os detalhes da sua conta-cartão, como o limite de crédito, os movimentos efetuados no período a que respeita o Extrato, o saldo devedor à data de emissão do Extrato, opção de pagamento e montante a pagar.
O limite de crédito do cartão Wizink é definido no momento da aprovação do seu cartão / formalização do Contrato, de acordo com os critérios de risco definidos.
Os aumentos ao limite de crédito inicial são propostos proativamente pelo Wizink, quando possíveis e de acordo com análise de risco periódica, e nunca efetuados fora deste processo.
As propostas de aumento do limite de crédito, são comunicadas sempre por escrito (por email ou correio), com o pré-aviso de 60 dias, podendo o cliente:
- Solicitar que o novo limite de crédito entre, de imediato, em vigor;
- Solicitar que o aumento do limite de crédito seja feito por um valor inferior ao proposto pelo WiZink;
- Rejeitar o aumento proposto, desde que dentro do prazo indicado na comunicação.
Em qualquer momento, poderá ainda solicitar a redução do seu limite de crédito, respeitanto o valor mínimo de 500€ e garantindo que, caso exista saldo devedor, o mesmo não excede o limite de crédito que está a pedir para ser considerado.
A. Se os movimentos do seu cartão apresentam alguma transação que não reconhece deve, antes de mais, tentar contactar o comerciante onde a mesma foi realizada, uma vez que o Wizink não pode anular diretamente uma transação que já está efetivada, apenas o comerciante que a emite o pode fazer.
B. Contudo, e caso não consiga resolver diretamente com o comerciante, podemos ajudá-lo a resolver a situação, dando início ao processo de reclamação, em seu nome, junto do Banco do comerciante.
Para tal, é necessário que nos remeta o formulário de transações não reconhecidas que se encontra disponível:
-
aqui
- ou no Wizink Online, na opção Documentação.
Depois de preenchido o formulário deverá remetê-lo para disputas@wizink.pt.
Nota: O prazo de resolução deste processo poderá chegar aos 120 dias, uma vez que implica a gestão com o comerciante, a aplicação da eventual devolução e as suas possíveis alegações.
Se pretender denunciar o seu Contrato com o WiZink, poderá fazê-lo escrevendo-nos através da sua caixa de mensagens disponível no WiZink Online ou ligando para a Linha WiZink.
O ciclo de faturação é o período, de cerca de 30 dias, em que todos os movimentos nele ocorridos entrarão para o cálculo do seu Montante a Pagar. No Extrato está indicado logo no início, no "Período a que se refere o extrato".
No WiZink existem 4 ciclos de faturação, com datas de emissão de extrato diferenciadas e respetivas datas limite de pagamento:
A Data Limite de Pagamento pode oscilar de acordo com os dias úteis do mês. Se a mesma ocorrer num dia não útil, a mesma será antecipada para o dia útil anterior.
Para alterar a sua data Limite de Pagamento e consequentemente a data do seu ciclo de Faturação poderá escrever-nos através da caixa de Mensagens do seu Wizink Online ou contactar-nos através da Linha Wizink.
O seu extrato é disponibilizado até 2 dias úteis após o fecho do seu ciclo de faturação na APP Wizink ou no Wizink online.
Poderá aceder ao mesmo de forma simples, rápida e cómoda através do WiZink Online em Detalhes do Cartão > Extrato Digital ou através da APP WiZink em Extratos.
Se ainda não tem acesso ao seu extrato digital saiba que pode fazê-lo através do WiZink Online em Detalhes do Cartão > Extrato Digital > Aderir ao extrato digital ou através da APP WiZink em Extratos > Aderir ao Extrato digital.
É muito fácil! No extrato do seu cartão Wizink irá ver refletida toda a atividade relacionada com o seu cartão Wizink no período de faturação a que corresponde o extrato.
No seu extrato pode ver:
O seu limite de crédito - Valor que o WiZink lhe disponibiliza para utilizar da forma que lhe for mais conveniente;
O seu saldo disponível - Valor que ainda tem disponível para utilizar;
O saldo em dívida à data do extrato atual - Saldo utilizado à data do extrato;
A sua forma de pagamento - Se tiver o seu Débito Direto ativo irá ver essa informação aqui espelhada;
A sua opção de pagamento - Corresponde à opção que escolheu para pagar o seu saldo utilizado e que pode ser: Montante Mínimo a Pagar ou uma % percentagem à sua escolha sobre o Saldo Utilizado.
Nota: Com exceção da opção de pagamento a 100%, todas as demais têm lugar à cobrança de juros
Data limite de pagamento - Corresponde à data em que o seu Débito Direto irá ocorrer na conta que nos facultou.
Nota: Caso não tenha o débito direto ativo deve pagar até à data limite indicada em "Pagamento por Multibanco".
Montante a Pagar - Este valor é calculado com base com os movimentos realizados no período de faturação a que corresponde o extrato, a opção de pagamento que tem definida, mensalidades e eventuais encargos que possam estar associados.
Nota: Caso altere a sua opção de pagamento entre a data de emissão do extrato e a 7 dias antes da sua data limite de pagamento, este valor será ajustado e debitado da sua em conformidade com a sua alteração.
Pagamento por Multibanco
A. Se tem o Débito Direto ativo, em qualquer momento poderá realizar reforços de pagamento utilizando a Entidade e Referência aqui indicadas.
Também poderá inibir o seu Débito Direto se realizar por Multibanco o pagamento do seu Montante a Pagar desde que tal ocorra até 7 dias úteis da Data Limite de Pagamento associada ao seu débito direto. Se este prazo não for cumprido poderão ocorrer cobranças em duplicado.
Nota: Se realizar um pagamento por Multibanco de um valor inferior ao seu Montante a Pagar, mesmo cumprindo com os 7 dias úteis, o seu débito direto irá ocorrer na mesma mas pela diferença entre o valor pago e o Montante a Pagar.
Nas páginas seguintes poderá ver ao detalhes todos os movimentos realizados nesse período a que corresponde o extrato.
Todos os movimentos que tenha realizado durante um ciclo de faturação que ainda não se encontra encerrado poderão ser consultados através da APP Wizink ou do Wizink Online em Os Seus Movimentos. Esta página poderá conter dois tipos de transações incluídas:
A. Os Movimentos atuais dizem respeito às transações que se encontram já aprovadas e que farão parte do extrato a pagamento correspondente ao ciclo de faturação em referência.
B. Os Autorizações em Curso dizem respeito a transações realizadas que foram autorizadas pelo Wizink mas que se encontram pendentes de confirmação do comerciante. Habitualmente poderá levar até 48h a ser confirmadas e assim estejam passarão a constar dos Movimentos atuais.
Nota: Caso ocorra entretanto o fecho do seu ciclo de faturação, todas as transações que se encontrem ainda em autorização irão transitar para o ciclo de faturação seguinte passando a estar espelhadas apenas no extrato seguinte.
Meios de pagamento
O que é a tecnologia contactless?
O Contactless é uma forma de pagamento disponível no seu cartão Wizink que utiliza a tecnologia NFC permitindo que os pagamentos sejam realizados por aproximação num terminal contacless.
Para poder fazer compras com a tecnologia contactless é preciso realizar primeiro uma transação com Chip&Pin.
Se a transação for igual ou inferior a 50€ não precisa de marcar o PIN.
Mas compras sem introdução de PIN só são permitidas até um montante acumulado de 150€.
No estrangeiro, as transações contactless de baixo valor estão limitadas ao número máximo de 2 transações (o valor máximo depende do país).
Após atingir este valor máximo, o cartão Wizink vai exigir que a próxima compra seja feita com Chip&Pin, independentemente do valor e tipo de terminal. Só assim é possível voltar depois a fazer transações contactless, sem introdução de PIN.
Pode também ser pedido, de forma aleatória, para fazer uma transação com Chip&PIN.
A responsabilidade nas transações contactless sem introdução de PIN, em caso de perda, roubo ou apropriação abusiva do cartão de crédito WiZink, é assumida pelo banco, salvo atuação culposa ou fraudulenta.
O cartão WiZink já pode ser adicionado ao MB Way e assim usufruir de algumas das funcionalidades que este serviço disponibiliza.
Para poder adiconar o seu cartão WiZink ao MB WAY tem ao seu dispôr duas opções:
A. Através da App MB Way
B. Através de um caixa Multibanco
Se já tem o seu cartão WiZink associado ao MB Way poderá usufruir de todas as funcionalidades que o MB WAY lhe disponibiliza, como compras, levantamentos ou tranferências.
No entanto, não é possível receber transferências via MB WAY para o seu cartão WiZink.
WiZink Online
Que passos devo seguir para me registar?
É muito fácil. Só tem de entrar aqui mesmo, no site, no botão no topo à direita que diz "Registo". Depois é seguir os passos.
Se quiser saber mais pormenores sobre o registo nos canais digitais do WiZink pode consutar aqui. Dizemos como deve definir o utilizador e dicas para criar uma palavra-passe segura.
Depois pode aceder sempre que quiser ao WiZink Online, aqui, no botão Login ou usar também a App WiZink - os dados de acesso são os mesmos, para facilitar!
Como acedo ao Wizink online?
É muito simples, só tem de efetuar o Login aqui mesmo, no botão no topo da página. Se não está registado entre no botão "Registo" e siga os passos. Maior detalhe na resposta anterior.
Não se preocupe, clique no botão "Login" e depois na opção correspondente "Esqueceu-se do nome de utilizador?" ou "Esqueceu-se da palavra-passe?", conforme o caso. E n+os vamos recordá-lo(a)!
No WiZink Online pode fazer a gestão do seu cartão de forma autónoma e muito fácil.
Pode consultar movimentos, saldos e os últimos extratos. Ver os detalhes e gerir a opção de pagamento do seu cartão e aceder a várias formas de utilização que este lhe dá.
Pode ainda confirmar e gerir os seus dados e até entrar em contactoconnosco através das MENSAGENS!
Mas o melhor é ver mais detalhes aqui ou, melhor ainda, registar-se e explorar agora mesmo!
WiZink APP
A App WiZink está disponível os sistemas Android e iOS.
Só tem de ir às respetivas stores e procurar "WiZink", surgirá a nossa App e é só instalar! Se já está registado no WiZink Online pode entrar na App com os memos dados de acesso. Se não está, pode registar-se na App e depois aceder ao WiZink Online também. Fácil!
A App WiZink ajuda-o(a) a manter tudo sob controlo - pode consultar saldos, movimentos, extratos, ver os detalhes e gerir a opção de pagamento, comunicar perda ou roubo do cartão e mais!
E muito importante, é na App WiZink que pode validar as compras online que necessitam de Autenticação Forte. Só tem de garantir que as Notificações na App estão ativas!
Não se preocupe, abra a App e clique em "Problemas ao entrar?" e nós vamos ajudálo(a)!
Seguros
Que seguros gratuitos existem?
O Wizink disponibiliza um conjunto de seguros gratuitos de acordo com o tipo de cartão e que podem consultar abaixo:
Seguro de Proteção de Compras - Disponível para todos os cartões dentro do portfólio WiZink
Cobertura de Proteção de Compras
Cobertura de Safe Online
Cobertura de Best Price
Cobertura de Bilheteira
Cobertura por Utilização Fraudulenta do Telemóvel
Cobertura por Roubo após levantamento em ATM
Seguro de Viagem - Exclusivo para cartões WiZink Flex, Rewards, e Gold.
Cobertura de Morte ou Invalidez
Cobertura de Despesas Médicas de Urgência
Cobertura de Perda de Bagagem
Cobertura de Atraso de Bagagem
Cobertura de Atraso ou Anulação do Voo.
Cobertura de Responsabilidade Civil a Terceiros no Estrangeiro
Seguro de Assistência ao Veiculo - Exclusivo cartão Cepsa Porque Eu Volto
Cobertura de Serviço de Desempanagem
Cobertura de Reboque
Cobertura de Repatriamento dos ocupantes
Cobertura de Repatriamento do veículo seguro
Cobertura de Transporte para recuperação de veículo
Para ativar qualquer um destes seguros gratuitos poderá contactar diretamente a seguradora, escrever-nos através da caixa de mensagens do seu Wizink Online ou contactar-nos através da Linha Wizink.
O que é o Plano de Proteção de Pagamentos
O Plano de Proteção de Pagamentos é um seguro opcional em parceria com a Seguradora Metlife.
É um seguro que protege total ou parcialmente a divida do cartão de crédito WiZink, assim como pode ser extendido ao seu plano de crédito adicional.
O Plano de Proteção de Pagamentos não tem qualquer custo de adesão e tem duas opções que pode subscrever de forma separada:
A. No Plano Proteção de Pagamentos no Cartão de Crédito o prémio cobrado está associado ao montante em dívida no Cartão de Crédito (onde se incluiem todas as funcionalidades do cartão que possa ter como crédito em linha, crédito imediato ou compra repartida).
B. No Plano Proteção de Pagamentos no Crédito Adicional o prémio cobrado está associado ao montante em dívida.
Para poder fazer adesão a algum destes planos poderá contactar-nos através da caixa de mensagens do seu Wizink Online ou contactar-nos através da Linha Wizink.
Os meus datos pessoais
Como se faz a gestão dos meus dados pessoais e como é pretegida a minha privacidade?
É muito importante que mantenha sempre os dados atualizados para sua proteção e para que possamos manter-nos em contacto!
Se pretender alterar o seu endereço de email poderá fazê-lo através do Wizink online em Area Pessoal > Dados Pessoais
Se pretender alterar os seus contactos telefónicos poderá escrever-nos através da caixa de mensagens na Area Cliente indicando o contacto atual completo e o que pretende atualizar ou contactar-nos através da Linha Wizink.
Se pretender alterar a sua morada ou algum outro dado pessal, solicitamos que nos remeta um comprovativo recente para cliente@wizink.pt. Em alternativa poderá remeter esse mesmo documento através de correio postal.
Como posso exercer o direito de cancelar os meus dados no Wizink?
SEPA
Área Única De Pagamentos Em Euros
A Área Única de Pagamentos em Euros ou SEPA (Single Euro Payments Area) é uma consequência da entrada em circulação do Euro.
O objetivo principal é reforçar a integração europeia, estabelecendo um espaço único de pagamentos, onde se poderão efetuar e receber pagamentos em euros, dentro de cada país ou entre países, sob as mesmas condições, direitos e obrigações.
Quais As Principais Vantagens Da Área Única De Pagamentos Em Euros?
A existência duma oferta europeia com características e regras comuns, para serviços de pagamentos idênticos, como transferências e débitos diretos, contribuirá para uma prestação e utilização dos serviços mais Simples, Transparente e Eficaz.
Em termos práticos, a implementação do projeto SEPA tem vindo a ser efetuada gradualmente ao longo dos últimos anos, sem constituir uma mudança brusca nos hábitos ou obrigações dos Clientes.
Tem-se refletido numa evolução progressiva dos sistemas de pagamentos na zona Euro com algumas consequências já bem visíveis para os consumidores: equiparação de comissões cobradas para pagamentos na zona Euro com as aplicadas a nível nacional, quer ao nível de transferências, como cartões de débito e crédito.
Se Verificar, Aquando Do Envio Do Extrato Mensal, Que O Valor Que Vai Ser Cobrado Não Está Correto, Posso Recusar O Débito?
Sim. Continua a ter a possibilidade de dirigir-se ao seu banco e solicitar o não pagamento daquela cobrança específica antes da data prevista para o débito, mantendo-se válida a ADC para futuras cobranças.
E Depois De A Conta Ter Sido Debitada, Posso Reaver O Dinheiro?
Sim. Se não concordar com determinada cobrança efetuada ao abrigo de uma ADC válida, tem 8 semanas após a data do débito para solicitar o reembolso junto do seu banco. Se invocar a inexistência de ADC válida concedida a um determinado credor, tem 13 meses após a data do débito para efetuar o pedido de reembolso junto do seu banco.
A Autorização De Débito Em Conta
(ADC) Concedidas Por Mim Através De Um Caixa Automático (Multibanco) Ou Do Seu Banco Continuam Válidas?
A Autorização de Débito em Conta criadas por si através de um caixa automático (Multibanco) no âmbito do sistema de débitos diretos tradicional português (SDD) mantêm-se válidas.
As Autorizações De Débito Em Conta(ADC) Concedidas Pelos Devedores Antes Da SEPA Continuam Válidas
Sim. As Autorização de Débito em Conta válidas concedidas antes de 1 de fevereiro de 2014 permanecem válidas após essa data.
Posso Continuar A Gerir A Minha Autorização De Débito Em Conta(ADC) Nos Caixas Automáticos Multibanco Ou No Homebanking?
Sim, depois de 1 de fevereiro de 2014, continua a poder gerir a sua Autorização de débito em Conta na rede Multibanco (MB) tendo acesso a:
Contudo, apesar de conseguir inativar as ADC no MB, para tornar o seu cancelamento efetivo junto do WiZink, deverá remeter-nos pedido por escrito. Veja como abaixo.
Funcionalidades que deixaram de estar acessíveis após de 1 de Fevereiro de 2014 no Multibanco, por não cumprirem a regra relativa à entrega direta da ADC ao credor:
Assim, caso pretenda ativar o DD junto do WiZink ou alterar a conta à ordem que lhe está associada, terá de preencher novo formulário de Autorização de Débito Direto SEPA. Veja como abaixo.