No WiZink zelamos para que os nossos clientes naveguem e efetuem transações da forma mais segura. Damos-te a conhecer informação relevante para que efetues operações pela Internet sem complicações!

Que considerações gerais de segurança deves ter em conta?

Antes de começares, certifica-te de que todos os dados de contacto que nos forneceste estão corretos e atualizados.

  • 1

    Nunca reveles a ninguém o teu nome de utilizador, a palavra-passe, o PIN do cartão, etc. Estes dados são pessoais e intransmissíveis.

  • 2

    Aconselhamos-te a alterar periodicamente os teus dados de acesso e a palavra-passe. Deves ter especial atenção quando suspeitares ou duvidares da sua confidencialidade.

  • 3

    Não utilizes os mesmos códigos para todas as entidades bancárias que tenhas nem partilhes códigos com outros utilizadores.

  • 4

    O WiZink nunca te contactará com contas de correio eletrónico de utilização pública como o gmail, o hotmail ou o yahoo. Se receberes alguma comunicação que refere ser do WiZink mas com este tipo de remetente, entra em contacto connosco.

  • 5

    Verifica habitualmente os movimentos efetuados com o teu cartão usando os canais digitais - WiZink Online ou App WiZink.

  • 6

    Sempre que acederes à tua área privada, vamos informar-te da data da última ligação para que verifiques se foste tu a última pessoa a aceder.

  • 7

    Se ocorrer algum incidente, informa-nos através da caixa de MENSAGENS do WiZink Online ou liga-nos através da Linha WiZink.

Detetaste alguma atividade suspeita na tua conta?

Não hesites em entrar em contacto connosco e tentaremos resolver o problema com a maior brevidade possível.

Podes fazê-lo através da caixa de MENSAGENS do WiZink Online ou ligando para a Linha WiZink.

Outros WiZinkers tiveram estas dúvidas

São frequentemente detetados envios de e-mails em massa, remetidos a partir de endereços eletrónicos falsos, ainda que com uma aparência quase real, com o único objetivo de obter informação confidencial de clientes. Esta técnica é conhecida por phishing. Nestas mensagens, com a desculpa de melhorar a segurança das tuas contas ou de consultar uma suposta transferência recebida a teu favor, és convidado a clicar numa ligação que te levará para uma página web falsa que imita as páginas originais das entidades financeiras. Pode figurar qualquer uma das entidades que fazem parte do nosso Grupo, que te pedirá os teus códigos do Banco Online ou informação sensível dos teus cartões.

Estas tentativas são detetadas e comunicadas imediatamente às autoridades. A melhor forma de evitar qualquer possibilidade de fraude é nunca fornecer os códigos a ninguém, uma vez que nem a entidade bancária te pedirá esses códigos, seja por correio eletrónico, telefone ou pessoalmente.

• Aconselhamos-te a ter instalado uma firewall e um antivírus atualizado.

• Se desejares aceder aos teus dados bancários ou efetuar compras pela Internet, certifica-te de que introduzes manualmente o endereço do site diretamente na barra de navegação.

• Verifica se o teu navegador é seguro e se as páginas têm o certificado de segurança https://

• Atualiza as tuas credenciais de segurança e verifica a tua conta regularmente.

• Deves estar atento se suspeitares que recebeste e-mails maliciosos.

• Nunca deixes o computador sem terminar a sessão.

• Limpa a cache do computador.

• Não descarregues software se não tiveres a certeza de que tanto a página como o software são seguros.

A sigla OTP corresponde a One Time Password e consiste num número que enviamos para o teu telemóvel em algumas operações para validar a tua identidade. Este sistema serve para proteger as tuas operações e comprovar que as operações efetuadas são seguras.

O que devo fazer se não receber o código de autorização OTP?

Se não receberes uma SMS com o código de autorização OTP no teu telemóvel, primeiro verifica na Área de Clientes se os 3 últimos dígitos do teu telemóvel coincidem com os que aparecem no ecrã. Caso não sejam, contacta-nos através do número 91 787 47 47.

As transações fraudulentas consistem na utilização dos dados de um cartão de crédito sem a autorização ou o conhecimento do respetivo titular. No WiZink, inovamos os nossos procedimentos para reduzir os riscos de que sejas vítima deste tipo de transações.

O nosso objetivo é poder detetá-las antes que ocorram, mas, infelizmente, por vezes ainda acontecem. As situações mais comuns são o roubo do cartão de crédito/número ou transações online devido a fraudes cibernéticas.

O que devo fazer em caso de transação fraudulenta?

Se não reconheceres um movimento no teu cartão nem souberes a sua proveniência, contacta-nos através da caixa de MENSAGENS do WiZink Online ou liga-nos através da Linha WiZink.