Compras online ainda mais seguras: sabe o que é a Autenticação Forte e como te protege

Os princípios do sistema de Autenticação Forte, ou Strong Customer Authentication (SCA), em inglês, são estabelecidos pela Directiva de Serviços de Pagamentos (PSD2 ou DSP2) da UE, com o objetivo de tornar as operações online ainda mais seguras.

Mas o que é a Autenticação Forte?

A Autenticação Forte é uma medida de segurança extra para validar as operações de pagamento que efetues online.
Por outras palavras, é uma maneira de proteger os consumidores, uma vez que identifica de forma ainda mais eficaz a pessoa que está a fazer um pagamento online e, assim, diminui as hipóteses de fraude.

Requisitos da Autenticação Forte

A verificação de operações por este sistema deve ser fácil para o utilizador e respeitar a sua privacidade, aumentando ao mesmo tempo a segurança. E implicará sempre a verificação de 2 ou mais fatores das seguintes categorias:

A Autenticação Forte faz-se através da App WiZink

É muito simples. Ora vê:

1. Ainda não tens a App WiZink? Instala-a já no teu telemóvel através das lojas oficiais.

Uma vez instalada a App, deves associar o teu telemóvel como dispositivo seguro. O pedido de associação aparecerá automaticamente quando abrires ou te registares na App (caso não estejas ainda registado nos canais digitais WiZink), só tens de seguir os passos que a App te indica.

 

2. Como se processa a Autenticação Forte durante um pagamento?
Quando fizeres uma compra online, se a transação exigir Autenticação Forte, o que se passará é o seguinte:

  • Receberás uma notificação no teu telemóvel (dispositivo seguro) associado à App WiZink para autorizar o pagamento, podes clicar na notificação diretamente ou entrar na App
  • Já na App, verás os detalhes da compra. Está tudo OK? Então só tens de clicar em AUTORIZAR PAGAMENTO
  • E depois? Terás de validar com a tua forma usual de autenticação – impressão digital, reconhecimento facial ou palavra-passe
  • Para terminar, volta à loja e confirma a autorização de pagamento que acabaste de fazer. E já está!

Também podes usar o MB WAY

Sim, também é fácil, o processo de autorização do pagamento será semelhante ao que descrevemos acima, para a App WiZink.

Se tens um cartão de crédito emitido pelo WiZink associado ao MB WAY podes escolher fazer a Autenticação Forte através desta App. Só tens de escolher esta opção de autenticação das compras online na App WiZink ou no WiZink Online. Quando quiseres podes mudar para a App WiZink, tu escolhes!

E há mais alguma forma de Autenticação Forte?

Sim. Caso não uses a App WiZink ou MB WAY, podemos pedir o Código Multicanal para validar o pagamento de algumas das tuas compras online. Esta autenticação, faz-se em 2 passos:

  1. Passo 1 - Autenticação SMS: primeiro terás de introduzir o código que receberás no teu número de telemóvel associado à tua conta WiZink. Importante: mantém o teu número de telemóvel sempre atualizado junto do WiZink!
  2. Passo 2 - Autenticação SMS PIN: depois, como 2º fator de autenticação, terás de introduzir o teu Código Multicanal quando te for pedido o “SMS PIN”. Não te esqueças, o nome do campo é SMS PIN, é aí que terás de usar o teu Código Multicanal!
 

 

Se ainda não definiste o teu Código Multicanal podes defini-lo agora, acedendo aqui mesmo, em Login. Sabe mais aqui.

Encontra aqui a resposta às tuas perguntas

A maioria sim, para tua segurança. A Autenticação Forte é aplicada quando um cliente acede online à sua conta de pagamento, inicia uma operação de pagamento eletrónico com o seu Cartão WiZink ou realiza uma ação remotamente que possa envolver risco de fraude no pagamento ou outros abusos.

Apesar desta ser a regra, haverá situações de exceção em que se pode optar por isentar os utilizadores da Autenticação Forte. Essa isenção estará sempre baseada no nível de risco envolvido na operação, montante, frequência e canal através do qual é executada a operação.

Por exemplo, compras online até um montante de 30€ por compra estarão, por princípio, excluídas da necessidade de Autenticação Forte, até um máximo acumulado de 100€.

Se ainda tens dúvidas sobre a Autenticação Forte ou sobre os cartões de crédito emitidos pelo WiZink, podes saber mais aqui.

Não, quando fazes um pagamento com o teu cartão WiZink, recebes automaticamente uma notificação, em que podes clicar, ou podes entrar na App WiZink, como costumas fazer. Em qualquer dos casos, vais poder ver os detalhes da operação a autorizar.

Mas claro, facilita ter as notificações, por isso ativa-as nas definições do teu telemóvel, em Definições > Notificações > App WiZink.

Não. A App WiZink só pode ter associado um dispositivo seguro. Ou seja, se instalares a aplicação noutro telemóvel e o associares como novo dispositivo seguro, o anterior deixará de estar associado à App.

Lembra-te que se mudares de telemóvel deverás associá-lo como dispositivo seguro à App WiZink, para que possas usar a Autenticação Forte. 

Podes sempre confirmar o telemóvel que tens associado à App WiZink, na Área Pessoal da própria App, opção Segurança > Dispositivos Seguros.

  1. Se usas a App WiZink essa será, por princípio, o meio usado para realizares a Autenticação Forte, isto é, será através da App que vais validar/autorizar o pagamento das tuas compras online, sempre que tal validação seja exigida
  2.  Como tens o cartão associado ao MB WAY, mesmo tendo a App WiZink, se quiseres, podes optar por mudar a Autenticação Forte da App WiZink para o MB WAY. Como? Nos canais digitais WiZink. E podes sempre voltar a mudar para a App WiZink, quando quiseres – tu escolhes. 

O Código Multicanal só será usado para validação de transações online se não usas a App WiZink ou não escolheste fazer a Autenticação Forte no MB WAY, isto é, se não usas nenhum dos métodos que descrevemos acima. No entanto, é bom que tenhas o teu Código Multicanal definido porque é essencial para recuperares os teus acessos aos canais digitais WiZink, caso te esqueças do teu Utilizador e/ou Palavra-passe. 

No WiZink, os métodos de autenticação referidos são sempre alternativos e funcionam como acima descrito, só terás, em cada momento, um método para fazer a Autenticação Forte, não podes ter mais do que um em simultâneo