Autenticação Forte

Ver otros documentos legales
Autenticação Forte
O que é a Autenticação Forte?
- O que é? É apenas uma forma mais segura de validar as suas operações online. Queremos ter a certeza que foram meeesmo feitas por si!
- Porquê Forte? Para além dos habituais dados de acesso ou do cartão há mais um fator de verificação como, por exemplo, a impressão digital ou código único de validação. Nunca se usa um só fator.
- Mas é novo? Sim e não. Autenticação forte é cada vez mais comum. O WiZink Online, por exemplo, envia um código para o telemóvel para validar operações - isso é Autenticação Forte.
- CONHECIMENTO - quando lhe é pedido algo que só o utilizador conhece. Um exemplo simples? Uma palavra passe.
- POSSE - quando lhe é pedido algo que só o utilizador tem ou possui, como o seu telemóvel.
- INERÊNCIA - quando lhe é pedida verificação através de algo que é seu apenas, que lhe é inerente, como é o caso de uma impressão digital.
Se fizer uma operação de pagamento remota (como são as compras online), a autenticação forte tem de incluir um fator que associe de forma dinâmica a essa operação um montante e beneficiário específico, como por exemplo um código gerado e enviado para o telemóvel do cliente.
A DSP2 vai ter efeitos práticos no meu dia a dia?
Sim. A Diretiva de Serviços de Pagamento revista torna mais robusta a validação das compras online, tornando os pagamentos mais seguros e eficientes. Isso contribui para que possa fazer as suas compras online com maior tranquilidade, usufruindo das muitas vantagens que estas lhe podem trazer – competitividade de preços, ampla escolha, comodidade, para enumerar só algumas. E tudo isto com maior segurança!
Todas as minhas compras online vão exigir Autenticação Forte?
A maioria sim, para sua segurança.
A autenticação forte é aplicada quando um cliente acede online à sua conta de pagamento, inicia uma operação de pagamento eletrónico com o seu Cartão WiZink ou realiza uma ação remotamente que possa envolver risco de fraude no pagamento ou outros abusos.
Apesar desta ser a regra, haverá situações de exceção em que se pode optar por isentar os utilizadores de autenticação forte. Essa isenção estará sempre baseada no nível de risco envolvido na operação, montante, frequência e canal através do qual é executada a operação.
Por exemplo, compras online até um montante de €30 por compra poderão estar excluídas da necessidade de autenticação forte, até um máximo acumulado de 100€.
Quando for exigida a Autenticação Forte numa compra online como faço? Na App WiZink ou MB WAY?
Use a aplicação que quiser. Para ter a opção, só tem de ter as duas instaladas no seu telemóvel:
- Na App WiZink deverá fazer a associação do seu telemóvel, que usará para fazer a Autenticação Forte. Se já associou ótimo. Se não o fez, não faz mal. Vamos pedi-lo no primeiro ou próximo acesso que fizer à App WiZink. É muito simples.
- No MB WAY deverá adicionar o seu cartão WiZink. Para além de todas as outras transações, também o vai poder usar para fazer a Autenticação Forte das suas compras online. Se assim escolher.
Estas são as forma digitais, simples e seguras para fazer a Autenticação Forte.
No entanto, caso não use a App WiZink ou MB WAY, podemos pedir o Código Multicanal para validar o pagamento de algumas das suas compras online. Esta autenticação, faz-se em 2 passos:
Passo 1 - Autenticação SMS: primeiro terá de introduzir o código que receberá no seu número de telemóvel associado à conta WiZink.
Passo 2 - Autenticação SMS PIN: depois terá de introduzir o seu Código Multicanal quando lhe for pedido o “SMS PIN”. Não se esqueça, o nome do campo é SMS PIN, é aí que terá de usar o seu Código Multicanal.
Autenticação Forte na App WiZink ou no MB WAY. Como posso optar?
Dispositivo seguro associado à App WiZink para a Autenticação Forte - e se eu mudar de telemóvel, o que acontece?
Dispositivo seguro associado à App WiZink para a Autenticação Forte - e se eu tiver a App WiZink instalada em mais do que um telemóvel?
Tenho mais de um telemóvel com a App WiZink … já não me lembro qual associei como dispositivo seguro… e agora?
Como ativar as notificações na App WiZink?
O seu telemóvel no WiZink está atualizado e é único? Leia com atenção.