UNIDO é Produto do Ano na categoria Agregadores Financeiros

El Producto del Año es el mayor y único premio del mundo que selecciona productos que destacan por su innovación, a través del voto directo de los consumidores

26 Fevereiro 2020

UNIDO é Produto do Ano na categoria Agregadores Financeiros

O UNIDO, desenvolvido pelo WiZink Bank, é a app que permite aos utilizadores gerirem, na mesma plataforma, as suas finanças pessoais, agregando produtos de diferentes entidades financeiras, e foi a grande vencedora da edição 2020 do Produto do Ano, na categoria Agregadores Financeiros.

O Produto do Ano é o maior e único prémio do mundo que elege os produtos que se destacam pela inovação, através do voto direto dos consumidores. Atualmente presente em 46 países, tem como objetivo chamar a atenção dos consumidores para as novidades e para os melhores produtos do mercado, premiando os produtores pela qualidade e inovação. O Produto do Ano avalia a atratividade dos produtos, a sua inovação e intenção de recomendação por parte do utilizador.

Utilidade, simplicidade e segurança são as três palavras que melhor definem o Unido, uma aplicação gratuita, disponível para Android e iOS, que disponibiliza o Serviço de Informação sobre contas (atividade supervisionada pelo Banco de Portugal), permitindo a agregação de contas bancárias e também cartões de crédito, de forma a estruturar e controlar mais facilmente as finanças pessoais.

Ao contrário de outros mercados, onde as aplicações de gestão de finanças pessoais são, há muito, uma realidade, Portugal começa agora a dar os primeiros passos nestas novas ferramentas. Com a entrada em vigor da Diretiva de Serviços de Pagamento revista (PSD2), o consumidor deixa de estar confinado a consultar a sua informação financeira por entidade bancária, e passa a dispor, através destas novas aplicações, de uma visão agregada da sua tesouraria.

É isto mesmo que a plataforma de gestão de finanças pessoais UNIDO lhe propõe. O UNIDO, agrega, não só, as suas contas bancárias, mas também os cartões de crédito dos vários bancos com quem se relaciona. Uma novidade no mercado. Além disso, não necessita de ser cliente do WiZink para ser utilizador da app. O acesso é livre, disponível para todos. Na prática, isto significa trocar, em termos de consulta, as múltiplas apps bancárias por uma única plataforma de acesso à informação.

O registo é feito através de um endereço de e-mail e de um número de telefone. Não lhe é solicitado qualquer documento de identificação e a razão é simples: o utilizador é anónimo. O acesso de utilizadores à app é feito através de uma palavra-passe, impressão digital ou leitura facial, estando assim cumpridos os requisitos de segurança da Diretiva de Serviços de Pagamento revista (PSD2) e do Regulamento Geral Sobre a Proteção de Dados (RGDP). “Estão garantidos os mais avançados padrões de segurança, tendo a app sido testada por especialistas em segurança digital e privacidade de dados pessoais”, garante a entidade financeira.

Em suma, o UNIDO permite a agregação de contas bancárias e cartões de crédito numa única app,

e categorizar todos os rendimentos e despesas, possibilitando aos utilizadores acompanharem a sua evolução e compararem o seu perfil de gastos, em diferentes períodos de tempo. Quem usa o Unido pode ainda configurar alertas, por limites de gastos por categoria de despesas, por saldos mínimos de contas ou saldos em dívida máximos por cartão, tornando o controlo das suas contas mais fácil e ajustado à sua realidade pessoal.