Primavera em casa: plantas e especiarias para cultivar indoor

Passear por espaços verdes, como jardins públicos, há muito que é um escape. Mesmo dentro da cidade, é uma forma simples de estar em contacto com a natureza, respirar ar (mais) puro e de relaxar.

O confinamento e todas as restrições vieram tirar estes momentos de lazer, salvo em rápidos passeios higiénicos. A natureza, que beneficia da diminuição da poluição e que poderia estar mais perto, parece mais distante.

Esta é, aliás, uma das grandes vantagens relatadas em se viver no campo: mesmo em casa, há a oportunidade de ir até ao espaço exterior, fazer jardinagem, cultivar e dedicar mais tempo às várias espécies que vão crescendo na horta ou no jardim. A boa notícia? Não é preciso mudar de casa ou sair da cidade para cultivares a tua própria pequena horta! As hortas verticais têm ganho adeptos em apartamentos - mesmo quando não há uma varanda. É um hobbie terapêutico, que traz benefícios para a saúde e que pode ser o mote para uma alimentação mais saudável, mais sustentável e mais em conta! Conhece algumas plantações que podes cultivar em casa.

Especiarias para usar na cozinha

1. Alecrim

Bonito e muito vistoso, o alecrim poderia apenas ser cultivado como planta decorativa ou como difusor de aroma natural para a casa. Mas é também um excelente aliado nas mais variadas receitas: sopas, molhos, todas as carnes assadas e até mesmo como tempero para peixes de sabor suave. Em pequenos ramos por cima dos alimentos ou misturado com azeite, limão ou tomate, vai dar um toque diferenciador a cada refeição!

2. Malagueta

Um ótimo tempero para dar um toque picante à comida, a planta da malagueta é fácil de cultivar e dá um toque de cor à casa. É um excelente substituto de pimentas em pó, que fazem parte da maioria dos pratos de massa e de carnes, e pode ser posta inteira nos cozinhados, ou misturada em azeite, criando um molho picante. Mas atenção! Umas gotinhas apenas e, no caso da malagueta inteira, não te esqueças de a retirar antes de servir.

3. Hortelã

Excelente aliada para aliviar problemas digestivos, a hortelã é sobretudo usada para chá, mas pode também servir para uma água aromatizada - para quem tem dificuldade em beber os 2 litros de água recomendados por dia - ou para algumas receitas de cocktails. O cheiro inconfundível servirá também como ambientador para a casa, difundindo as suas propriedades de diminuição de stress só pela presença!

4. Orégãos

Uma das ervas aromáticas indispensáveis em pratos italianos, como massas e pizzas, não pode faltar numa horta indoor! A verdade é que a utilização de orégãos é quase diária, e com plantação própria podes colher faseadamente, deixar secar e triturar ou utilizar fresco - depende da receita! Dizem que os orégãos têm múltiplas propriedades benéficas para a saúde. Mesmo que nem todas sejam verdade, vale a pena pelo sabor e pela redução do uso de sal!

Outras plantas para manter por perto

1. Aloe vera

A planta de Aloe vera é bonita, exige poucos cuidados e tem muitos benefícios para a saúde, mesmo dentro das suas folhas! A sua principal vantagem é o facto de purificar o ar, mas há muitas pessoas que lhe reconhecem capacidades curativas em feridas, manchas ou mesmo imperfeições. A verdade é que os produtos cosméticos fazem muito uso de Aloe vera como ingrediente principal, pelo que o líquido que tem dentro das folhas também pode funcionar de maneira mais natural.

2. Amores-perfeitos

Se gostas de ter flores em casa, mas não tens muita experiência a cuidar delas, começa por um ou dois vasos de amores-perfeitos. São flores pequenas, mas vistosas, que fazem um bonito bouquet vivo. Precisam de pouca atenção, de alguma luz e facilmente nasce um ramo de pequenas flores coloridas para alegrar as divisões!

3. Bonsais

Estas plantas são, literalmente, árvores em miniatura, e podes encontrar as mais variadas espécies de bonsai, conseguindo tê-las dentro do mais pequeno dos apartamentos. Não têm uma utilidade culinária, mas trazem sofisticação, mudam por completo o ambiente de uma casa e ainda ajudam a purificar o ar, como todas as plantas. São precisos cuidados específicos para cada espécie, pelo que te deves informar muito bem antes de o levares para casa.

4. Catos e suculentas

Os catos e as suculentas ganharam especial sucesso nos últimos anos, com a tendência de decoração nórdica a incluí-los nos mais variados apontamentos. São plantas de fácil manutenção, que podem ser criadas sozinhas ou coexistir, e funcionam bem em todas as divisões da casa, incluindo pequenos espaços. Para quem gosta sempre de um apontamento, mesmo no local de trabalho, são também uma ótima opção para manter na secretária, por serem de fácil cuidado.

Procura um lugar com alguma exposição solar, para que as plantas recebam luz natural - mas cuidado para não ser demasiado exposto, para evitar folhas queimadas! Escolhe alguns vasos, que podem ser coloridos, rústicos, ou a combinar com a decoração da zona da casa que escolheste. Procura sementes ou raízes das plantas e especiarias que escolheste, terra fértil adequada, umas luvas e uma pequena pá e… mãos à horta!

 Se tiveres necessidade  ou estiveres com um ímpeto de uma mudança mais radical na decoração, podes optar por uma horta vertical, onde se fixam os vários vasos na parede ou numa estrutura metalizada. Podes complementar com decoração ligada ao tema da natureza, mudar os tons da cozinha e da sala para os vários tons de verde, ou até pintar paredes para um maior contraste!

Os cartões de crédito WiZink poderão ser a escolha ideal para fazeres as compras para o teu refúgio de natureza no meio da cidade, com flexibilidade de utilização.  Se ainda não és cliente, espreita aqui as vantagens dos cartões de crédito WiZink

Já não tens de esperar mais para trazer o campo para dentro de portas!