Compras online ainda mais seguras: explicamos o que é a DSP2 e a Autenticação Forte e como te protegem

As compras online foram reforçadas com mais segurança graças à Directiva de Serviços de Pagamentos (DSP2 ou PSD2 que é a sigla em inglês). Este regulamento da União Europeia tem entre as suas principais novidades um sistema de Autenticação Forte, ou Strong Customer Authentication (SCA), em inglês. Isto é o que torna as tuas compras online ainda mais seguras.

Mas o que é a Autenticação Forte?

A Autenticação Forte é uma medida de segurança extra para validar as operações de pagamento que efetues online.
Por outras palavras, é uma maneira de proteger os consumidores, uma vez que identifica de forma ainda mais eficaz a pessoa que está a fazer um pagamento online e, assim, diminui as hipóteses de fraude.

Requisitos da Autenticação Forte

Há diferentes formas de verificar os pagamentos, mas todas têm duas coisas em comum:

  • São fáceis para os utilizadores;
  • Respeitam a tua privacidade, aumentando ao mesmo tempo a segurança.

Como titular de um cartão WiZink, o que tenho de fazer?

Se ainda não o fizeste, deves instalar a App WiZink no teu telemóvel. Podes fazê-lo a partir da App Store ou do Google Play.

Uma vez instalada a aplicação, deves associar o teu telemóvel como dispositivo seguro. Como é que se faz isto? É muuuito simples: o pedido de associação aparecerá automaticamente quando abrires a aplicação (ou te registares na App, se ainda não o fizeste) e só tens de seguir os passos que a App te indica. 

A App WiZink só pode ter associado um dispositivo seguro. Ou seja, se instalares a aplicação noutro telemóvel e o associares como novo dispositivo seguro, o anterior deixará de estar associado à App.

Lembra-te que se mudares de telemóvel deverás associá-lo como dispositivo seguro à App WiZink, para que possas usar a Autenticação Forte.

Podes sempre confirmar o telemóvel que tens associado à App WiZink, na Área Pessoal da própria App, opção Segurança > Dispositivos Seguros.

Como funciona a autorização durante o processo de pagamento?

A Autenticação Forte serve para garantir ainda mais segurança nos pagamentos com o teu cartão de crédito WiZink.


Quando fizeres uma compra online, e se a loja online onde estás a comprar estiver adaptada ao novo regulamento, receberás uma notificação no dispositivo seguro associado à App WiZink para autorizar a transação.


Neste infográfico explicamos melhor:

E também posso usar o MB WAY para a Autenticação Forte?

Sim, também é fácil. Se tens o teu cartão WiZink associado ao MB WAY podes escolher fazer a Autenticação Forte através desta App. O que tens de fazer? Só tens de escolher esta opção de autenticação das compras online na App WiZink ou no WiZink Online. E depois podes mudar novamente.


Em resumo, Autenticação Forte na App WiZink ou no MB WAY? Tu escolhes, nos canais digitais do WiZink qual queres, e podes mudar quando quiseres.

E todas as compras online vão exigir Autenticação Forte?

A maioria sim, para tua segurança. A Autenticação Forte é aplicada quando um cliente acede online à sua conta de pagamento, inicia uma operação de pagamento eletrónico com o seu Cartão WiZink ou realiza uma ação remotamente que possa envolver risco de fraude no pagamento ou outros abusos.
Apesar desta ser a regra, haverá situações de exceção em que se pode optar por isentar os utilizadores da Autenticação Forte. Essa isenção estará sempre baseada no nível de risco envolvido na operação, montante, frequência e canal através do qual é executada a operação.
Por exemplo, compras online até um montante de 30€ por compra estarão, por princípio, excluídas da necessidade de Autenticação Forte, até um máximo acumulado de 100€.


Lembra-te que se ainda tens dúvidas sobre a Autenticação Forte ou sobre os cartões de crédito WiZink, podes resolvê-las aqui.


Se este artigo te pareceu útil, não te esqueças de partilhá-lo nas tuas redes sociais.