Compras online ainda mais seguras: sabe o que é a Autenticação Forte e como te protege

Os princípios do sistema de Autenticação Forte, ou Strong Customer Authentication (SCA), em inglês, são estabelecidos pela Directiva de Serviços de Pagamentos (PSD2 ou DSP2) da UE, com o objetivo de tornar as operações online ainda mais seguras.

Encontra aqui a resposta às tuas perguntas

A maioria sim, para tua segurança. A Autenticação Forte é aplicada quando um cliente acede online à sua conta de pagamento, inicia uma operação de pagamento eletrónico com o seu Cartão WiZink ou realiza uma ação remotamente que possa envolver risco de fraude no pagamento ou outros abusos.

Apesar desta ser a regra, haverá situações de exceção em que se pode optar por isentar os utilizadores da Autenticação Forte. Essa isenção estará sempre baseada no nível de risco envolvido na operação, montante, frequência e canal através do qual é executada a operação.

Por exemplo, compras online até um montante de 30€ por compra estarão, por princípio, excluídas da necessidade de Autenticação Forte, até um máximo acumulado de 100€.

Se ainda tens dúvidas sobre a Autenticação Forte ou sobre os cartões de crédito emitidos pelo WiZink, podes saber mais aqui.

Não, quando fazes um pagamento com o teu cartão WiZink, recebes automaticamente uma notificação, em que podes clicar, ou podes entrar na App WiZink, como costumas fazer. Em qualquer dos casos, vais poder ver os detalhes da operação a autorizar.

Mas claro, facilita ter as notificações, por isso ativa-as nas definições do teu telemóvel, em Definições > Notificações > App WiZink.

Não. A App WiZink só pode ter associado um dispositivo seguro. Ou seja, se instalares a aplicação noutro telemóvel e o associares como novo dispositivo seguro, o anterior deixará de estar associado à App.

Lembra-te que se mudares de telemóvel deverás associá-lo como dispositivo seguro à App WiZink, para que possas usar a Autenticação Forte. 

Podes sempre confirmar o telemóvel que tens associado à App WiZink, na Área Pessoal da própria App, opção Segurança > Dispositivos Seguros.

  1. Se usas a App WiZink essa será, por princípio, o meio usado para realizares a Autenticação Forte, isto é, será através da App que vais validar/autorizar o pagamento das tuas compras online, sempre que tal validação seja exigida
  2.  Como tens o cartão associado ao MB WAY, mesmo tendo a App WiZink, se quiseres, podes optar por mudar a Autenticação Forte da App WiZink para o MB WAY. Como? Nos canais digitais WiZink. E podes sempre voltar a mudar para a App WiZink, quando quiseres – tu escolhes. 

O Código Multicanal só será usado para validação de transações online se não usas a App WiZink ou não escolheste fazer a Autenticação Forte no MB WAY, isto é, se não usas nenhum dos métodos que descrevemos acima. No entanto, é bom que tenhas o teu Código Multicanal definido porque é essencial para recuperares os teus acessos aos canais digitais WiZink, caso te esqueças do teu Utilizador e/ou Palavra-passe. 

No WiZink, os métodos de autenticação referidos são sempre alternativos e funcionam como acima descrito, só terás, em cada momento, um método para fazer a Autenticação Forte, não podes ter mais do que um em simultâneo